Capítulo 9. Ferramentas do Krusader

BookMan: Organize os seus Favoritos

O BookMan é a ferramenta de Favoritos do Krusader para marcar as pastas, URL's remotos e locais, bem como para voltar a eles com uma simples selecção de um botão. O menu do BookMan está dividido em quatro secções:

  • Os seus favoritos pessoais

  • URL's Populares

  • Favoritos permanentes

  • Gerir os favoritos

Nota

Poderá marcar favoritos dentro de um sistema de ficheiros remoto (FTP ou SAMBA) e usar o favorito mais tarde, de modo a ligar-se rapidamente à máquina remota; contudo, não poderá marcar um favorito dentro de um pacote.

Figura 9.1. Menu de Favoritos

Menu de Favoritos

Usar os Favoritos

Normalmente, irá carregar no botão BookMan II quando estiver na pasta de destino. Por exemplo, para marcar o favorito /usr/tmp, vá com o Krusader até lá e carregue no botão BookMan II e seleccione Marcar o Actual como Favorito. Quando a janela respectiva aparecer, a linha do URL irá indicar /usr/tmp. O Nome é o nome que gostaria de atribuir ao favorito (isto é: pasta temporária). Poderá adicionar teclas de acesso com o carácter & no nome do favorito, isto é &sourceforge, &pasta pessoal, &transferências etc., para que possa invocar rapidamente o nome do favorito com Alt+xpto. Se adicionar o favorito sem introduzir um nome, este será igual ao seu destino. O URL é para onde aponta o favorito. A opção Criar em cria pastas para organizar os seus favoritos.

Para usar os seus favoritos, carregue no botão BookMan II e escolha um favorito. Poderá também usar as Combinações de Teclas: Ctrl+B para marcar o item actual, o Alt+esquerda/direita para abrir a lista de favoritos no painel esquerdo/direito e Ctrl+D para abrir os favoritos do painel activo. No menu de contexto dos favoritos (ao carregar com o botão direito do rato), abri-los-á numa nova página de Pasta.

Navegação nos favoritos:

  1. Comece a escrever letras

  2. isto é, quando escrever 'h' e só existir um favorito que começa por 'h', este é executado imediatamente - sem qualquer introdução de dados

  3. Se mais que um favorito começar com 'h', terá de continuar a adicionar letras, até que tenha indicado as suficientes, de modo que o favorito possa então ser executado.

Nota

A barra de pesquisa será sempre visível no menu de favoritos, caso assinale o item correspondente na página do Configurador do Painel.

Tratamento de senhas

Uma das vantagens do gestor de favoritos é que as senhas são guardadas com os serviços do KDE - onde isto é as suas senhas do Konqueror/KMail são gravadas. Se tiver uma carteira, o KDE irá gravar as senhas aí. Ao carregar nos favoritos, irá abrir uma janela a pedir-lhe o seu utilizador e senha. Indique-os e carregue em 'gravar a senha'. As senhas e os utilizadores serão gravados em segurança pela carteira do Plasma™ (certifique-se que está activa pela sua distribuição). A desvantagem é que, se reinstalar o sistema e não salvaguardar as suas senhas da carteira, assim como o ficheiro de favoritos do Krusader, algo perder-se-á.

URL's Populares

O submenu URL's Populares mantém persistentes os URL's mais visitados (locais ou remotos). Este submenu mostra os 15 URL's mais populares, ordenados pela sua classificação, de modo que o URL de topo será o mais conhecido. Isto é simples quando necessitar de visitar os URL's com frequência, mas quando não quer criar Favoritos; serve como uma lista de favoritos temporários para as ligações mais visitadas. Os URL's Populares são uma forma rápida de navegar/seleccionar os URL's conhecidos:

  • Abra os URL's Populares ou use a combinação de teclas Ctrl+Z

  • Escreva algumas letras para reduzir a pesquisa

  • Carregue em Enter (irá então para a lista de URL's)

Favoritos permanentes

Estes são favoritos predefinidos para o menu de topo dos favoritos; não é necessário gravá-los no ficheiro. Com o Menu de Contexto, poderá activar/desactivar estes favoritos permanentes. Estão disponíveis os seguintes favoritos permanentes:

  • O Lixo usa o protocolo trash:/ do Plasma™.

  • A Rede Local usa o protocolo remote:/ do Plasma™.

  • Sistema de Ficheiros Virtual O sistema de ficheiros virtual (VFS) virt:/ não é uma pasta virtual, mas sim um contentor para os URL's dos diferentes sistemas de ficheiros. É usado isto é para a funcionalidade Alimentar à Lista do módulo de pesquisa e de sincronização (desactivada por omissão na altura da compilação). A barra de localização irá mostrar p.ex., o virt:/Resultados da pesquisa 1 ou o virt:/Resultados da sincronização 1.

  • O Voltar atrás, ou Ctrl+J, trá-lo-á ao seu ponto de partida, quando criou uma página nova na janela do painel. Esta funcionalidade é muito útil quando descer por uma dada árvore de pastas, onde poderá então voltar atrás, com uma única acção, ao ponto de partida. Com a opção Colocar o ponto para voltar atrás aqui, ou Ctrl+Shift+J, irá colocar a pasta actual como um ponto de regresso.

Gerir os favoritos

Para editar e organizar os seus favoritos, carregando para tal no botão de BookMan II e seleccionando a opção Gerir os Favoritos, o KeditBookmarks irá aparecer. Aqui é onde poderá editar/remover e reorganizar os favoritos. O KeditBookmarks (parte do pacote 'kdebase') é um editor de favoritos para o Konqueror, o Krusader e outras aplicações, usando a norma XBEL para o formato dos favoritos. Estes são gravados no ~/.local/share/krusader/krbookmarks.xml.

Nota

A pasta predefinida para o ficheiro de favoritos krusader/krbookmarks.xml é a ~/.local/share. Poderá determinar a pasta necessária no seu sistema com a execução do comando qtpaths --paths GenericDataLocation no terminal.

Este ficheiro local só existe se tiver editado os favoritos do Krusader. Será criado após a primeira execução do KeditBookmarks a partir do Krusader.

Os favoritos predefinidos do sistema são guardados no ficheiro kfileplaces/bookmarks.xml na pasta que poderá ser consultada com o comando qtpaths --paths GenericDataLocation.

O KeditBookmarks é simples de usar; contudo, se precisar de mais informações, leia por favor o manual do KeditBookmarks.

Figura 9.2. Gestor de Favoritos KeditBookmarks

Gestor de Favoritos KeditBookmarks

Favoritos como botões de acção na barra de ferramentas

Os favoritos poderão ser colocados como botões na Barra Principal ou na Barra de Acções. Até poderá criar uma combinação de teclas para eles:

  • Crie os seus Favoritos.

  • Se quiser, pode criar atalhos de teclado para os favoritos na janela Configurar os Atalhos (ConfiguraçãoConfigurar os Atalhos...).

  • Adicione os seus favoritos como botões de acção na Barra Principal ou na Barra de Acções com a janela para Configurar as Barras de Ferramentas (ConfiguraçãoConfigurar as Barras de Ferramentas...).