Linha de Comandos / Emulador de Terminal

Esta parte da GUI poderá ter quatro modos: Linha de Comandos, Emulador de Terminal, ambos ou nenhum . Poderá escolher o seu modo de operação no arranque, com a página de Arranque do Konfigurador ou par a sessão actual, com o menu de Configuração .

Linha de Comandos

Figura 3.4. Linha de Comandos

Linha de comandos

O modo tradicional da linha de comandos oferece uma linha de texto única para introduzir comandos, contendo também três botões:

  • histórico de comandos (seta para baixo), de modo a abrir rapidamente os comandos anteriores

  • Expansão da acção do utilizador (botão de soma a verde), de modo a adicionar itens de substituição das acções do utilizador facilmente

  • o botão executar no modo de terminal (ícone da consola), com as seguintes opções:

    • Iniciar e Esquecer

    • Mostrar a Saída-Padrão e de Erros em Separado

    • Mostrar a Saída-Padrão e de Erros Misturada

    • Iniciar num Novo Terminal

    • Enviar para o Emulador de Terminal Incorporado

Quando começar a escrever os seus comandos, a funcionalidade de completação automática da linha de comandos irá fazer as suas sugestões, de acordo com o que tiver definido no Configuração do Sistema. Se quiser alterar a forma como se comporta a completação automática na sessão actual do Krusader, carregue com o botão direito do rato na linha de comandos e altere esse modo. À esquerda do campo de texto, irá encontrar a localização para onde aponta o painel activo, a nível local. Esta localização é onde será executado o seu comando. Se escrever cd <pasta> na linha de comandos, irá fazer também com que o painel activo aponte para essa pasta. Carregue aqui para ver as combinações de teclas da linha de comandos.

Emulador do Terminal

Figura 3.5. Emulador do Terminal

Emulador de terminal

O modo do emulador de terminal é, de facto, uma pequena consola, actuando de facto como uma. Poderá mudar a pasta activa no terminal com o comando cd . O emulador de terminal irá seguir a pasta activa no painel. Quando arrastar um ficheiro do "Painel da Lista", poderá optar entre: "Colar", cd, mv e ln. Se arrastar vários ficheiros, então o cd não irá ficar disponível. Poderá usar um emulador de terminal completo quando estiver configurado ou com a tecla Ctrl+Shift+F, que muda entre o modo normal e o de ecrã completo. Se a linha de comandos estiver escondida, carregue em Ctrl+Cima para colocar o terminal em primeiro plano. Se invocar o Ctrl+Baixo irá voltar para baixo. O Ctrl+Enter e o Ctrl+Shift+Enter colam o nome do ficheiro. Poderá fechar o emulador, escrevendo para tal exit .

Carregue aqui para ver as combinações de teclas do emulador de terminal.