Apêndice B. Procedimentos de configuração do perfil obsoletos

Configurar um perfil de autenticação do KDE

Estas instruções descrevem como configurar o perfil necessário para garantir que o seu computador consegue iniciar uma sessão no seu ambiente de trabalho Plasma™ do KDE acabado de compilar. O kdesrc-build irá tentar fazer isto automaticamente (veja em “Instalar automaticamente um controlador de autenticação”). Esta secção do apêndice poderá ser útil para os que não consigam usar o suporte do kdesrc-build para a configuração dos perfis de autenticação. Contudo, as instruções nem sempre estão actualizadas, pelo que poderá ser útil consultar o ficheiro kde-env-master.sh que vem incluído com o código do kdesrc-build.

Alterar a configuração do seu perfil inicial

Importante

O ficheiro .bash_profile é o ficheiro de configuração do utilizador na linha de comandos bash, que é usada por muitas distribuições de Linux®. Se usar uma linha de comandos diferente, então poderá ter de ajustar os exemplos dados nesta secção, para a sua linha de comandos em particular.

Abra ou crie o ficheiro .bash_profile na pasta pessoal com o seu editor favorito e adicione ao fim do ficheiro: Se estiver a compilar o módulo 'qt' (como está por omissão), adicione em alternativa:

QTDIR=(local da qtdir)   # Por omissão, ~/kdesvn/build/qt.
KDEDIR=(local da kdedir) # Por omissão ~/kde.
KDEDIRS=$KDEDIR
PATH=$KDEDIR/bin:$QTDIR/bin:$PATH
MANPATH=$QTDIR/doc/man:$MANPATH

# Actuar adequadamente se a LD_LIBRARY_PATH não estiver definida
if [ -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib:$QTDIR/lib
else
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib:$QTDIR/lib:$LD_LIBRARY_PATH
fi

export QTDIR KDEDIRS PATH MANPATH LD_LIBRARY_PATH

ou, se não estiver a compilar o 'qt' (e usar o Qt™ do seu sistema), adicione isto em alternativa:

KDEDIR=(local da kdedir)  # Por omissão ~/kde.
KDEDIRS=$KDEDIR
PATH=$KDEDIR/bin:$QTDIR/bin:$PATH

# Actuar adequadamente se a LD_LIBRARY_PATH não estiver definida.
if [ -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib
else
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib:$LD_LIBRARY_PATH
fi

export KDEDIRS PATH LD_LIBRARY_PATH

Se não estiver a usar um utilizador dedicado, defina um novo $KDEHOME para o seu novo ambiente no seu ficheiro .bash_profile:

export KDEHOME="${HOME}/.kde-svn"

# Criar a pasta se necessário
[ ! -e ~/.kde-svn ] && mkdir ~/.kde-svn

Nota

Se, mais tarde, o seu Menu K estiver vazio ou completamente cheio de aplicações da sua distribuição, poderá ter de definir as suas variáveis de ambiente do XDG no seu .bash_profile:

XDG_CONFIG_DIRS="/etc/xdg"
XDG_DATA_DIRS="${KDEDIR}/share:/usr/share"
export XDG_CONFIG_DIRS XDG_DATA_DIRS

Iniciar o KDE

Agora que ajustou a sua configuração do ambiente para usar o KDE correcto, é importante garantir que é usado o programa startkde correcto, também.

Abra o ficheiro de texto .xinitrc da sua pasta pessoal, ou crie-o se necessário. Adicione a linha:

exec ${KDEDIR}/bin/startkde

Importante

Em algumas distribuições, poderá ser necessário efectuar os mesmos passos com o ficheiro .xsession, também na pasta pessoal. Isto aplica-se especialmente nos gestores de autenticação gráficos como o kdm, o gdm ou o xdm.

Agora inicie o seu KDE novo: nos sistemas BSD e Linux®, com o suporte para terminais virtuais, os atalhos Ctrl+Alt+F1 ... Ctrl+Alt+F12 são usados para mudar para a Consola Virtual 1 a 12. Isto permite-lhe executar mais que um ambiente gráfico ao mesmo tmpo. Os primeiros seis são terminais de texto e os seis seguintes são gráficos.

Se, quando iniciar o seu computador, lhe aparecer o gestor gráfico de autenticação, poderá usar o novo ambiente do KDE, mesmo que não apareça como uma opção. A maioria dos gestores de autenticação, incluindo o kdm, têm uma opção para usar uma Sessão Personalizada quando se ligar. Com esta opção,a sua configuração de sessões é carregada do ficheiro .xsession da sua pasta pessoal. Se já tiver modificado este ficheiro como descrito acima, esta opção deverá carregar a sua nova instalação do KDE.

Caso contrário, existe algo que poderá tentar que normalmente funciona: Carregue em Ctrl+Alt+F2, para que lhe apareça um terminal de texto. Ligue-se com o utilizador dedicado e escreva:

startx -- :1

Dica

Poderá executar o KDE a partir do código e o KDE antigo ao mesmo tempo! Ligue-se com o seu utilizador normal e inicie o ambiente de trabalho do KDE estável. Carregue em Ctrl+Alt+F2 (ou F1, F3, etc..), e verá um terminal de texto. Ligue-se com o utilizador dedicado ao Subversion do KDE e escreva:

startx -- :1

Poderá voltar ao ambiente de trabalho do KDE do seu utilizador normal se carregar na tecla de atalho do ambiente já em execução. Este é normalmente o Ctrl+Alt+F7, sendo que poderá também necessitar de usar o F6 ou o F8 em alternativa. Para voltar ao seu KDE compilado pelo kdesrc-build, irá usar a mesma sequência, exceptuando o facto da tecla de função seguinte. Por exemplo, se precisar de introduzir o Ctrl+Alt+F7 para mudar para o seu KDE normal, poderá ter de introduzir Ctrl+Alt+F8 para voltar ao seu KDE do kdesrc-build.