Teclado

Mike McBride

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Plasma 5.7 (18/03/2016)

Este módulo permite escolher como teclado seu trabalha.

Existem três páginas neste módulo.

Aba Hardware

O efeito real da configuração destas opções depende das características fornecidas pelo seu teclado e pelo servidor X, no qual o Plasma™ está sendo executado. Como exemplo, você pode achar que mudar o volume do clique de uma tecla não tem efeito, pois esta característica não está disponível em seu sistema.

Modelo do teclado:

Aqui você poderá definir o modelo do seu teclado. Esta opção é independente da disposição do teclado e diz respeito ao modelo de "hardware", i.e., a forma como o seu teclado foi fabricado. Os teclados modernos, que vêm hoje em dia com o seu computador, têm normalmente duas teclas extra, sendo referidos como modelos de "104-teclas", que será o que provavelmente irá querer, caso não saiba qual o tipo de teclado que tem.

NumLock ao iniciar o Plasma

Você pode escolher entre sempre Ligar ou sempre Desligar a tecla NumLock, quando o Plasma™ iniciar. Pode ainda escolher a opção onde o Plasma™ deixe o NumLock do mesmo jeito em que foi configurado antes do Plasma™ iniciar.

Repetição do teclado

Quando esta opção estiver ativada, ao manter uma tecla pressionada será emitido o mesmo caractere repetidamente, até que a tecla seja solta, ou seja, manter pressionada uma tecla terá o mesmo efeito que pressioná-la várias vezes sucessivamente.

Dica

Quase todos os usuários desejam ter esta opção habilitada, pois ela torna a navegação em documentos, com as teclas de flecha, significativamente mais fácil.

Atraso

Esta opção permite-lhe definir o atraso ao fim do qual uma tecla pressionada irá começar a gerar códigos de teclas.

Taxa

Esta opção permite-lhe definir a frequência com que são gerados os códigos de teclas ao pressionar em uma.

Digite alguns caracteres na caixa da Área de teste para verificar a configuração.

Muitos computadores não possuem suporte para esta função.