Capítulo 2. Usar o Kompare

Começar

Esta secção fornece instruções para iniciar o Kompare e oferece uma viagem rápida pela interface principal do Kompare.

Iniciar o Kompare

Um atalho para iniciar o Kompare poderá ser encontrado no menu de aplicações, no grupo de Desenvolvimento, em DesenvolvimentoKompare.

Quando o Kompare se inicia, a primeira coisa que faz é mostrar uma janela, na qual poderá seleccionar os ficheiros que deseja comparar. As opções especiais de propriedades do 'diff', bem como a aparência, poderão também ser aqui seleccionadas. No formulário do ficheiro, seleccione a origem e o destino a comparar. Estes poderão ser dois ficheiros, pastas ou um URL e um ficheiro. Logo que a origem e o destino estejam seleccionados, carregue no botão Comparar.

Logo que o Kompare tenha descoberto as diferenças, irá mostrar a interface principal. Ao comparar dois ficheiros, ou um URL e um ficheiro, o processo levará apenas alguns segundos. Contudo, ao comparar pastas com diversas sub-pastas e ficheiros, este processo poderá levar mais algum tempo.

Para uma explicação das opções disponíveis do 'diff', bem como os formatos de aparência, veja a secção Capítulo 3, Configurar as Preferências.

A Interface Principal

Esta secção oferece uma viagem rápida pela interface principal, composta pelas seguintes áreas:

  • Menus

  • Barra de Ferramentas

  • Pastas de Origem e Destino

  • Ficheiros de Origem e Destino

  • Mudanças de Linha na Origem e no Destino

  • Área de Texto da Origem e do Destino

  • Barra de Estado

Menus

O Kompare oferece uma interface baseada em menus. Está disponível uma explicação para os itens do menu e as suas opções em Capítulo 4, Referência de Comandos.

Barra de Ferramentas

A barra de ferramentas do Kompare oferece atalhos para as operações de diferenças e junções usadas com maior frequência. A orientação da barra de ferramentas, a posição do texto, as propriedades do tamanho dos ícones e a visibilidade dos ícones de atalho poderão ser personalizadas no menu de contexto da barra de ferramentas, ao carregar com o botão direito do rato na barra de ferramentas. O menu de contexto da barra de ferramentas também permite esconder a barra de ferramentas. Se esta ficar escondida e você desejar torná-la visível de novo, seleccione a opção do menu ConfiguraçãoMostrar a Barra de Ferramentas.

Pastas de Origem e Destino

A área das pastas de origem e destino mostram as pastas nas quais se encontram os ficheiros comparados. Quando estiverem incluídas várias pastas na comparação, então a selecção de uma pasta irá mostrar o primeiro documento nessa pasta, onde foi encontrada uma diferença entre a origem e o destino.

Ficheiros de Origem e Destino

A área dos ficheiros de origem e destino mostram os ficheiros em que foram encontradas diferenças, tanto para a pasta de origem como a de destino. Quando uma dada pasta tiver vários documentos com diferenças, serão apresentados todos os documentos com diferenças. Estará visível o documento que estiver seleccionado nesta área.

Mudanças de Linha na Origem e Destino

A área das mudanças de linhas da origem e destino resumem as diferenças encontradas entre os documentos de origem e de destino. Se seleccionar um registo nessa área, irá realçar e seleccionar a diferença. Esta é uma forma útil de navegar e inspeccionar os documentos grandes com muitas diferenças.

Área de Origem e de Destino

A área de origem e destino é o espaço de trabalho principal do Kompare. O conteúdo e as diferenças realçadas, para o ficheiro de origem e destino seleccionado de momento, aparecem aqui com os números de linha.

Vista de Texto

A Área de Texto não aparece por omissão. Esta poderá ser aberta se seleccionar a opção ConfiguraçãoMostrar a Área de Texto.

Barra de Estado

A barra de estado oferece um resumo do ficheiro ou pasta de origem e de destino a serem comparados. A barra de estado apresenta também o número alterações encontradas no documento actual e conta as diferenças que foram aplicadas. Para além disso, a barra de estado mostra o número global de documentos que contêm diferenças, bem como o número do documento actualmente seleccionado neste conjunto. Por exemplo, uma comparação efectuada sobre duas pastas poderá devolver 1890 ficheiros com diferenças. O documento actualmente seleccionado é o número 18 de 1890.