A página de disposições

Esta página permite-lhe escolher as disposições de teclado que deseja usar, qual o indicador que deseja na área de notificação, como deseja mudar de disposições e que atalhos de teclado irá usar para isso.

Indicador da Disposição

Você pode optar por Mostrar o indicador de disposição, o qual irá mostrar o nome ISO do idioma na área de notificação. É possível selecionar a opção para mostrar o indicador, mesmo que tenha apenas um único leiaute ativo e poderá também mostrar a bandeira do idioma, em vez de mostrar apenas o código ISO, assinalando a opção Mostrar a bandeira.

Política de Mudança

Se você selecionar a política de mudança Aplicação ou Janela, a alteração da disposição do teclado só irá afetar a aplicação ou janela atuais. A política Global irá alterar a disposição do teclado a nível global e a Área de Trabalho irá mudá-la apenas para a área de trabalho virtual atual.

Atalhos para mudança de leiaute

Os Atalhos principais são atalhos para mudar os layouts gerenciados pelo X.org. Os Atalhos de 3º nível são atalhos para mudar para um terceiro nível do layout ativo (se tiver um), sendo também tratado pelo X.org e permite atalhos apenas com teclas modificadoras. O Atalho alternativo é um atalho para mudar o layout tratado pelo Plasma™. Ele não suporta atalhos apenas com teclas modificadoras e poderá não funcionar em algumas situações (por exemplo, se uma mensagem estiver ativa ou se estiver no protetor de tela).

Configurar as disposições

Se você assinalar a opção Configurar as disposições, poderá adicionar e remover as disposições de teclado, de modo a poder mudar entre elas, quando for necessário.

Ao clicar em Adicionar, será aberta uma janela onde poderá escolher o novo leiaute de teclado que deseja adicionar, assim como a sua variante, etiqueta e atalho.

A lista de leiautes à direita do campo Leiaute na janela Adicionar leiaute poderá ser reduzida com a lista Limitar a seleção por idioma. Você pode clicar no botão Visualizar para ver o leiaute escolhido em uma janela separada.

Você poderá ordenar as disposições com as teclas para cima e para baixo, sendo a que estiver no topo a padrão.

Disposições adicionais

Esta opção poderá ficar ativa apenas se tiver mais de duas disposições.

As disposições adicionais permitem-lhe mudar de disposição de forma simples, dentro de um conjunto relativamente pequeno, mantendo as mesmas disposições acessíveis rapidamente. Por exemplo, pode usar 3 línguas: Inglês, Ucraniano e Alemão, sendo que as duas primeiras são usadas com mais frequência e a terceira é usada apenas ocasionalmente. Neste caso, poderá configurar as duas primeiras como principais (definir o valor de Número de disposições principais: 2) e o Alemão como uma adicional - quando mudar com o teclado e o botão esquerdo, a mudança irá ocorrer apenas entre as disposições principais, podendo ainda escolher a terceira com o menu de contexto.

Quando é escolhida uma disposição adicionado, ela irá substituir a última principal (isto é feito por razões técnicas - normalmente os atalhos globais funcionam com base na primeira disposição ativa, assim será mais confiável preservá-la, quando permitir a ativação de disposições adicionais).

Como o X.org só permite ter 4 disposições para escolha, a funcionalidade das disposições adicionais permite também ultrapassar essa limitação: o usuário poderá ter até 4 disposições principais (gerenciadas pelo X.org) mas ainda mais 4 disposições adicionais (gerenciadas pelo seletor de disposições). Deste modo, o usuário poderá funcionar convenientemente com um máximo de 8 disposições (se bem que o limite de 4 disposições adicionais poderá ser aumentado no futuro).