
Índice
Ao iniciar o Kfloppy abre-se uma janela pela qual o utilizador pode seleccionar as definições apropriadas e controlar o processo de formatação. Este opções e controlos estão detalhados em baixo.
Cuidado
Certifique-se que a disquete não está montada. O Kfloppy não pode formatar uma disquete montada.
Estas definições são escolhidas usando três caixas de múltiplas opções situados na parte superior esquerda do Kfloppy.
Se carregar na caixa que tem o nome Unidade de disquetes:, irão aparecer ao utilizador as seguintes quatro opções:
Primária
Secundária
Se carregar na caixa que tem o nome Tamanho:, irá obter as seguintes quatro opções:
3.5" 1.44MB
3.5" 720KB
5.25" 1.2MB
5.25" 360KB
A versão para Linux® do Kfloppy também tem uma escolha de tamanho chamada:
Auto-Detectar
Nota
O formato de disquetes de 800k usados pelas unidades de disquetes do Mac® não podem ser suportados pelos unidades de disquetes dos PCs já que eles não são capazes de formatar disquetes dessa maneira.
A terceira caixa de opções, chamada Sistema de Ficheiros, oferece ao utilizador as seguintes escolhas, se forem aplicáveis:
- Dos
Esta opção fará com que o Kfloppy introduza o sistema de ficheiros do MS-DOS/Windows® na disquete. O utilizador irá preferir este sistema de ficheiros se pretender usar a disquete nesses sistemas operativos, já que eles não reconhecem outros sistemas de ficheiros. (Isto é suportado para o Linux® e BSD™.)
- ext2
Esta opção fará com que o Kfloppy indique o tipo de sistema de ficheiros na disquete que é mais usado com o Linux®, se bem que é raramente usado nas disquetes. (Isto é suportado no Linux® e no BSD™.)
- UFS
Esta opção fará com que o Kfloppy introduza o sistema de ficheiros que é mais usado com o FreeBSD®. Um utilizador irá preferir este sistema de ficheiros se só usar essa disquete com o FreeBSD®. (Isto é suportado apenas no BSD™.)
- Minix™
Esta opção fará com que o Kfloppy introduza um sistema de ficheiros que é usado com frequência no Linux®. (Isto só é suportado no Linux®.)