Configurar o Ambiente para Executar o seu Plasma™ Novo no KDE

Assumindo que está a usar um utilizador dedicado para compilar o KDE e já tem uma versão do KDE instalada, a execução do seu KDE novo poderá ter os seus truques, dado que o KDE novo terá de ter precedência sobre o antigo. Mude as variáveis de ambiente para garantir que isso acontece.

Instalar automaticamente um controlador de autenticação

Desde a versão 1.16, o kdesrc-build irá tentar instalar um controlador de autenticação apropriado, o que lhe permitirá iniciar a sua sessão no seu ambiente de trabalho KDE compilado pelo kdesrc-build a partir do seu gestor de autenticação. Isto poderá ser desactivado com a opção install-session-driver do ficheiro de configuração.

Nota

A configuração da sessão não ocorre quando o kdesrc-build estiver a correr no modo simulado.

Este controlador funciona ao definir um tipo de sessão personalizado com o xsession. Este tipo de sessão deverá funcionar por omissão com o gestor de autenticação kdm (onde aparece como uma sessão Personalizada), mas os outros gestores de autenticação (como o LightDM e o gdm) poderão necessitar de ficheiros adicionais instalados para activar o suporte para o xsession.

Adicionar o suporte da 'xessions' para as distribuições

Os gestores de autenticação predefinidos de algumas autenticações poderão necessitar de pacotes adicionais instalados para suportar as autenticações via xsession.

  • A distribuição de Linux® Fedora precisa de ter instalado o pacote xorg-x11-xinit-session para o suporte personalizado de sessões do xsession.

  • As distribuições de Linux® Debian e derivadas deverão suportar as autenticações personalizadas com o xsession, mas precisam que defina a opção allow-user-xsession no ficheiro /etc/X11/Xsession.options. Veja também a documentação da Debian sobre como personalizar a sessão de X.

  • Para as outras distribuições, vá a “Adicionar manualmente o suporte para a 'xession'”.

Adicionar manualmente o suporte para a 'xession'

Se não existirem instruções específicas para a sua distribuição em “Adicionar o suporte da 'xessions' para as distribuições”, poderá adicionar manualmente um item de Sessão personalizada do xsession na lista de tipos de sessões da sua distribuição da seguinte forma:

Procedimento 2.1. Adicionar um tipo de sessão no .xsession.

Nota

Este procedimento irá necessitar de privilégios de administração para terminar.

  1. Crie o ficheiro /usr/share/xsessions/kdesrc-build.desktop.

  2. Garanta que o ficheiro acabado de criar tem o seguinte texto:


    Type=XSession
    Exec=$HOME/.xsession
    Name=Área de Trabalho Plasma do KDE (instável; kdesrc-build)

    O item $HOME deverá ser substituído pela localização absoluta da sua pasta pessoal (por exemplo, /home/utilizador). A definição de itens 'desktop' não permite ficheiros genéricos para os utilizadores.

  3. Quando o gestor de autenticação é reiniciado, deverá mostrar um novo tipo de sessão, o Área de Trabalho Plasma do KDE (instável; kdesrc-build) na sua lista de sessões, que deverá então tentar executar o ficheiro .xsession instalado pelo kdesrc-build, caso o tenha seleccionado na sua autenticação.

    Nota

    Poderá ser mais simples reiniciar o computador para reiniciar o gestor de autenticação, caso este não acompanhar as actualizações na pasta /usr/share/xsessions.

Configurar manualmente o ambiente

Esta documentação costumava incluir instruções sobre as variáveis de ambiente a definir para carregar o novo ambiente de trabalho. Estas instruções foram movidas para um apêndice (“Configurar um perfil de autenticação do KDE).

Se pretender configurar o seu próprio suporte para autenticações, poderá consultar esse apêndice ou ver o ficheiro sample-kde-env-master.sh, que vem incluído com o código do kdesrc-build.