Capítulo 2. Usando o Kfloppy

Ao iniciar o Kfloppy abre-se uma janela pela qual o utilizador pode seleccionar as definições apropriadas e controlar o processo de formatação. Este opções e controlos estão detalhados em baixo.

Cuidado

Certifique-se que a disquete não está montada. O Kfloppy não pode formatar uma disquete montada.

Definições de Controlos

Estas definições são escolhidas usando três caixas de múltiplas opções situados na parte superior esquerda do Kfloppy.

Unidade

Se carregar na caixa que tem o nome Unidade de disquetes:, irão aparecer ao utilizador as seguintes quatro opções:

  • Primária

  • Secundária

Se carregar na caixa que tem o nome Tamanho:, irá obter as seguintes quatro opções:

  • 3.5" 1.44MB

  • 3.5" 720KB

  • 5.25" 1.2MB

  • 5.25" 360KB

A versão para Linux® do Kfloppy também tem uma escolha de tamanho chamada:

  • Auto-Detectar

Nota

O formato de disquetes de 800k usados pelas unidades de disquetes do Mac® não podem ser suportados pelos unidades de disquetes dos PCs já que eles não são capazes de formatar disquetes dessa maneira.

Sistemas de Ficheiros

A terceira caixa de opções, chamada Sistema de Ficheiros, oferece ao utilizador as seguintes escolhas, se forem aplicáveis:

Dos

Esta opção fará com que o Kfloppy introduza o sistema de ficheiros do MS-DOS/Windows® na disquete. O utilizador irá preferir este sistema de ficheiros se pretender usar a disquete nesses sistemas operativos, já que eles não reconhecem outros sistemas de ficheiros. (Isto é suportado para o Linux® e BSD™.)

ext2

Esta opção fará com que o Kfloppy indique o tipo de sistema de ficheiros na disquete que é mais usado com o Linux®, se bem que é raramente usado nas disquetes. (Isto é suportado no Linux® e no BSD™.)

UFS

Esta opção fará com que o Kfloppy introduza o sistema de ficheiros que é mais usado com o FreeBSD®. Um utilizador irá preferir este sistema de ficheiros se só usar essa disquete com o FreeBSD®. (Isto é suportado apenas no BSD™.)

Minix

Esta opção fará com que o Kfloppy introduza um sistema de ficheiros que é usado com frequência no Linux®. (Isto só é suportado no Linux®.)