Capítulo 2. Usar o Trojitá

O Trojitá permite-lhe ler, gravar, organizar, pesquisar e enviar correio. Se tiver uma conta de e-mail por IMAP, o Trojitá permitir-lhe-á aceder ao mesmo e usá-lo. O IMAP é um protocolo que permite ao seu correio permanecer no servidor, em vez de o transferir para a sua máquina local. Contudo, o Trojitá transfere de facto parte das suas mensagens – mesmo todas as suas mensagens – por conveniência. Nos anos 90, a maioria das pessoas usavam caixas de correio POP3 e o seu 'software' de e-mail transferia todas as suas mensagens e removia-as do servidor. A desvantagem é que, se usasse outro computador, as suas mensagens não ficariam disponíveis. O IMAP resolve esse problema mantendo o correio no servidor. A aplicação que usar no seu computador local/telemóvel simplesmente emite instruções ("responder a esta mensagem", "mostrar esta mensagem", etc.) para o servidor executar.

Primeiro precisa de uma conta de IMAP. Existem vários fornecedores: o FastMail é um; o Tuffmail e o Pobox são outros exemplos. O serviço Gmail da Google oferece o acesso de IMAP à sua conta de Gmail (o Outlook e os outros não). Se o gestor do seu servidor de Microsoft® Exchange o tiver configurado, poderá aceder também via IMAP ao Exchange. Se tiver encontrado uma conta de IMAP, um utilizador e uma senha, será à partida tudo o que precisa para usar o Trojitá para aceder ao mesmo.

Lembre-se que nem todos os fornecedores de IMAP são iguais e alguns oferecem um serviço que é extremamente lento. O servidor do Microsoft® Exchange também é conhecido por ser relativamente lento. Se escolher um bom fornecedor que use 'software' rápido, ficará surpreendido com esse tipo de experiência.

Configurar a sua conta de IMAP

Primeiro, carregue na página Geral da janela de Configuração. Adicione a sua conta de IMAP como uma nova conta, usando estes parâmetros:

  • Nome Verdadeiro: o nome que deseja apresentar nos seus e-mails (o seu primeiro e último nome)

  • E-mail: o seu endereço de e-mail

  • Organização: o nome da sua empresa (opcional)

  • Assinatura: qualquer texto que deseje apresentar no fundo das suas mensagens, como o nome da sua página Web ou um destaque

Estas definições tornam-se uma identidade, podendo o utilizador ter várias, se o desejar, se por exemplo algum do seu correio fizer parte de uma lista de correio onde as suas mensagens deverão ter outro aspecto (por exemplo, uma assinatura diferente). Lembre-se que, de momento, o Trojitá ainda não permite várias contas de IMAP (isto é, usar em vários servidores).

Depois, adicione os parâmetros da ligação necessários para aceder à sua conta.

  • Método: escolha SSL, caso o seu fornecedor o exija. Caso contrário, escolha o "TCP" para uma ligação que começa não-encriptada e que poderá ser actualizada para encriptada, assinale a opção "efectuar o comando STARTTLS" para garantir que ele faz isso de facto. O "processo local" é para utilizadores avançados que, por exemplo, estão a ligar-se ao seu fornecedor por outro agente de SSH (nesse caso, iria colocar algo do tipo ssh imap.fornecedor.org dovecot --exec-mail imap). De um modo geral, o TCP ou o SSL são as suas escolhas mais prováveis.

  • Servidor de IMAP: é o nome do seu fornecedor (isto é mail.servidor.com)

  • Porto: este parâmetro deverá mudar automaticamente, dependendo do que introduzir como "Servidor de IMAP.". Tipicamente é 143 para as ligações não-encriptadas e 993 para as ligações por SSL.

  • Utilizador: o nome do seu utilizador

  • Senha: a sua senha. De momento, o Trojitá guarda o seu utilizador e senha num ficheiro de texto simples no seu computador. Isto não é seguro! Se isso o preocupar, deixe o campo da senha em branco, para que o Trojitá lhe pergunte uma vez a sua senha, mantendo-a em memória até que a aplicação saia.

  • Iniciar no Modo Desligado:

  • Capacidades Proibidas: o Trojitá tenta ser o mais compatível com as normas possível. Contudo, alguns servidores que se dizem em compatibilidade com as normas não o estão de facto. Se tiver conhecimento de algumas funcionalidades que o seu fornecedor publicita mas que não fornece de facto, a apresentação das mesmas aqui permite ao Trojitá ignorá-las de forma educada.

A página do modo Desligado é onde configura a capacidade do Trojitá para guardar cópias locais das mensagens no seu servidor. A vantagem de uma cópia local é óbvia: poderá aceder à mesma sem ter de se ligar de novo. Como desvantagens, inclui-se o preenchimento do espaço no disco rígido local e, obviamente, o risco de segurança se alguém explorar o seu computador em algum caso. A configuração por omissão do Trojitá é guardar as cópias locais para sempre, mas aqui poderá escolher se prefere guardar durante um dado número de dias ou não guardar de todo. Lembre-se que o código para limpar a 'cache' de mensagens ainda não foi implementado, pelo que deverá assumir que a 'cache' de mensagens não será eliminada.

A página SMTP é onde você configura o envio de e-mail.

  • Método: escolha o SMTP para as ligações não-encriptadas ou "SMTP seguro" se preferir (e o seu fornecedor aceitar) o correio envio por SSL. Se escolher "compatível com 'sendmail' local", o Trojitá irá simplesmente passar o seu correio para a aplicação 'sendmail' que estiver em execução no seu computador local (e, caso não tenha nenhuma, irá dar um erro). Se escolher esta opção, terá de indicar os parâmetros do 'sendmail' para usar o seu 'sendmail' local.

  • Servidor de SMTP: o nome do servidor para onde deverá ser enviado o seu correio.

  • Porto: este parâmetro deverá mudar automaticamente, dependendo do que introduzir como "Método". Tipicamente é 587 para as ligações não-encriptadas e 465 para as ligações por SSL.

  • Executável Sendmail: só é necessário se tiver escolhido o "compatível com 'sendmail' local" como método. Se for o caso, deverá indicar aqui o comando necessário para enviar a mensagem para a sua aplicação local. O valor por omissão é "sendmail -bm -oi" mas, se a sua configuração local não for a configuração-padrão, terá de ajustar este parâmetro da forma adequada.

  • StartTLS: assinale esta opção se o seu fornecedor precisar de uma ligação de TLS para enviar o correio encriptado (isto não é o mesmo que usar o SSL, seleccionando o "SMTP Seguro" como método acima).

  • Autenticação SMTP: se precisar de introduzir o nome e a senha de um utilizador para enviar correio, assinale esta opção. Nos tempos modernos, quase sempre terá de o fazer, para que os autores de lixo electrónico não possam enviar mensagens através do seu servidor.

  • Utilizador: o nome do seu utilizador.

  • A sua senha.

  • Gravar o correio enviado: se assinalar esta opção, o Trojitá irá gravar uma cópia de cada mensagem que enviar. Esta foi a opção predefinida para todos os programas de e-mail, por isso poucas pessoas sabem que é possível não o fazer.

  • Nome da pasta 'enviado': Se optar por manter uma cópia local do seu correio enviado, escolha em que pasta o deseja manter.

  • Enviar com o BURL: A extensão BURL é uma extensão à norma IMAP, implementada em 2006, pelo que nem todos os servidores disponibilizam o serviço. Imagine que tem uma mensagem enorme na sua caixa de correio com um anexo e que gostaria de encaminhar essa mensagem. A forma normal obriga o seu cliente de IMAP a transferir essa mensagem enorme e depois a enviá-la de novo (provocando duas transferências de rede enormes). A extensão BURL permite-lhe enviar essa mensagem sem ter de a transferir primeiro. Se o seu fornecedor permitir o BURL, valerá a pena seleccionar esta opção.