Bem-vindo ao Krusader!

O nosso objectivo é dar-lhe uma ferramenta, simples e intuitiva que lide facilmente com as tarefas mais importantes que efectua no seu computador no dia-a-dia: gerir e processar os ficheiros da maneira que desejar.

Se você é experiente ou não no Linux®, o Krusader torna as tarefas de gestão de ficheiros rotineiras rápidas e precisas, permitindo-lhe focar no mais importante, não na sintaxe da linha de comandos. Isto é especialmente útil se for novo nos sistemas operativos *NIX. Para o fazer, o Krusader usa uma GUI bonita e suporta o arrastamento de ficheiros, assim como a gestão de tipos MIME, tornando-o simples de usar.

O Krusader tem muitas funcionalidades úteis. É rápido e lida com os pacotes de forma transparente. Para além disso, o Krusader agiliza muitas das tarefas complexas de gestão de ficheiros, reduzindo a fatiga, os erros e a distracção. Basicamente, o Krusader oferece todas as funcionalidades úteis que esperaria das outras ferramentas de gestão de ficheiros, como o Midnight Commander e o Total Commander©. O Krusader está desenhado para integrar de forma transparente com o ambiente de trabalho Plasma™, o ambiente de escolha para muitos programadores, engenheiros de redes e outros utilizadores importantes do Linux®. Com o Krusader, até mesmo os utilizadores menos experientes poderão aceder rapidamente ao poder, conveniência e capacidades de riqueza de funcionalidades do ambiente de trabalho do Plasma™. O Krusader é um projecto 'open-source' livre, estando disponível segundo os termos da Licença Pública Geral da GNU (GPL), ainda que os donos detenham ainda os direitos de cópia do projecto e do seu nome, assim como fazem a gestão da evolução contínua do projecto.

A missão do projecto Krusader é criar um gestor de ficheiros "tudo-em-um", que irá fazer todas as coisas normais que esperaria dele, entre outras coisas. Dado que o princípio por trás do Krusader é o Gestor de Ficheiros Ortodoxo (OFM-Orthodox File Manager), os gestores de ficheiros de painéis duplos (Midnight Commander, Norton Commander®, etc.), de certeza que o Krusader será capaz de lidar com todas as operações de Cópia, Movimentação, Remoção, etc..

Desde o início, os sistemas de ficheiros virtuais tornaram-se o foco principal. Os sistemas de ficheiros virtuais (VFS) são uma camada de abstracção sobre todos os tipos de informação arquivada (ficheiros ZIP), servidores de FTP, pacotes TAR, sistemas de ficheiros NFS, partilhas de SAMBA, imagens de CD/DVD ISO, catálogos do RPM, etc.), que permite ao utilizador aceder a toda a informação nestes tipos de sistemas de ficheiros divergentes de forma transparente - como se entrasse numa pasta normal. Os ficheiros poderão então ser copiados ou movidos (excepto os ISO, RPM ou TAR.GZ) entre estas fontes de dados/contentores sem problemas. O Krusader suporta de momento VFSs para todos os tipos de pacotes conhecidos e alguns especiais (ace, arj, bzip2, gzip, iso, lha, rar, tar, zip e 7-zip), pacotes de configuração(rpm, deb) e tipos de sistemas de ficheiros remotos (FTP, NFS, Samba, FISH, SFTP).

O Krusader também inclui um Gestor de Montagens incorporado (o MountMan), que lhe permite montar ou desmontar os sistemas de ficheiros de todos os tipos, com um 'click' de um rato. O utilizador será capaz de obter a utilização e outras informações de propriedade facilmente, de forma consistente e compreensível, em segundos. A facilidade e a consistência é o objectivo.

Um Gestor de Favoritos para os URLs de ficheiros locais/remotos e um módulo de Pesquisa Avançada estão também incluídos para acelerar a localização dos ficheiros necessários. O Krusader também permite ao utilizador configurar as Barras de Ferramentas, de modo a oferece uma grande variedade de funcionalidades adicionais, como a Comparação de Ficheiros (com diversos métodos disponíveis), a Mudança de Nomes de Ficheiros e diversas janelas de terminal.

Os utilizadores avançados beneficiam em grande medida de terem a possibilidade de efectuar as tarefas comuns sem grande esforço e sem se distraírem da tarefa real em mãos. Algumas teclas de atalho permitem ao utilizador navegar pelas árvores de pastas com facilidade, criar diversas vistas de pastas em simultâneo e aceder a listas históricas completamente funcionais. Devido à programação eficiente e à pequena sobrecarga do sistema, o Krusader será talvez a ferramenta de gestão do sistema mais eficiente existente, sendo usada para aceder ao potencial completo de um computador com o Plasma™, ou em qualquer gestor de janelas compatível com o X Windows. Ainda que esteja desenhado e integrado de forma específica para o Plasma™; o Krusader funciona igualmente bem com o Gnome, Enlightenment, Window Maker, IceWM, BlackBox, Wiamea, XFCE, etc., desde que as bibliotecas do Plasma™ estejam instaladas.

As extensões novas são oferecidas pelas flexíveis Acções do Utilizador, uma inovação do Krusader que permite adicionar uma funcionalidade personalizada e ilimitada de acordo com as necessidades específicas dos utilizadores. Planeamos desenvolver mais módulos num futuro próximo, melhorando deste modo o Krusader. Poderá obter mais informações sobre o que está proposto, aprovado ou necessite estar completo no Fórum de Coisas A-Fazer.

Nenhum outro programa conhecido oferece tantas funcionalidades úteis e fáceis de aceder num formato tão intuitivo e simples. Melhor que tudo, nós ouvimos as propostas e implementamos as boas sugestões que estejam em consonância com o objectivo do projecto Krusader: tornar o Krusader o melhor Gestor de Ficheiros disponível.

Esperemos que goste dele - nós gostamos!