Seletor de dados

O seletor de dados é uma ferramenta que lhe permite extrair dados facilmente a partir de arquivos de imagens. O processo de extração consiste principalmente nos seguintes passos:

  • Importar uma imagem que contém os gráficos e curvas de onde deseja ler os dados.

  • Selecionar o tipo de gráfico (cartesiano, polar, etc.).

  • Selecionar os pontos de referência da árvore e fornecer valores para eles. O sistema de coordenadas é determinado com a ajuda desses pontos.

  • Criar uma nova curva do seletor de dados e definir o tipo das barras de erro.

  • Mudar para o modo do mouse "Definir os pontos da curva" e começar a selecionar pontos na imagem importada - as coordenadas dos pontos selecionados são determinadas e adicionadas aos "Dados" da planilha.

É possível adicionar mais de uma curva no seletor de dados. Isso é útil em caso de a imagem importada conter diversas curvas que precisam ser digitalizadas. A curva do seletor de dados que estiver sendo selecionada no Explorador do Projetos é a "ativa" - os pontos clicados na imagem do seletor de dados serão calculados e adicionados à planilha dos seus dados.

Os valores calculados são armazenados em diferentes colunas nas planilhas de dados do seletor. Essas colunas comportam-se exatamente da mesma forma que as outras colunas das planilhas normais e podem ser usadas diretamente como colunas de origem nas curvas dos seus próprios gráficos.

O seletor de dados tem suporte ao processo da extração de dados com diversos utilitários. Para colocar os pontos com maior precisão, está disponível uma lupa com diferentes níveis de ampliação. Da mesma forma, o último ponto selecionado poderá ser deslocado com a ajuda das teclas de navegação. Além disso, ao ler os pontos de dados que contêm barras de erros, o seletor de dados automaticamente cria barras que indicam os pontos finais das barras de erro. Essas barras poderão ser puxadas com o mouse até que o tamanho desejado (a distância ao ponto de dados) seja atingido.

O procedimento para a extração de dados de um gráfico importado, como descrito acima, é adequado ao lidar com um número limitado de pontos. No caso de as curvas na imagem importada serem fornecidas como linhas sólidas, a ferramenta de extração de dados no LabPlot permite lê-las de forma (semi-)automática. Para isso, depois de ter adicionado uma curva do seletor de dados como descrito acima, mude para o modo do mouse "Selecionar os segmentos da curva". As curvas no gráfico são reconhecidas e realçadas. Ao clicar sobre uma curva realçada (ou um dos seus segmentos), são criados os pontos ao longo dessa curva. O comprimento de um segmento e a densidade dos pontos criados (separação entre dois pontos) são parâmetros ajustáveis. Nas imagens abaixo, depois de mudar para o modo de segmento, todas as linhas pretas foram realçadas (em verde). Neste caso específico, a curva foi reconhecida como um único segmento e um único clique do mouse nesse segmento é suficiente para digitalizar essa curva e colocar automaticamente os pontos na sua extensão.

Nos vários casos em que o gráfico não é tão simples (uma única curva preta com fundo branco) e contém as linhas da grade, diversas curvas com cores diferentes e espessuras e um fundo diferente de branco. Nesse caso, a detecção automática falhará (com diversos ou nenhum objeto selecionados). Para ajudar o seletor de dados a determinar a(s) curva(s) de forma correta, o usuário precisa limitar os intervalos permitidos nos espaços de cores HSV (ou HSI). Para subtrair o fundo diferente de branco também é possível limitar o intervalo para a cor principal. Internamente, cada pixel da imagem é convertido para preto e branco, onde apenas os pontos que se incluam nos intervalos definidos pelo usuário para a matiz, saturação, valor, intensidade e primeiro plano, estão definidos como preto.

Nas imagens abaixo, as curvas azuis na imagem original foram projetadas, tendo reduzido de forma apropriada os intervalos permitidos no espaço de cores (repare no pico do azul da matiz no histograma). A imagem em preto e branco transformada contém apenas as curvas nas quais o usuário está interessado e agora é uma tarefa simples para o seletor de dados determinar as curvas e colocar pontos sobre elas.

De forma semelhante à Folha de trabalho, a área que esta visível no seletor de dados poderá ser exportada. Os formatos de imagem suportados estão descritos na seção Janela de exportação.