Capítulo 2. Usando o KNetAttach

Como irá ver na imagem abaixo, o Assistente de Pastas de Rede permite-lhe atualmente adicionar quatro tipos de pastas da rede: WebDav, FTP, unidades de rede do Microsoft® Windows® (Samba) e SSH. Adicionalmente, você pode selecionar uma conexão recente a partir da lista.

Imagem

A janela principal do Assistente de Pastas de Rede

Adicionando pastas de rede

As pastas de rede aparecem num local especial do Konqueror e do Dolphin, chamado de pasta virtual. Esta pasta é acessada digitando remote:/ na barra de localização ou selecionando Rede a partir do painel Locais. Você poderá então ver as pastas que tiver adicionado previamente e será capaz também de usar o assistente para adicionar novas.

Imagem

A pasta virtual com o assistente da Pasta de Rede

Falando em assistente, o Assistente de Pastas de Rede pretende ser bastante simples de usar. Depois de abrir o assistente, você deverá escolher o tipo de pasta de rede a que deseja acessar. Quando passar para a próxima tela, só terá que preencher as informações solicitadas. O passo final é inserir o seu nome de usuário e senha para o compartilhamento de rede que deseja acessar.

Abaixo encontra-se uma lista, com as informações que o assistente precisa para criar as pastas de rede. Se uma opção não estiver disponível para uma determinada pasta, ela não precisa ser fornecida. As pastas de rede de Samba por exemplo não necessitam de um item Porta.

Nome:

Aqui é onde você poderá fornecer um nome para a conexão de rede. Só está limitado pela sua imaginação (ou alfabeto).

Usuário:

Este é o nome de usuário que será usado para estabelecer a conexão.

Servidor:

Este é o endereço do servidor que está tentando adicionar. Isto poderá ser um endereço IP ou nome de domínio.

Porta:

Aqui você indica o número de porta a qual deseja conectar-se. Os valores padrão são normalmente adequados.

Nota

Não está disponível para as pastas do Microsoft® Windows® (Samba).

Pasta:

A localização da pasta de rede a qual deseja conectar-se deverá ser inserida aqui.

Codificação:

Use os itens na lista para selecionar a codificação para as conexões FTP e ssh.

Criar um ícone para esta pasta remota

Se esta opção estiver assinalada, será criado um ícone que permite o acesso através da pasta virtual remote:/. Se não estiver assinalada, será permitida uma conexão, mas não estará acessível a partir do remote:/.

Nota

A opção Conexão recente: permite-lhe conectar-se novamente ao último ponto de montagem de rede a que se conectou através do assistente, quer tenha sido criado um ícone quer não.

Usar criptografia

Se estiver assinalado, ficará ativa a possibilidade de usar uma conexão segura.

Nota

Só está disponível para as pastas de WebDav.