Índice
A seleção de → , a partir do menu, provoca o aparecimento da caixa de diálogo Configurar. Esta caixa de diálogo pode ser usada para alterar algumas das várias opções existentes. As opções disponíveis para alteração podem variar de acordo com a categoria que o usuário seleciona, numa lista vertical do lado esquerdo da janela. Recorrendo aos três botões na parte inferior da janela, o usuário poderá controlar o processo.
Você pode invocar o sistema de Ajuda, aceitar as configurações atuais e fechar o diálogo através do botão ou . As categorias Aparência, Fontes & Cores, Edição, Abrir/Salvar e Extensões são detalhadas abaixo.
Este grupo contém todas as páginas relacionadas com o componente de edição do KatePart A maioria das configurações aqui são os valores pré-definidos, que podem ser substituídos ao definir um tipo de arquivo, nas Variáveis do Documento ou através da sua alteração, durante uma sessão de edição do documento.
- Fonte do editor
Aqui, o usuário poderá escolher a fonte do editor de texto. Você pode escolher qualquer fonte disponível no seu sistema, assim como definir um tamanho padrão. Um texto de exemplo é exibido na parte inferior da janela, para que você possa ver o resultado das suas opções.
Para mais informações sobre como selecionar uma fonte, leia a seção Escolhendo as fontes na documentação dos Fundamentos do KDE.
- Mostrar indicadores de espaço em branco
- Nunca
O editor nunca mostrará pontos para indicar a presença de espaços em branco.
- No final da linha
O editor mostrará pontos para indicar a presença de espaços em branco extra no fim das linhas.
- Sempre
O editor sempre mostrará pontos para indicar a presença de espaços em branco.
- Tamanho do indicador de espaço em branco
Use o controle deslizante para alterar o tamanho do marcador indicador visível.
- Mostrar indicadores de tabulação
Quando selecionado, o editor mostrará um símbolo » para indicar a presença de uma tabulação no texto.
- Correspondência de parênteses
- Realçar o intervalo entre os parênteses selecionados
Se esta opção estiver ativa, o intervalo entre os parênteses selecionados será realçado.
- Mostrar uma visualização do parênteses aberto correspondente
Quando ativado, o editor exibirá uma dica de ferramenta com o parênteses de abertura correspondente.
- Piscar parênteses correspondentes quando o cursor mover sobre o outro parêntesis do par
Se estiver assinalado, a passagem sobre os sinais gráficos ({, [, ], },( ou )) irá piscar rapidamente o sinal correspondente.
- Mostrar linhas de recuo
Se esta opção estiver assinalada, o editor irá mostrar linhas verticais para ajudar a identificar as linhas de recuo.
- Contagens
- Mostrar quantidade de palavras
Exibe o número de palavras e caracteres no documento e na seleção atual na barra de status. Esta opção também está disponível no menu de contexto da barra de status.
- Mostrar número de linhas
Exibe o número total de linhas no documento na barra de status. Esta opção também está disponível no menu de contexto da barra de status.
- Dobrar a primeira linha
Se estiver assinalado, a primeira linha é dobrada, se possível. Isso é útil se o arquivo começar com um comentário, como por exemplo, uma informação sobre direitos autorais.
- Quebra de linhas dinâmica
Se esta opção estiver marcada, as linhas de texto serão quebradas na borda da visão da tela.
- Quebra dinâmica no marcador estático de quebra de linhas
Quando selecionado, o editor quebra as linhas dinamicamente na posição de quebra de linha estática.
- Desconsiderar os limites das palavras para quebra dinâmica
Quando selecionada, a opção do editor não leva em consideração os limites das palavras ao quebrar as linhas de texto.
- Indicadores de quebra de linhas dinâmico
Escolhe quando deverão ser mostrados os indicadores de quebra de linha, sendo as opções Desligado, Seguir número de linhas ou Sempre ligado.
- Recuar linhas quebradas
Além disso, isto permite-lhe definir uma largura máxima da tela, como porcentagem, após a qual as linhas repartidas de forma dinâmica não serão mais alinhadas na vertical. Por exemplo, a 50%, as linhas cujos níveis de recuo sejam mais profundas que 50% da largura da tela não terão qualquer alinhamento vertical aplicado às linhas repartidas subsequentes.
- Multiplicador de altura da linha
Esse valor será multiplicado pela altura de linha padrão da fonte. Um valor de 1,0 significa que a altura padrão será usada.
- Dobradura de bloco de código
- Mostrar setas para recolher blocos de código
Se esta opção estiver assinalada, a janela atual irá mostrar marcações para dobrar ou desdobrar o código, se este estiver disponível.
- Mostrar uma visualização do bloco de código dobrado ao passar o mouse
Se estiver marcada, a passagem do ponteiro do mouse sobre uma região dobrada mostra uma visualização do texto dobrado em uma janela popup.
- Visibilidade das setas de dobradura
Alterna as setas de recolhimento entre e .
- Lado esquerdo
- Mostrar marcas
Se esta opção estiver assinalada, você verá uma borda para os ícones do lado esquerdo. A borda dos ícones mostra os sinais de favoritos, por exemplo.
- Mostrar número das linhas
Se esta opção estiver assinalada, você verá os números das linhas do lado esquerdo.
- Realçar linhas alteradas e não salvas
Se estiver assinalada, os marcadores de modificação das linhas ficarão visíveis. Para mais informações, veja em “Indicadores de modificação de linhas”.
- Barras de rolagem
- Mostrar marcas
Se esta opção estiver assinalada, a janela atual irá mostrar algumas marcas na barra de rolagem vertical. Essas marcas poderão mostrar, por exemplo, os favoritos.
- Mostrar a visualização ao passar o mouse na barra de rolagem
Se esta opção estiver marcada e você posicionar o cursor do mouse sobre a barra de rolagem, uma pequena pré-visualização de texto com várias linhas do documento atual ao redor da posição do cursor será exibida. Isso permite que você alterne rapidamente para outra parte do documento.
- Minimapa
- Mostrar minimapa
Se esta opção estiver assinalada, cada nova visão exibirá um minimapa do documento na barra de rolagem vertical.
Para obter mais informações sobre o minimapa na barra de rolagem, veja “O minimapa na barra de rolagem”.
- Largura do minimapa
Ajusta a largura em pixels do minimapa na barra de rolagem.
- Visibilidade das barras de rolagem
Ativa, desativa ou exibe a barra de rolagem somente quando necessário. Clique com o botão do mouse no retângulo azul para exibir o intervalo de números de linha do documento exibido na tela. Mantenha o botão do mouse pressionado fora do retângulo azul para rolar automaticamente pelo documento.
- Ordenar menu de favoritos
- Por data de criação
Cada novo favorito será adicionado no fim, independentemente de onde se encontra colocado no documento.
- Por número de linha
Os favoritos serão ordenados pelos números de linhas onde estão colocados.
Esta seção da janela permite configurar todas as cores em qualquer tema de cores que você tenha, além de criar novos temas, excluir os existentes ou simplesmente Seguir o esquema de cores do sistema. Cada esquema possui configurações para cores e estilos de texto normal e destacado.
O KatePart selecionará previamente o tema atualmente ativo para você; se quiser trabalhar sobre um tema diferente, comece por selecioná-lo na lista Selecionar tema. Com os botões e você pode criar um novo tema (copiando um existente) ou remover um existente.
Isto é descrito em detalhes em “GUI dos temas de cores”.
- Quebra de linha
A quebra de linha é um recurso que faz com que o editor inicie automaticamente uma nova linha de texto e mova (quebre) o cursor para o início da nova linha. O KatePart automaticamente iniciará uma nova linha de texto quando a linha atual atingir o comprimento especificado pela opção Quebrar linhas em:.
- Quebrar linhas em uma coluna fixa
Ativa ou desativa a quebra de linha estática.
- Desenhar uma linha vertical na coluna da quebra de linha
Se esta opção estiver assinalada, será desenhada uma linha vertical na coluna da quebra de linha, como está definido na opção → na página de Edição. Lembre-se que o marcador de quebra de linha só é desenhado se você usar uma fonte monoespaçada.
- Quebrar linhas em:
Se a opção Ativar quebra de linha em uma coluna fixa estiver selecionada esta entrada determina o comprimento (em caracteres) no qual o editor automaticamente iniciará uma nova linha.
- Modo de entrada padrão
O modo de inserção de dados será ativado ao abrir um novo modo de exibição. Você ainda poderá ativar/desativar o modo de entrada VI, para um determinado modo de exibição através do menu .
- Parênteses
Se a opção Fechar parênteses automaticamente ao digitar um parênteses de abertura estiver selecionada, quando o usuário digitar um sinal gráfico de abertura ([, ( ou {) o KatePart irá inserir automaticamente o sinal gráfico de fechamento (}, ) ou ]) à direita do cursor.
- Caracteres de fechamento
É possível selecionar os caracteres delimitadores usando a lista suspensa correspondente.
Quando o texto for selecionado, a digitação de um desses caracteres envolve o texto selecionado.
- Copiar e colar
- Mover o texto selecionado quando arrastado
Esta opção permite arrastar e soltar o texto selecionado dentro da janela do editor.
- Copiar/recortar a linha atual se invocado sem nenhum texto selecionado
Se esta opção estiver ativa e se a seleção de texto estiver vazia, as ações de cópia e corte são efetuadas para a linha de texto na posição atual do cursor.
- Não mover o cursor do texto ao colar com o mouse
Se esta opção estiver ativada e você colar algum texto na janela do editor com o botão do mouse, o KatePart não moverá o cursor de texto para a posição clicada.
- Movimento do cursor de texto
- Início e fim inteligentes
Quando estiver selecionado, pressionar na tecla Home, fará com que o cursor salte os espaços em branco e vá para o início do texto de uma linha.
- PageUp/PageDown move o cursor
Esta opção muda o comportamento do cursor quando o usuário pressiona as teclas Page Up e Page Down. Se não estiver selecionada, o cursor de texto manterá sua posição relativa dentro do texto visível no KatePart conforme o novo texto se torna visível como resultada da operação. Assim, se o cursor estiver no meio do texto visível quando a operação ocorre, ele permanecerá lá (exceto quando o início ou fim são atingidos). Com esta opção selecionada, o primeiro pressionamento de tecla fará com que o cursor se mova para cima ou para baixo do texto visível conforme uma nova página de texto é exibida.
- Ativar movimento de cursor em Camel Case
Esta opção altera o comportamento do cursor quando o usuário pressiona o atalho Ctrl+Seta para a esquerda ou Ctrl+Seta para a direita. Se desmarcada, o cursor de texto pula sobre as palavras inteiras. Com esta opção marcada, o cursor pula nas letras camel case.
- Centralizar cursor automaticamente:
Indica o número de linhas a manter visível acima e abaixo do cursor, sempre que possível.
- Modo de seleção de texto
- Normal
As seleções serão sobrepostas pelo texto escrito e serão perdidas com o movimento do cursor.
- Persistente
As seleções serão mantidas mesmo após o movimento do cursor ou a digitação.
- Permitir rolagem após o fim do documento
Esta opção permite-lhe deslocar além do fim do documento. Isto poderá ser usado para centrar na vertical o fundo do documento, ou para colocá-lo no topo da janela atual.
- A tecla Backspace remove a base do caractere e a sua terminação diacrítica
Quando estiver selecionada, os caracteres compostos são removidos com as suas terminações em vez de remover apenas o caractere de base. Isso é útil para os localidades do Índico.
- Modificador multicursor
Esta opção permite definir o modificador que será usado para criar vários cursores com um clique do botão esquerdo do mouse. Você precisa pressionar os modificadores e clicar com o botão esquerdo do mouse para criar um cursor no local desejado. Consulte Criando vários cursores para descobrir outras maneiras de criar vários cursores.
- Modo de recuo padrão:
Selecione o modo de recuo automático que desejar usar por padrão. Recomenda-se que use o
Nenhumou oNormalaqui e use as configurações do tipo de arquivo para definir outros modos de recuo para os formatos de texto, como o código em C/C++ ou o XML.- Recuar usando
- Tabulações
Quando estiver ativo, o editor irá inserir caracteres de tabulação quando você clicar na tecla Tab ou usar o recuo automático.
- Espaços
Quando isto estiver ativo, o editor irá inserir um número calculado de espaços, de acordo com a posição no texto e a configuração
tab-width, quando pressionar a tecla Tab ou usar o recuo automático.- Tabulações e espaços
Quando a opção estiver ativa, o editor irá inserir espaços, como descrito acima, quando recuar ou pressionar a tecla Tab no início de uma linha, mas irá inserir tabulações quando pressionar na tecla Tab no meio ou no fim de uma linha.
- Largura da tabulação:
Isto configura o número de espaços que são apresentados no lugar de um caractere de tabulação.
- Largura do recuo:
A largura do recuo é o número de espaços usado para recuar uma linha. Se estiver configurado para recuar com tabulações, será inserido um caractere de tabulação se o recuo for divisível pela largura da tabulação.
- Propriedades do recuo
- Manter espaços extras
Se esta opção estiver desativada, a alteração do nível de recuo alinha uma linha a um múltiplo da largura definida em Largura do recuo.
- Ajustar o recuo do texto colado da área de transferência
Se esta opção for selecionada, o texto colado da área de transferência será recuado. A execução da ação irá remover o recuo.
- Ações de recuo
- A tecla Backspace nos espaços iniciais retira o recuo
Se esta opção for selecionada, a tecla Backspace diminui o nível de recuo se o cursor estiver localizado no espaço em branco inicial de uma linha.
- Ação da tecla Tab (se não existir seleção)
Se você quiser que o Tab alinhe a linha atual no bloco de código atual, como acontece no Emacs, torne o Tab um atalho para a ação .
- Sempre avançar para a tabulação seguinte
Se esta opção for selecionada, a tecla Tab insere sempre espaços em branco até atingir a posição da tabulação seguinte. Se a opção Inserir espaços em vez de tabulações, na página Geral em Edição estiver ativa, são inseridos espaços; caso contrário, é inserida uma única tabulação.
- Sempre aumentar o nível de recuo
Se esta opção for selecionada, a tecla Tab recua sempre a linha atual de acordo com o número de posições de caracteres indicada na Largura do recuo.
- Aumentar o nível de recuo se estiver num espaço em branco inicial
Se esta opção estiver assinalada, a tecla Tab recua a linha atual ou avança para a próxima posição de tabulação. Se o ponto de inserção estiver sobre ou antes do primeiro caractere que não seja espaço na linha, ou se existir algo selecionado, a linha atual é recuada pelo número de posições de caracteres indicada em Largura do recuo. Se o ponto de inserção estiver após o primeiro caractere não-espaço e nada estiver selecionado, são inseridos espaços em branco até atingir a próxima posição de tabulação: se a opção Inserir espaços em vez de tabulações da página Geral em Edição estiver ativa, são inseridos espaços; caso contrário, é inserida uma única tabulação.
- Geral
- Ativar completamento automático
Se habilitado, aparece um campo de completação automática, mostrando uma lista com os itens de texto para completar o texto atual sob o cursor.
- Selecionar automaticamente a primeira entrada da complementação
Se ativada, a primeira opção de autocompletar é sempre pré-selecionada para que você possa inseri-la com a tecla Enter. Se você não deseja esse comportamento, por exemplo se quiser que pressionar Enter insira apenas uma nova linha, desative esta opção.
- Tamanho mínimo da palavra a completar
Ao digitar o texto, o completamento de palavras procura por palavras no documento iniciando com o texto já digitado. Esta opção configura a quantidade mínima de caracteres que são necessários para tornar o completamento de palavras ativo e exibir uma caixa de completamento.
- Remover o fim com a completação
Remover o fim de uma palavra anterior quando o item de completação for escolhido a partir de uma lista.
- Complementação de palavras-chave
Se estiver assinalado, a completação automática incorporada usa as palavras-chave definidas pelo realce de sintaxe.
Estas opções de configuração estão descritas na documentação do módulo do Configurações do sistema sobre Verificação Ortográfica.
- Geral
- Permitir que os comandos do Vi substituam os atalhos do Kate
Quando selecionado, os comandos do 'Vi' irão substituir os comandos incorporados do KatePart. Por exemplo: o Ctrl+R irá refazer, substituindo a ação padrão (mostrar a janela de pesquisa e substituição).
- Mostrar números de linha relativos
Se isto estiver assinalado, a linha atual sempre se irá se referir à linha 0. As linhas acima e abaixo aumentam o número da linha de forma relativa.
- Mapeamento de teclas
A associação de teclas é usada para alterar o significado das teclas pressionadas. Isto permite-lhe mover os comandos para outras teclas ou criar sequências de teclas especiais para fazer uma determinada série de comandos.
Exemplo:
F2 ->
I--EscIsto irá anteceder o
I--com uma linha, ao pressionar F2.
- Formato do arquivo
- Codificação
Isto define a codificação padrão a ser usada para abrir/salvar os arquivos, se não for alterado no diálogo de abertura/gravação ou na opção da linha de comandos.
- Detecção da codificação
Selecione um item na lista, quer para desativar a detecção automática como para usar a Universal, de modo a ativar a detecção automática para todas as codificações. Contudo, como isto provavelmente só irá detectar o UTF-8/UTF-16, selecionar uma região irá usar heurísticas personalizadas para melhores resultados. Se a codificação selecionada como padrão acima, a codificação especificada na janela de abertura/salvamento de arquivos ou a codificação especificada na linha de comando corresponder ao conteúdo do arquivo, esta detecção será realizada.
- Codificação secundária
Isto define a codificação secundária a ser tentada quando abrir os arquivos, caso não funcione a codificação padrão, a indicada através da janela para abrir/salvar ou pela linha de comando, de modo a corresponder ao conteúdo do arquivo. Antes desta ser usada, a componente do Kate irá tentar deduzir a codificação, lendo um possível marcador de ordem dos 'bytes' no início do arquivo; caso se detecte algum conhecido, será escolhida a codificação correta, caso contrário será testada esta como último recurso.
- Fim da linha
Escolha o seu fim de linha preferido para o seu documento ativo. Você poderá optar pelo padrão UNIX®, DOS/Windows® ou o Macintosh.
- Detecção automática de fim de linha
Assinale isto se quiser que o editor detecte automaticamente o tipo de fim da linha. O primeiro tipo encontrado será o usado para todo o arquivo.
- Ativar o marcador da ordem de bytes (BOM)
O marcador da ordem dos bytes é uma sequência especial no início dos documentos codificados em Unicode. Ajuda os editores a abrir os documentos de texto com a codificação Unicode correta. Para mais informações, veja o Marcador da Ordem de Bytes.
- Limite do tamanho da linha
Infelizmente, devido a deficiências no Qt™, o KatePart tem um desempenho ruim ao lidar com linhas extremamente longas. Por este motivo, o KatePart tentará quebrar as linhas automaticamente, quando o tamanho for maior que o número de caracteres aqui indicado. Para desativar isto, defina como
0.
- Limpezas automáticas ao salvar
- Remover espaços finais
O editor irá eliminar automaticamente os espaços extras no fim das linhas de texto enquanto salva o arquivo. Você pode selecionar Nunca para desativar essa funcionalidade, Nas linhas modificadas para fazer apenas nas linhas que você modificou desde a última gravação do documento ou Em todo o documento para removê-las de forma incondicional do documento inteiro.
- Adicionar nova linha no fim do arquivo ao salvar
O editor irá adicionar automaticamente uma nova linha ao fim do arquivo, caso não exista, ao salvar o arquivo.
- Habilitar salvamento automático (apenas para arquivos locais)
Marque esta opção se quiser que o editor salve automaticamente os documentos enquanto você estiver trabalhando neles.
- Salvar automaticamente o documento quando o foco sai do editor
O editor salvará automaticamente os documentos quando você alternar para algo fora do editor, por exemplo o painel do terminal no Kate.
- Intervalo de salvamento automático
Você pode definir o intervalo de salvamento automático em segundos aqui. Se o intervalo for 0, o documento não será salvo automaticamente após o intervalo definido.
- Gravar um arquivo de backup ao salvar para
Fazer backup ao salvar fará com que o KatePart copie o arquivo de disco (a versão salva anteriormente do arquivo) para <prefixo><nomedoarquivo><sufixo> antes de salvar as novas alterações. Um arquivo de backup pode ajudar você a recuperar o trabalho caso algo dê errado durante o salvamento ou se você quiser recuperar posteriormente a versão anterior do arquivo. O sufixo é definido como ~ por padrão e o prefixo está vazio por padrão.
- Arquivos locais
Assinale isto se quiser cópias de segurança dos arquivos locais ao salvar.
- Arquivos remotos
Assinale isto se quiser cópias de segurança dos arquivos remotos ao salvar.
- Prefixo para os arquivos de backup
Indique o prefixo com que antecede os nomes das cópias de segurança.
- Sufixo para os arquivos de backup
Indique o sufixo a ser adicionado aos nomes das cópias de segurança.
- Modo arquivo de troca
O KatePart é capaz de recuperar (a maior parte) do trabalho não salvo no caso de um travamento ou falta de energia. Um arquivo temporário (.<nomedoarquivo>.kate-swp) é criado após o documento ser editado. Se o usuário não salvar as mudanças e o KatePart travar, o arquivo temporário permanecerá no disco. Ao abrir um arquivo, o KatePart verifica se existe um arquivo temporário para o documento e, caso exista, ele pergunta se o usuário deseja recuperar os dados perdidos ou não. O usuário também pode ver as diferenças entre o arquivo original e o recuperado. O arquivo temporário é excluído após cada salvamento ou saída normal do programa.
O KatePart sincroniza os arquivos temporários a cada 15 segundos, mas somente se eles tiverem mudado desde a última sincronização. O usuário poderá desativar a sincronização dos arquivos temporários se desejar, selecionando a opção Desativar, mas isto pode levar a mais perda de dados.
Quando o arquivo de troca está habilitado, é possível alternar entre dois modos, nomeadamente Habilitado, armazenar no diretório padrão e Habilitado, armazenar em diretório personalizado.
- Armazenar arquivos de troca em
Por padrão, os arquivos temporários são salvos na mesma pasta do arquivo principal. Quando a Habilitado, armazenar em diretório personalizado for selecionado, os arquivos temporários serão criados na pasta indicada. Isso é útil para sistemas de arquivos de rede, de forma a evitar o tráfego de rede desnecessário.
- Salvar arquivos de troca a cada
O KatePart sincroniza os arquivos temporários a cada 15 segundos, mas somente se eles tiverem mudado desde a última sincronização. O usuário poderá alterar o intervalo de sincronização como desejar.
Esta página permite-lhe substituir a configuração padrão dos documentos dos tipos MIME indicados. Quando o editor carregar um documento, ele verificará se o arquivo corresponde às máscaras de arquivos ou tipos MIME para cada um dos tipos definidos e, se corresponder, aplica as variáveis definidas. Se de um tipo de arquivo corresponder, será usado o que tiver maior prioridade.
- Tipo de arquivo:
O tipo de arquivo com a maior prioridade é o que será apresentado na primeira lista. Se forem encontrados mais tipos de arquivo, eles serão também listados.
- Novo
Isto é usado para criar um novo tipo de arquivo. Após clicar este botão, os campos abaixo ficam em branco, para que você possa preencher as propriedades que deseja para o novo tipo de arquivo.
- Excluir
Para remover um tipo de arquivo existente, selecione-o na lista e clique no botão Excluir.
- Propriedades do
tipo de arquivo atual O tipo de arquivo com a maior prioridade é o que será apresentado na primeira lista. Se forem encontrados mais tipos de arquivo, eles serão também listados.
- Nome:
O nome do tipo de arquivo será o texto do item de menu correspondente. Este nome é mostrado no menu → .
- Seção:
O nome da seção é usado para organizar os tipos de arquivos em menus. Ele também é usado no menu → .
- Variáveis:
Este texto permite-lhe configurar as opções do KatePart para os arquivos selecionados por este tipo MIME, usando as variáveis do KatePart. Você poderá definir quase todas as opções de configuração, como o 'highlight', 'indent-mode', etc.
Pressione para ver uma lista de todas as variáveis disponíveis e suas descrições. Selecione a caixa à esquerda para ativar uma determinada variável e então defina o valor da variável à direita. Algumas variáveis fornecem uma caixa combinada para selecionar os valores possíveis enquanto outras necessitam que você insira um valor válido manualmente.
Para informações completas sobre estas variáveis, veja Configurando com variáveis de documento.
- Realce:
Se você criar um novo tipo de arquivo, esta lista permite-lhe selecionar um tipo de arquivo para o realce.
- Modo de recuo:
A lista indica o modo de recuo para os documentos novos.
- Extensões dos arquivos:
As máscaras com caracteres especiais permitem-lhe selecionar arquivos pelo nome. Uma máscara típica usa um asterisco e a extensão do arquivo, como por exemplo
*.txt; *.text. O texto é uma lista de máscaras separada por ponto e vírgula.- Tipos MIME:
Exibe um assistente que o ajuda a escolher facilmente tipos MIME.
- Prioridade:
Escolhe a prioridade deste tipo de arquivo. Se mais de um tipo de arquivo corresponder a um arquivo, será utilizado o com a prioridade mais elevada.