Capítulo 10. Konfigurador: Centro de Configuração do Krusader

O Konfigurador é o centro de configuração do Krusader. Ao executar o Krusader, use a opção ConfiguraçãoConfigurar o Krusader, para que ele inicie o Konfigurador. Aqui poderá configurar a forma como o Krusader funciona, assim como personalizá-lo de acordo com as suas necessidades. Em qualquer altura, ao carregar no botão Aplicar, irá activar as alterações, enquanto se carregar em Fechar irá encerrar o Konfigurador; finalmente, se carregar em Predefinições, voltará a aplicar a configuração "de fábrica" do Krusader's. O Konfigurador está dividido em páginas, contendo cada uma os itens relacionados com essa página. Para algumas alterações na GUI, terá de fechar e reiniciar o Krusader.

Nota

Desde o Krusader-1.80.0, as Combinações de Teclas e a Barra Principal-Barra de Acções passaram a ter as suas próprias janelas de configuração, pelo que já não fazem mais parte do Konfigurador, podendo você configurá-las através do menu de Configuração.

Arranque

Figura 10.1. Configuração do Arranque

Configuração do Arranque

A página de arranque define a forma como aparece o Krusader (e como funciona) quando é lançado. Está dividido em duas partes principais:

Geral
  • Perfil do Arranque: Inicia o perfil do painel seleccionado no arranque. A <Última sessão> é um Perfil do Painel especial, sendo gravado automaticamente ao fechar o Krusader.

  • Mostrar o ecrã inicial: Mostra um ecrã inicial quando arranca o Krusader.

  • Modo de Instância Única: Permite a execução apenas de uma única instância do Krusader.

  • Tema de Ícones de Contingência: Permite-lhe configurar um tema de ícones de contingência para o Krusader. Sempre que um dado ícone não for encontrado no tema de ícones do sistema, será usado este tema como salvaguarda. Se o tema de contingência não tiver o ícone, será usado em alternativa o Brisa ou o Oxygen, caso algum deles esteja presente.

Interface do Utilizador

Determina as partes da interface do utilizador que estão visíveis após o arranque.

  • Gravar a configuração da última posição, tamanho e do painel: Quando for lançado, o Krusader ajustará o seu tamanho de acordo com o que tinha quando foi encerrado da última vez. O Krusader também aparece na mesma localização do ecrã, tendo os painéis ordenados e alinhados tal como estavam. Se esta opção estiver desligada, poderá usar a opção do menu JanelaGravar a Posição para definir manualmente o tamanho e a posição do Krusader no arranque.

  • Actualizar a configuração predefinida do painel: Se estiver assinalado, a configuração predefinida do painel será actualizada após o arranque.

  • Iniciar na bandeja: se estiver assinalado, o Krusader é iniciado na bandeja do sistema (se a minimização para a mesma estiver activa), sem mostrar a janela principal.

  • Gravar a configuração do componente ao sair: Se estiver assinalado, repõe os componentes da interface para a condição em que estavam no último encerramento.

  • Mostrar as teclas de funções: Se estiver assinalado, a Barra de Teclas FN fica visível após o arranque.

  • Mostrar a barra de estado: Se estiver assinalado, a Barra de Estado ficará visível após o arranque. Só está disponível se o item Gravar a configuração do componente ao sair estiver desligada.

  • Mostrar a linha de comandos: Se estiver assinalado, a Linha de Comandos ficará visível após o arranque.

  • Mostrar o terminal incorporado: Se estiver assinalado, o Emulador de Terminal ficará visível após o arranque. Só está disponível se o item Gravar a configuração do componente ao sair estiver desligada.