Tratamento de Pacotes

Navegar pelos Pacotes

Os sistemas de ficheiros virtuais (VFS, como é conhecido na aplicação) permitem-lhe navegar pelos pacotes como se fossem pastas. De momento, o Krusader suporta os seguintes tipos de pacotes: ace, arj, bzip2, deb, gzip, iso, lha, rar, rpm, tar, zip e 7-zip, suportando ainda os seguintes pacotes protegidos com senhas: arj, ace, rar e zip. As senhas poderão ser guardadas na Kwallet. Lembre-se que o o suporte para os pacotes deverá configurado primeiro no Konfigurator. Para abrir o pacote, use o Enter e faça um (duplo-)click ou carregue na tecla Direita. O Krusader também suporta os pacotes escondidos, que são pacotes cujo nome tem uma extensão *errada*; p.ex., o OpenOffice® usa pacotes ZIP com as seguintes extensões: odt, sxw e odw. O Enter irá abrir o documento do OpenOffice® e a tecla Direita irá abrir o pacote. Outro exemplo é o J2EE, onde a extensão .jar significa um pacote ZIP. Dado que o Krusader detecta automaticamente os tipos de pacotes suportados, irá abrir com a tecla Direita, mesmo que tenha outro tipo MIME. Não se esqueça que a navegação nos pacotes tem algumas limitações:

  • Nem todas as funções são suportadas por todos os tipos de pacotes. (isto é: não pode apagar ficheiros nos pacotes RAR ou ACE)

  • As permissões que tem dentro do pacote são as mesmas que tem para o pacote propriamente dito.

  • A linha de comandos (se estiver visível) não o irá seguir dentro do pacote mas sim apontar para a pasta do mesmo.

  • Antes de poder efectuar qualquer acção sobre os ficheiros/pastas dentro do pacote, estes deverão ser extraídos. O pacote voltará a ser gerado quando sair dele ou quando o Krusader detectar que os ficheiros extraídos foram alterados.

  • A compressão e descompressão são "operações bloqueantes" que mostram uma janela de progresso. Contudo, isto poderá mudar no futuro, dado que está planeada a criação de mais operações em segundo plano.

Descomprimir os Ficheiros

Existem 2 formas de extrair os ficheiros dos pacotes:

Se tentar descomprimir um pacote inteiro, vá para a localização do mesmo, seleccione-o e escolha a opção FicheiroDescomprimir ou Alt+Shift+U. O Krusader irá perguntar onde deseja colocar os ficheiros extraídos, sendo a localização por omissão a pasta do painel inactivo. Se não cancelar a operação, o Krusader irá tentar descomprimir todos os ficheiros seleccionados no painel inactivo.

Se só quiser extrair uma parte do pacote, então navegue para o mesmo e copie os ficheiros que deseja extrair para o seu local novo, como faria para os ficheiros "normais". Lembre-se que a descompressão de um pacote navegado leva algum tempo (descompressão ficheiro-a-ficheiro), em comparação com a descompressão de um pacote inteiro com o primeiro método. A opção para descomprimir pode ser colocada numa fila de espera.

Comprimir os Ficheiros

Se quiser criar um novo pacote, comece por seleccionar os elementos que deseja comprimir no painel activo e seleccione a opção FicheiroComprimir ou Alt+Shift+P. Irá aparecer uma janela que lhe pedirá o nome e a localização do pacote. Seleccione a ferramenta de compressão a partir de uma das extensões de nomes de ficheiros suportadas.

Para adicionar os ficheiros a um pacote existente, abra-o num painel, assim como os ficheiros a copiar para o outro painel; depois, basta copiar os ficheiros para o pacote como faria para copiar os ficheiros para uma pasta "normal". A opção para comprimir pode ser colocada numa fila de espera.

Testar os Pacotes

O Krusader não irá lidar com os pacotes corrompidos, dado que poderia resultar na perda de dados. Se receber uma mensagem de erro ao copiar um pacote, ou se suspeitar que se passa algo de errado com o mesmo, deverá fazer um teste ao mesmo, antes de o usar. Para testar um pacote, vá para a localização do mesmo e seleccione-o. Depois, seleccione a opção FicheiroTestar o Pacote ou Alt+E. O Krusader irá testar o ficheiro do pacote e informá-lo-á se o pacote passou ou não no teste de integridade.