Desenhar Pesquisas de Bases de Dados

O objectivo principal de uma base de dados é guardar e ajudar a extrair a informação que procura. Ao contrário das bases de dados escritas em folhas de papel, a base de dados Kexi permite-lhe definir mais critérios de pesquisa. Os resultados são devolvidos mais depressa, mesmo para conjuntos de dados elevados. Tudo isto é uma potencialidade das base de dados; contudo, para poder efectuar pesquisas efectivas na sua base de dados, terá de aprender a dizer à base de dados o que procura.

Com as pesquisas na base de dados, poderá limitar os dados que vêm de uma tabela para um conjunto predefinido de linhas e colunas, assim como juntar, de forma lógica, os dados que vêm de várias tabelas.

Para ver como funcionam as pesquisas na prática, irá criar uma pesquisa de contactos que junta os dados das duas tabelas: Pessoas e Telefones (desenhadas aqui e preenchidas com dados aqui).

  1. Crie uma nova pesquisa vazia, seleccionando a opção Pesquisa da barra de ferramentas. A janela de desenho irá aparecer. A janela aparece dividida em duas áreas: as relações da pesquisa no topo e as colunas da pesquisa em baixo.

  2. Seleccione a tabela Pessoas na lista Tabela:, localizada no topo da janela, e carregue no botão Inserir. Irá aparecer uma representação gráfica da tabela na área de relações. Faça o mesmo para a tabela Telefones para a inserir também.

  3. Adicione uma relação à pesquisa arrastando com o rato ('drag & drop'): carregue no campo id da tabela pessoas, arraste-o e largue-o no campo pessoa da tabela Telefones. Isto irá juntar ambos os campos, criando uma nova relação.

  4. Faça duplo-click sobre o campo nome na tabela Pessoas , para adicionar o campo como uma coluna da pesquisa. De forma semelhante adicione o apelido, rua, numero_porta, cidade da tabela Pessoas e o telefone da tabela Telefones.

  5. O desenho da pesquisa estará agora pronto para testes. Carregue no botão Dados da barra de ferramentas, para mudar do desenho para a visualização dos dados fornecidos como resultado da pesquisa.

  6. Grave o desenho da pesquisa para uso posterior, carregando no botão Gravar da barra de ferramentas. Dado que o desenho da pesquisa ainda não foi gravado, ser-lhe-á pedida a indicação de um nome. Indique o texto Contactos no campo do título e carregue no botão OK.