Opções de Formatação

Contidas numa caixa, na parte central esquerda do Kfloppy o utilizador vai encontrar um conjunto de 5 opções de formatação. As primeiras duas são um par de botões de radio.

Nota

Este termo (botões de radio) indica um conjunto de opções entre as quais apenas uma pode ser seleccionada - da mesma maneira que só podemos ter sintonizada uma estação no rádio de um carro.

As duas últimas opções servem para etiquetar a disquete. Todas estão explicadas em baixo:

Método de Formatação

O Kfloppy pode formatar uma disquete de duas maneiras:

Formatação Rápida

Isto simplesmente coloca o novo sistema de ficheiros no disco.

Atenção

Todos os dados no disco perder-se-ão, mesmo que os dados em si não se apaguem.

Limpar com zeros e formatação rápida

Esta formatação coloca primeiro zeros no disco e depois cria o novo sistema de ficheiros.

Atenção

Todos os dados no disco serão removidos.

Formatação Completa

Uma formatação completa faz uma realocação das pistas e sectores, introduz o sistema de ficheiros seleccionado na disquete, e em seguida,verifica a formatação, bloqueando todos os sectores danificados que encontrar.

Atenção

Todos os dados no disco serão removidos.

Verificar Integridade

Isto diz ao Kfloppy para verificar se a formatação da disquete foi feita correctamente. Isto permite que sectores danificados sejam identificados.

Nota

Se forem encontrados sectores estragados durante a fase de verificação de uma formatação completa, a formatação é interrompida e o sistema de ficheiros não é gravado!

Etiqueta

As duas últimas funcionalidades permitem ao utilizador adicionar (ou alterar) uma etiqueta à disquete. Se a opção Etiqueta: estiver seleccionada, então o utilizador pode introduzir o nome para a disquete que vai ser formatada no campo de texto localizado imediatamente abaixo. Quando a disquete estiver formatada a etiqueta é escrita.

Nota

Devido a uma limitação no sistema de ficheiros do DOS, a etiqueta não pode ter mais que 11 caracteres. Por simplificação, o Kfloppy assume que esse limite se aplica a todos os sistemas de ficheiros.

Nota

O sistema de ficheiros Minix™ não pode ter qualquer etiqueta do volume. Nesse caso, o Kfloppy irá ignorar a etiqueta do volume.