Capítulo 3. Konqueror, KIO, kdesvn

Descrição

Desde a versão 0.7.0, o kdesvn é disponibilizado com módulos que integram alguns comandos diretamente como menus do Konqueror.

Protocolos do KIO

Implementa as rotinas para os seguintes protocolos:

  • ksvn+http

  • ksvn+https

  • ksvn+file

  • ksvn+ssh

  • ksvn

O mesmo também pode ser dito para o svn+..., mas a partir do KDE 3.4, o kdesdk tem o seu próprio KIO SVN chamado svn+http etc. Sendo assim, os pacotes estão organizados dessa forma - ou o svn+... deveria vir como um pacote extra para instalação, caso o kdesdk não o tenha instalado.

Estes protocolos foram projetados apenas para repositórios, não para cópias de trabalho. Por exemplo, o ksvn+file:///caminho deverá apontar para o início de um repositório diferente do aplicativo em si ou do KPart. As cópias de trabalho poderão exploradas com o Konqueror.

Para escolher uma revisão específica, você pode adicionar a pesquisa ?rev=revisão à URL.

Menus de contexto

O kdesvn instala menus de contexto para o Konqueror. Eles poderão ser vistos com o botão direito na janela do navegador (apenas no modo normal, não em nenhum KPart), sendo possível efetuar as ações mais frequentes diretamente do Konqueror (ou em outros gerenciadores de arquivos que reconhecem os menus de contexto do Konqueror, como o Dolphin). Isso é feito através de uma chamada à variante para a linha de comando do kdesvn.

Uso do KIO fora do Konqueror - um exemplo

Todos os aplicativos baseados no KDE podem usar esses protocolos. Assim, seria possível obter todas as diferenças entre duas revisões com o KDiff3 sem nenhum conhecimento profundo.

Exemplo 3.1. Obtendo as diferenças entre as revisões com o KDiff3 e o KIO::ksvn

kdiff3 \
  ksvn://anonsvn.kde.org/home/kde/trunk/KDE/arts?rev=423127 \
  ksvn://anonsvn.kde.org/home/kde/trunk/KDE/arts?rev=455064

Permite ao KDiff3 mostrar todas as diferenças entre duas revisões.

Nota

Se usar isto no kdesvn (diferenças entre duas revisões) é MUITO mais rápido porque são usados os mecanismos internos do Subversion.