Registro de compilação do kdesrc-build

Visão geral do registro

O registro é uma funcionalidade do kdesrc-build que consiste no fato do resultado de todos os comandos que o kdesrc-build executa serem salvos em um arquivo para serem posteriormente examinados, caso seja necessário. Isto é feito porque frequentemente é necessário ter o resultado destes programas quando houver um erro de compilação, uma vez que poderão existir várias razões para a compilação falhar, em primeiro lugar.

Disposição da pasta de registro

Os registros são sempre salvos sob a pasta de registro. O destino da pasta de registro é controlado pela opção log-dir, que por padrão é ${source-dir}/log (onde o ${source-dir} é o valor da opção source-dir. No resto desta seção, este valor será referido como ${log-dir}).

Sob a ${log-dir}, existe um conjunto de pastas, uma de cada vez que o kdesrc-build foi executado. Cada pasta possui como nome a data e o número da execução. Por exemplo, a segunda vez que o kdesrc-build foi executado em 26 de maio de 2004, será criada uma pasta chamada 2004-05-26-02, onde o 2004-05-26 corresponde à data e o -02 é o número da execução.

Para sua conveniência, o kdesrc-build irá também criar uma ligação para os registros da sua última execução, chamada latest. Assim, os registros da execução mais recente do kdesrc-build deverão estar sempre sob a ${log-dir}/latest.

Agora, cada pasta de uma execução do kdesrc-build irá conter, por sua vez, um conjunto de pastas, uma por cada módulo KDE que o kdesrc-build tenta compilar. Do mesmo modo, irá conter um arquivo chamado build-status nessa pasta, que lhe permitirá determinar quais os módulos que compilaram bem e os que falharam.

Nota

Se um módulo em si tiver um submódulo (como o extragear/multimedia, playground/utils ou KDE/kdelibs), então, haverá uma disposição equivalente na pasta de registros. Por exemplo, os registros do KDE/kdelibs, após a última execução do kdesrc-build, irão aparecer em ${log-dir}/latest/KDE/kdelibs e não em ${log-dir}/latest/kdelibs.

Na pasta de registro de cada módulo, você irá encontrar um conjunto de arquivos para cada operação que o kdesrc-build efetuar. Se o kdesrc-build atualizar um módulo, você verá arquivos chamados svn-co.log (para um módulo extraído por completo) ou svn-up.log (ao atualizar um módulo que já tinha sido extraído). Se o comando configure foi executado, então você provavelmente verá um arquivo configure.log nessa pasta.

Se ocorreu um erro, você deverá ser capaz de ver uma explicação do motivo em um dos arquivos. Para ajudá-lo a determinar qual o arquivo que contém o erro, o kdesrc-build irá criar um link do arquivo que contém o erro (do tipo build-1.log para um arquivo chamado error.log).

A vantagem de tudo isto é que, para ver onde um arquivo falhou na compilação, após a sua última execução do kdesrc-build, o arquivo que deverá ver primeiro é o ${log-dir}/latest/nome-módulo/error.log.

Dica

Se o arquivo error.log estiver em branco (especialmente após uma instalação), então provavelmente não houve qualquer erro. Algumas das ferramentas usadas pelo sistema de compilação do KDE irão comunicar por engano um erro quando não ocorreu nada.

Do mesmo modo, alguns comandos poderão fugir ao redirecionamento do resultado do kdesrc-build e ignorar o arquivo de registro em certas circunstâncias (normalmente ao obter o conteúdo do Subversion na primeira vez), e o resultado do erro, nesse caso, não estará no arquivo de registro mas sim no Konsole ou no terminal onde executou o kdesrc-build.