Capítulo 1. Introdução

O KMenuEdit permite a edição do menu dos lançadores de aplicativos do KDE.

O KMenuEdit pode ser iniciado clicando com o botão direito do mouse no botão do lançador de aplicativos no painel e selecionando o Editor aplicativos..., ou digitando kmenuedit na linha do KRunner.

O KMenuEdit permite-lhe:

  • Ver e editar o menu usado pelo lançador de aplicativos atual

  • Os submenus Recortar, Copiar e Colar e itens

  • Cria e exclui submenus e itens

  • Altera a ordem dos submenus e itens

  • Oculta os itens e adiciona novos submenus e itens

Por padrão, todos os aplicativos instalados no computador aparecem no menu dos lançadores de aplicativos para todos os usuários. Os aplicativos poderão aparecer mais que uma vez em vários menus diferentes. As categorias de submenus vazias que estiverem definidas na especificação do menu também irão aparecer, mas não ficarão visíveis nos lançadores de aplicativos, a menos que você instale os aplicativos que pertencem a essas categorias.

A exibição em árvore tem dois tipos diferentes de elementos:

  • Submenu: Apenas os campos Nome, Comentário e Descrição, bem como o botão para selecionar um ícone estarão habilitados e a aba Avançado estará desabilitada. Qualquer submenu poderá conter vários submenus e/ou itens adicionais.

  • Itens: Use este elemento para inserir os dados do aplicativo que deseja adicionar. Para informações mais detalhadas, leia Usando o KMenuEdit.

O KMenuEdit tem dois modos de exibição em árvore - normal e com os itens ocultos. Para ver os ocultos, assinale a opção Mostrar os itens ocultos da caixa de diálogo de configuração da página Opções gerais.

Muitos itens adicionais aparecerão no modo de exibição oculta na árvore. Diversos itens ocultos parecem ser simplesmente duplicados, mas têm opções do comando diferentes. Normalmente, você nunca deverá alterar estes itens ocultos, caso contrário, poderá perder alguma funcionalidade do sistema.

No modo oculto, você terá um submenu especial .hidden [Hidden] (oculto) como item mais alto na árvore. Este submenu especial não pode ser editado. Neste submenu, todos os itens excluídos serão apresentados na próxima vez que iniciar o KMenuEdit.

Não é possível excluir os itens usando a GUI neste submenu especial. Eles irão reaparecer da próxima vez que você iniciar o KMenuEdit.

Casos de uso

Adaptar o menu para um usuário

Reordenar os itens

Isto deverá ser feito no modo de exibição oculta, onde aparecem apenas os submenus e itens visíveis no menu do lançador de aplicativos.

Por padrão, o menu aparece ordenado alfabeticamente pelos nomes ou descrições em inglês. Se usar outro idioma, alguns submenus e itens irão aparecer desordenados.

Use as opções em EditarOrdenar para ordenar por nome ou descrição. Se usar o lançador de aplicativos clássico, você deverá escolher o Formato correspondente na caixa de diálogo de configurações. No lançador Kickoff, assinale a opção Mostrar aplicativos pelo nome se você ordená-los pelo nome neste local.

Se agrupar os seus submenus ou itens usados com maior frequência em conjunto, por exemplo, no topo do menu, torna a sua seleção mais simples. Para alterar a ordem dos itens individuais ou submenus na árvore, use os botões Mover para cima ou Mover para baixo na barra de ferramentas ou estas ações no menu.

Todos os lançadores de aplicativos irão usar a ordem dos submenus definida no KMenuEdit.

Remover os itens da área do menu

Ter todos os aplicativos instalados em um computador pode ser confuso para alguns usuários, assim, você pode querer ocultar alguns itens ou submenus menos usados. Existem duas formas diferentes de fazer isso:

Mude para o modo de exibição normal sem itens ocultos. Se excluir os itens, estes serão movidos para o submenu .hidden [Hidden] (oculto). Você poderá trazê-los novamente para a árvore, caso queira recuperá-los.

Se excluir um submenu, ele será realmente excluído, assim como todos os seus submenus e itens. Para criá-los novamente, você poderá usar a opção EditarRestaurar no menu Sistema, mas isto irá remover todos os seus submenus e itens personalizados, bem como os seus arquivos .desktop correspondentes. Esta ação não poderá ser revertida.

A forma preferida de remover submenus e itens do menu de um lançador de aplicativos é assinalar a opção Entrada oculta na aba Geral e mudar para o modo de exibição oculta. Neste modo é fácil reverter as alterações, sem destruir a estrutura do menu. A única desvantagem é que você precisará ocultar todos os itens de um submenu de forma manual para ocultar submenu inteiro da árvore.

Adicionar itens personalizados

Para adicionar itens personalizados (submenus ou itens), use as ações no menu ou na barra de ferramentas. Os itens precisam de um nome e um comando, pois sem a definição do comando, o item não será salvo e a sua adição será perdida.

Se você adicionar um item, ele será introduzido como subitem na posição atual da árvore. Mova um item arrastando-o com o mouse ou usando o botão Mover para baixo para o base da árvore, de forma a torná-lo um item de nível superior.

Transferir as configurações do lançador de aplicativos

Não há uma forma de transferir as configurações do menu usando a GUI, você precisa fazer isso manualmente e copiar os seguintes arquivos para o usuário de destino:

O KMenuEdit armazena a hierarquia de menus em menus/applications-kmenuedit.menu na pasta $(qtpaths --paths GenericConfigLocation) e desktop-directories na pasta $(qtpaths --paths GenericDataLocation) contém os arquivos 'desktop' para os submenus que você criou. Em applications/ na pasta $(qtpaths --paths GenericDataLocation) você encontrará os arquivos 'desktop' para os itens personalizados que você criou.

Os atalhos de cada aplicativo são armazenados em kglobalshortcutsrc na pasta $(qtpaths --paths GenericConfigLocation), mas a exportação/importação não funciona porque os UUIDs dos atalhos não correspondem entre sistemas, mesmo que os arquivos .desktop sejam os mesmos. Você terá que atribuir novamente todos os atalhos de forma manual.