Desenhar as Tabelas de Base de Dados

Primeiro, irão existir duas tabelas adicionadas à sua base de dados: a Pessoas e a Telefones. Estas são exactamente as mesmas tabelas que estão descritas no capítulo Base de Dados e Folha de Cálculo. Poderá encontrar uma disposição para o Pessoas na secção de Integridade e validade dos dados nesse capítulo.

  1. Seleccione a opção Tabela da barra e ferramentas. Poderá também usar a opção Criar um objecto: tabela do menu de contexto do item de Tabelas do Navegador do Projecto.

  2. A janela de Desenho da Tabela irá aparecer. Se olhar para o topo da janela de desenho, irá reparar que o Kexi lhe propôs um nome genérico do tipo Tabela1 para a nova tabela. O desenho da tabela ainda não está gravado, pelo que será capaz de lhe atribuir um nome mais indicado posteriormente. Para além disso, pela mesma razão, o nome da tabela ainda não está visível no Navegador do Projecto.

A Janela do Desenhador de Tabelas

A janela do Desenhador de Tabelas consiste nas seguintes colunas:

  • - Informações adicionais acerca do campo.

  • Nome do Campo - o nome do campo (por outras palavras: o nome da coluna) que será visível durante a introdução de dados.

  • Tipo de Dados - uma lista com os tipos de dados que permite atribuir uma regra principal para os dados introduzidos num determinado campo. Por exemplo, quando um campo for do tipo de números inteiros, o utilizador da base de dados não poderá introduzir letras neste campo.

  • Comentários - poderá introduzir aqui quaisquer informações úteis para compreender para que serve o campo indicado. Este texto adicional poderá ser gravado dentro do desenho das tabelas e só ficará visível quando for desenhado.

Na janela de desenho da tabela, cada linha corresponde a um único campo da tabela. Poderá reconhecer que estará no modo de desenho, porque o botão Desenho estará activado dentro da barra da janela de desenho de tabelas.

Desenhar a tabela de Pessoas

Na primeira linha, carregue na célula da coluna Título do Campo e indique Nome como título do campo. Se preencher o campo Título do Campo irá preencher automaticamente o campo do Nome, como aparece na área do Editor de Propriedades.

Notas sobre os nomes e títulos dos campos

  • Cada campo da tabela deverá ter um nome e um título, que não poderão estar vazios.

  • O nome do campo é uma palavra usada pela base de dados, que não estará normalmente visível para os utilizadores da aplicação. O nome não poderá conter caracteres especiais (nacionais) do tipo ±, ¶, Ü, ou espaços. O nome só poderá conter letras não acentuadas, números e o sublinhado _. Use o último em vez dos espaços ou hífenes.

  • Os nomes dos campos deverão começar por uma letra ou sublinhado _, nunca com um número.

  • Não interessa se estará a usar letras maiúsculas ou minúsculas. Para o Kexi, o nome da base de dados Pessoas é igual a pessoas.

  • O título do campo, por outro lado, permite-lhe introduzir quaisquer letras ou caracteres especiais. Será apresentado para os utilizadores da aplicação de base de dados.

De forma semelhante, indique os seguintes campos no desenho da tabela:

  • apelido

  • rua

  • numero_porta

  • cidade

Todos os campos acima, excepto o numero_porta, são do tipo texto. Mude o tipo do campo numero_porta para um número inteiro. Para o fazer, carregue numa célula da coluna Tipo de Dados, na linha numero_porta e carregue no botão da lista ou carregue em F4. A lista de tipos de dados irá aparecer. Poderá também usar as teclas de cursores Cima e Baixo para seleccionar outro tipo. Seleccione o tipo Número Inteiro.

Daqui em diante, o campo numero_porta só aceita números.

O desenho da tabela de pessoas estará pronto. Carregue no botão Dados da barra de ferramentas para terminar o desenho e mudar para a Vista de Dados da tabela. Isto permite-lhe introduzir os dados na tabela.

Dado que o desenho ainda não estará gravado na base de dados, a janela Gravar o Objecto Como irá aparecer. Terá de indicar o nome da nova tabela.

O Kexi oferece um nome genérico do tipo Tabela1. Para mudar o nome indique Pessoas no campo Título e carregue na tecla Enter ou no botão OK. O campo Título será usado para mostrar a tabela aos utilizadores da base de dados, isto é como um formulário. Ao contrário do nome, o título poderá conter quaisquer espaços, incluindo os espaços e caracteres especiais.

Lembre-se que o preenchimento do campo Título preenche automaticamente o campo Nome. Para sua conveniência, a regra de utilização de apenas letras, números e _ mantém-se. Poderá alterar o conteúdo do campo Nome se o desejar.

  1. Ser-lhe-á pedido para concordar com a adição automática de uma chave primária à tabela. Carregue no botão Adicionar uma chave primária para continuar.

  2. A tabela Pessoas foi criada e aberta na Vista de Dados. O seu nome aparece na área do Navegador do Projecto.

  3. Crie a tabela Telefones, de forma semelhante à da tabela das Pessoas.

  4. Crie um campo pessoa do tipo Inteiro e um telefone do tipo Texto. Não use um tipo numérico, dado que os números de telefone poderão ter diferentes formatos e prefixos.

  5. Carregue em Dados na barra de ferramentas e indique o título Telefones para a tabela. Como na sua tabela anterior, permita ao Kexi criar automaticamente uma chave primária.