Outras funcionalidades do kdesrc-build

Mudando a quantidade de mensagens do resultado do kdesrc-build

O kdesrc-build possui várias opções para controlar a quantidade de dados de saída que o programa gera. Em qualquer caso, os erros serão sempre apresentados.

  • A opção --quiet (o seu formato curto é o -q) faz com que o kdesrc-build seja majoritariamente silencioso. Só as mensagens importantes, avisos ou erros serão apresentados. Quando estiver disponível, a informação de progresso é apresentada.

  • A opção --really-quiet (sem formato curto) faz com que o kdesrc-build mostre apenas os avisos importantes ou os erros, enquanto estiver em execução.

  • A opção --verbose (o formato curto é o -v) faz com que o kdesrc-build seja muito detalhado nos seus resultados.

  • A opção --debug serve apenas para fins de depuração, uma vez que faz com que o kdesrc-build atue como se o --verbose estivesse ativo, fazendo com que os comandos sejam também apresentados no terminal e mostrando a informação de depuração para várias funções.

Resultado colorido

Ao ser executado a partir do Konsole ou de um terminal diferente, o kdesrc-build irá mostrar normalmente o texto a cores.

Você poderá desativar isto com a opção --no-color na linha de comando ou configurando a opção colorful-output no arquivo de configuração como false.

Desativando as mensagens a cores no arquivo de configuração:

global
  colorful-output false
end global

Removendo as pastas desnecessárias após uma compilação

Você está com falta de espaço em disco mas deseja ainda fazer uma extração atualizada do KDE? O kdesrc-build poderá ajudar a reduzir o uso do seu disco ao compilar o KDE a partir do Subversion.

Nota

Tenha em mente que a compilação do KDE ocupa bastante espaço. Existem muitos componentes grandes em termos de espaço ao usar o kdesrc-build:

  1. A extração de código atual poderá levar bastante espaço. Os módulos padrão possuem cerca de 1,6 gigabytes de espaço em disco. Você poderá reduzir esta quantidade, se tiver certeza que só vai compilar os módulos que deseja de fato. O kdesrc-build não irá remover o código-fonte do disco, mesmo que remova o item do arquivo de configuração, assim certifique-se de que são apagados os módulos extraídos e não usados da pasta de código. Lembre-se que os arquivos de código são obtidos da Internet, assim você não deverá removê-los se for usar estes arquivos de fato, pelo menos até acabar de usar o kdesrc-build.

    Da mesma forma, se você já tiver um Qt™ instalado pela sua distribuição (e é bastante possível que isso aconteça), provavelmente não irá necessitar instalar o módulo 'qt'. Isso irá poupar cerca de 200 MB do código no disco.

    Uma coisa a observar é que, devido à forma como o Subversion funciona: existem de fato dois arquivos no disco para cada arquivo extraído do repositório. O kdesrc-build não está apto por enquanto a minimizar o tamanho do código, quando ele não estiver sendo usado.

  2. O kdesrc-build irá criar uma pasta de compilação separada, para onde irá compilar o código-fonte. Algumas vezes o kdesrc-build terá que copiar uma pasta de código para criar uma pasta de compilação falsa. Quando isso acontecer, são usadas as ligações simbólicas, caracterizadas por poupar espaço, assim isso não deverá ser um problema a nível de espaço em disco. A pasta de compilação será tipicamente muito maior que a pasta de código de um módulo. Por exemplo, a pasta de compilação do 'kdebase' ocupa cerca de 1050 megabytes, enquanto o código do 'kdebase' ocupa apenas cerca de 550 megabytes.

    Felizmente, a pasta de compilação não é necessária após um módulo ter sido compilado e instalado com sucesso. O kdesrc-build poderá remover automaticamente a pasta de compilação após a instalação de um módulo; veja os exemplos abaixo para mais informações. Lembre-se que a utilização deste passo tornará impossível ao kdesrc-build efetuar as compilações incrementais que poupam tempo.

  3. Finalmente, existe o espaço em disco necessário para a própria instalação do KDE, que não se executa a partir da pasta de compilação. Este espaço é normalmente menor que o da pasta de compilação. É mais difícil ter os valores exatos, de qualquer forma.

Como reduz os requisitos de espaço do KDE? Uma forma é usar as opções de compilação adequadas, para otimizar a redução de espaço em vez da velocidade. Outra forma, que poderá ser bem eficaz, é remover a informação de depuração da sua compilação do KDE.

Atenção

Você deverá saber bem o que está fazendo, antes de decidir remover a informação de depuração. A execução de aplicativos muito atuais significa que está rodando programas que, potencialmente, poderão ter tendência a travar, algo que não acontece numa versão estável. Se você estiver rodando 'software' sem informações de depuração, poderá ser bastante difícil criar um bom relatório de erros para que o seu erro seja resolvido; assim, é possível que tenha que reativar a informação de depuração do aplicativo afetado e recompilá-lo para ajudar um programador a resolver o problema. Então, remova a informação de depuração por sua conta e risco!

A remoção da pasta de compilação, após a instalação de um módulo. A pasta do código é ainda mantida e a depuração fica ativa:

global
  configure-flags      --enable-debug
  remove-after-install builddir        # Remover a pasta de compilação após a instalação
end global

A remoção da pasta de compilação após a instalação, sem informações de depuração e com otimizações do tamanho.

global
  cxxflags             -Os             # Otimizar o tamanho
  configure-flags      --disable-debug
  remove-after-install builddir        # Remover a pasta de compilação após a instalação
end global