Uma fonte de dados em arquivos tem uma base muito similar a uma folha de cálculo com dados importados de um arquivo externo. A diferença é que os dados importados não podem ser apresentados e editados no LabPlot após a importação. Isso pode ser suficiente, por exemplo, se quiser apenas desenhar os dados provenientes de um cálculo feito por um programa externo (e depois exportados para um arquivo em ASCII).
Por não ser necessário preencher nenhuma folha de cálculo com os dados importados, a importação para uma fonte de dados em arquivo é mais rápida que a partir de uma folha de cálculo, o que poderá ser vantajoso ao lidar com arquivos muito grandes.
É possível armazenar apenas a referência ao arquivo externo no arquivo do projeto em vez do seu conteúdo. Cada vez que o arquivo for aberto no LabPlot, o conteúdo é novamente lido a partir do arquivo externo. Também é possível permitir que o LabPlot monitore as alterações no arquivo - o conteúdo da fonte de dados em arquivo é atualizado, caso o arquivo externo tenha sido alterado.
As opções adicionais que determinam a importação dos dados são equivalentes às indicadas na janela de importação.