Índice
- Introdução ao Akonadi
- "Não foi possível buscar o item no backend" ao entrar na pasta IMAP
- Suas mensagens não estão sendo enviadas e não aparecem mensagens de erro
- "Não foi possível obter o item do backend... [LRCONFLICT]"
- Mantendo as áreas de armazenamento auxiliares do KMail limpas
- Corrigindo itens "sujos" do KMail
O KMail está em desenvolvimento ativo desde 1997. Muitos bugs surgiram ao longo dos anos. Muitos deles já foram resolvidos. Se você tiver curiosidade sobre algum desses bugs antigos, consulte a seção KMail/FAQs Dicas e Truques na Wiki do UserBase do KDE. Ou visite a página principal de rastreamento de bugs do KDE para saber mais sobre bugs mais recentes.
Atualmente (2021), muitos dos problemas que as pessoas estão enfrentando com o KMail envolvem o servidor Akonadi. O Akonadi é um programa auxiliar que funciona como intermediário entre o KMail (e todos os outros aplicativos de gerenciamento de mensagens PIM) e um daemon de banco de dados de uso geral (geralmente "mysqld"). Ele também facilita a comunicação entre os vários componentes dos aplicativos de gerenciamento de mensagens PIM. Dependendo da configuração do seu sistema, o Akonadi pode ser iniciado durante o processo de inicialização/login. Ou pode não ser iniciado até que você execute um aplicativo de gerenciamento de mensagens PIM (como o KMail, o KAddressBook ou o Kontact).
Existem dois programas de aplicação que permitem interagir diretamente com o servidor Akonadi: akonadictl (um programa de controle orientado a terminal) e akonadiconsole (um aplicativo com interface gráfica). Aqui está um pouco de informação sobre esses dois programas.

Relatório de status do Akonadi, 32 agentes em execução
A captura de tela anterior ilustra um dos comandos que podem ser usados com o programa akonadictl. Aqui estão todos os comandos que o akonadictl reconhece.
~$ akonadictl start
Inicia o servidor do Akonadi.
~$ akonadictl stop
Interrompe o servidor do Akonadi.
~$ akonadictl restart
Interrompe o servidor Akonadi e, em seguida, inicia-o novamente.
~$ akonadictl status
Gera o relatório de status ilustrado na captura de tela anterior.
~$ akonadictl instances
Lista as instâncias do servidor Akonadi (mais de uma pode estar em execução ao mesmo tempo).
~$ akonadictl vacuum
Limpa o armazenamento do Akonadi, ou pelo menos tenta fazer isso.
~$ akonadictl fsck
Executa uma verificação de consistência de arquivos. A saída deste comando pode ser bastante volumosa, especialmente se você adicionou suas próprias pastas ao KMail. Use esta versão do comando (direcionando a saída através do grep) para verificar se seu banco de dados Akonadi está íntegro, sem gerar muita saída desnecessária.
~ $ akonadictl fsck 2 >&1 | grep ^Found Found 0 external files. Found 0 external parts. Found no unreferenced external files. Found 0 parts to be moved to external files Found 0 parts to be moved to database Found 6 collections without RID. Found 0 items without RID. Found 0 dirty items.
RID significa RemoteId, um campo nomeado nas tabelas do banco de dados MySQL. Se houver mais de 0 itens sem RID, você tem um problema menor que deve ser corrigido. Se houver mais de 0 itens sujos, você pode ter um problema grave que deve ser corrigido. Veja "Não foi possível buscar o item..." e também "Corrigindo os itens sujos do KMail", abaixo.
Akonadiconsole em ação
O programa akonadiconsole fornece doze "janelas" diferentes para o funcionamento interno dos aplicativos PIM. Aqui está um breve resumo das visualizações disponíveis.
- Aba Agentes.
Aqui você pode ver uma lista dos agentes de usuário (processadores).
- Aba Navegador.
Esta aba fornece uma visão geral das várias coleções de dados que a Akonadi mantém, organizadas como uma árvore hierárquica que mostra quantos itens residem em cada coleção.
- Aba Depurador.
Aqui você pode ativar e desativar a depuração e visualizar o registro de mensagens de depuração.
- Aba Registro.
Esta aba permite visualizar as mensagens emitidas por vários componentes do Akonadi.
- Aba Navegador de DB.
Use esta aba para dar uma olhada no banco de dados MySQL. Existem muitas tabelas diferentes.
- Aba Console de DB.
Aqui você pode consultar o banco de dados MySQL.
- Aba Depurador de consulta.
Use esta aba para ativar e desativar a depuração de consultas ao banco de dados. O KMail consulta o banco de dados mysql muitas vezes em apenas alguns segundos; a saída pode ser volumosa.
- Aba Rastreador de tarefa.
Os aplicativos PIM executam várias funções iniciando "tarefas". Use esta aba para ativar e desativar o rastreamento de tarefas.
- Aba Agendadores de recursos.
Aqui você pode ver quais recursos são necessários quando uma função PIM específica é invocada. Você pode ver uma lista de todos os recursos Akonadi em seu sistema no diretório
~/.config/akonadi/.- Aba Monitor de notificação.
Use esta aba para monitorar as notificações enviadas por vários recursos da Akonadi
- Aba Pesquisa de item.
Esta aba oferece uma função de busca genérica. As buscas podem ser restritas a: Calendário, Contato, E-mail ou Nota.
- Aba Monitores.
Aqui você pode ver uma lista de todos os monitores em execução no Akonadi, e também visualizar suas propriedades. Agentes, recursos e até mesmo alguns programas de aplicativos são monitorados.