Capítulo 2. Adicionando um item do menu

Virgil J. Nisly

Neste exemplo, será adicionado o Firefox ao submenu Internet.

Para começar, precisamos abrir o KMenuEdit, para isso clique com o botão direito do mouse no lançador de aplicativos e clique em Editar aplicativos... para iniciar o KMenuEdit. Após o KMenuEdit ter iniciado, selecione Internet como aparece na imagem abaixo.

Selecionar a Internet

Logo que tenha selecionado Internet, clique em ArquivoNovo Item..., fazendo abrir a janela Novo Item, como aparece abaixo. Digite o nome do programa que deseja adicionar que é, neste caso, o firefox.

A janela de Novo Item.

Pressione Return, e você verá algo como a imagem abaixo na janela principal.

O item novo criado.

Agora, vamos preencher a Descrição:, que neste caso poderá ser Navegador Web.

Nota

As informações que ficam visíveis, como a descrição e o nome, serão apresentados de acordo com as configurações do lançador de aplicativos, por exemplo, Navegador Web (Firefox) ou Firefox (Navegador Web).

Nós teremos que preencher o nome do executável no campo Comando:, que neste caso será firefox.

O comando precisa estar na sua variável PATH ou você terá que indicar o caminho completo do executável. Se não souber o nome do executável de um aplicativo, use o comando locate para procurar pelo arquivo 'desktop' e indique o texto da linha 'Exec' como comando.

Nota

Após o comando, você poderá ter vários itens de substituição por outros valores atuais, quando o programa for executado:

%f - um nome de arquivo único
%F - uma lista de arquivos; use nos aplicativos que podem abrir vários arquivos locais de uma vez
%u - um único URL
%U - uma lista de URLs
%d - a pasta do arquivo a abrir
%D - uma lista de pastas
%i - o ícone
%m - o mini-ícone
%c - o título

Por exemplo: se você quiser que o 'firefox' inicie a sua navegação Web em 'www.kde.org' - em vez do firefox, você poderá digitar firefox %u www.kde.org.

A maioria dos aplicativos aceitam opções adicionais, como por exemplo, o nome de um perfil definido como o Konqueror ou o Konsole. Para ver todas as opções de um aplicativo, execute nomeaplicativo --help no Konsole.

Seria bom ter um ícone mais criativo, então vamos clicar no ícone genérico que está ao lado do Nome: (observe que o ícone padrão pode estar em branco, e neste caso deve-se clicar na área à direita da caixa de inserção de nome). Ele irá invocar a janela para Selecionar Ícone, que permite-nos escolher um novo ícone, como aparece abaixo.

A janela para Selecionar Ícone.

Nós escolhemos o ícone do 'firefox' na lista; em seguida, pressione Enter. A sua tela final deverá ser algo semelhante à imagem abaixo.

Isto é como deverá ficar o item do menu completo.

O local do novo item do menu poderá ser alterado agora com os botões Mover para cima e Mover para baixo da barra de ferramentas do KMenuEdit ou arrastando com o mouse.

Os itens do submenu podem ser ordenados com o botão Ordenar da barra de ferramentas do KMenuEdit ou com a opção do menu EditarOrdenar.

Clique em ArquivoSalvar, espere que a janela Atualizando a Configuração do Sistema termine, para depois encontrar o Firefox no submenu Internet do lançador de aplicativos.