Lidar com Ficheiros do 'Diff'

Os ficheiros do 'diff' contêm apenas as alterações feitas entre ficheiros, ou um conjunto de ficheiros dentro de um sistema de pastas, podendo ou não conter um número de linhas de contexto, antes e depois das alterações de linhas. O somatório de uma mudança de linha e das suas linhas de contexto chama-se 'bloco'. Um ficheiro do 'diff' contém deste modo diversos blocos de um ou mais ficheiros. Quando as linhas de contexto de dois ou mais blocos se sobreporem, são consideradas um único bloco. Os ficheiros do 'diff' poderão ser usados para:

  • Aplicar as alterações contidas nos blocos sobre um ficheiro original.

  • Aplicar as alterações contidas nos blocos num ficheiro ou conjunto de ficheiros, dentro de um sistema de pastas.

  • Efectuar modificações, antes de aplicar as diferenças a um ficheiro ou conjunto de ficheiros originais, dentro de um sistema de pastas.

Criar as Diferenças

Para criar um ficheiro do 'diff', é necessário mostrar uma comparação no Kompare. Assumindo que é este o caso, seleccione depois a opção FicheiroGravar o .diff.... Isto irá mostrar a janela de Opções do Diff (veja mais informações em “Opções do Diff” sobre os formatos e opções do 'diff'). Depois de configurar estas opções, carregue no botão Gravar e grave as diferenças num ficheiro com a extensão .diff.

Mostrar as Diferenças

É possível mostrar o conteúdo de um ficheiro de diferenças no Kompare, abrindo o ficheiro do 'diff' em FicheiroAbrir o Diff....

Ao ver um ficheiro de diferenças, são apresentados os blocos entre o ficheiro de origem e de destino; lembre-se que só são apresentados esses blocos, as linhas não-modificadas não o são. Em alguns casos, um ficheiro do 'diff' é criado sem linhas de contexto. Nesse caso, só são apresentadas as linhas alteradas.

Quando um ficheiro de diferenças contiver blocos de vários ficheiros, o Kompare mostra os blocos de cada ficheiro, um de cada vez, e você poderá mudar entre ficheiros, como se fossem ficheiros a sério, mesmo que esta informação só seja fornecida pelo conteúdo do ficheiro do 'diff'.

Aplicar as Diferenças num Ficheiro do 'Diff'

Ao ver as diferenças de um ficheiro do 'diff', é possível aplicar as diferenças, como o faria ao comparar os ficheiros de origem e de destino (veja em “Juntar as Diferenças”).

Juntar um URL com um 'Diff'

Nos casos em que seja fornecido um ficheiro do 'diff', é possível comparar os blocos no 'diff' com um ficheiro ou pasta. Para o fazer, seleccione a opção FicheiroFundir o URL com o Diff.... Depois, introduza a localização do Ficheiro/Pasta e o Resultado do 'Diff'.

Ao ver as diferenças entre um ficheiro de origem e um ficheiro do 'diff', é possível aplicar as diferenças, como o faria ao comparar os ficheiros de origem e de destino (veja em “Juntar as Diferenças”).