Desenhar formulários

Termos mais importantes

Formulário

Uma janela fornecida para propiciar uma fácil entrada e apresentação de dados na tela do computador.

Fontes de dados de formulários

Uma tabela ou pesquisa no banco de dados que fornece os dados apresentados no formulário. A fonte de dados é necessária porque os formulários em si são apenas ferramentas para mostrar e inserir dados, enquanto as tabelas e pesquisas são as fontes dos dados. Os formulários novos e vazios não possuem fonte de dados atribuída e, por isso, não apresentam nenhuma informação do seu banco de dados, a menos que lhes atribua uma fonte de dados.

Campo de formulário

O equivalente direto da coluna em uma tabela ou consulta. Os campos são mais frequentemente usados para exibir texto e números. Inserir um novo valor ou mudar um valor existente de um campo provoca uma mudança na coluna da tabela ou consulta atribuída ao campo (após a mudança ter sido aceita).

Desenho do formulário

As tarefas que estará desempenhando para definir a aparência e a funcionalidade do formulário. Para fazer isso, você precisa indicar a fonte de dados, inserir os campos no formulário com vários tipos e colocá-los no local apropriado.

Elemento de formulário

Elementos do formulário. Os principais tipos de elemento são:

  • Os elementos mostram informações, por exemplo, num campo de texto ou numa área de imagem. Cada item deste tipo poderá ser associado a um campo da fonte de dados (coluna de uma tabela ou consulta). Assim, esses itens são chamados de campos, em resumo.

  • Os elementos capazes de efetuar uma determinada ação, por exemplo, um botão que poderá fechar o formulário atual. Dentro de outras aplicações, este tipo de item é alguma vezes denominado de controle do formulário, porque pode efetuar uma ação previamente definida para controlar o comportamento da sua aplicação de banco de dados.

  • Existem outros itens que permitem melhorar a aparência de um formulário, por exemplo, um "item de linha" poderá separar de forma visual duas áreas do formulário.

Elemento contêiner

Um item que poderá conter outros itens dentro da sua área. Por exemplo, uma moldura ou uma página são elementos contentores. A superfície do formulário é ela própria um contentor. Um botão de comando não poderá ser considerado um contentor porque não é possível introduzir um item gráfico dentro dele. Nos casos mais complexos, os itens contentores poderão ser inseridos dentro de um contentor, de modo a possibilitar o encadeamento.

Formulários versus tabelas

No capítulo Inserir os dados nas tabelas, você aprendeu como inserir os dados diretamente nas tabelas, usando a sua área de dados. Contudo, em muitos casos, os formulários são mais adequados para inserir os dados:

  • Um tabela pode conter muitas colunas para exibi-las em sua tela. Um formulário pode exibir estes dados usando várias linhas.

  • Um formulário permite dividir a nível visual os campos de dados em grupos lógicos, aumentando assim a legibilidade. As legendas com informações adicionais poderão ser inseridas para dar mais sugestões aos usuários sobre como usar o formulário ou o que significam os campos de dados indicados.

  • Botões de comando podem ser usados neste formulários para os comandos normalmente usados de modo que os usuários podem usar os formulários de uma maneira semelhante a dos aplicativos independentes que eles conhecem.

Na área de visualização dos dados, a apresentação de dados multi-linhas ou imagens é tão fácil como nos formulários.

Trabalhar com o desenho do formulário

Como no desenho de tabelas ou pesquisas, você poderá usar a Visão de Dados e Visão de Desenho. O desenho do formulário é efetuado na Visão de Desenho. Iremos fazer referências frequentes á janela de desenho do formulário como sendo o Desenhador do Formulário.

  1. Para criar um novo formulário vazio, selecione Formulário na barra de ferramentas. Opcionalmente, você poderá usar o comando Criar um objeto: Formulário do botão combinado do Navegador do Projeto ou Criar um objeto: Formulário do menu de contexto do Navegador do Projeto.

  2. Irá aparecer uma área nova, que você poderá dimensionar o formulário, movendo para isso as suas bordas. O formulário está coberto com uma grade, para simplificar o posicionamento preciso dos elementos.

Como acontece no desenho de tabelas, o Desenhador do Formulário fornece uma área de Editor de Propriedades. Para economizar algum espaço na tela, a área tem três páginas relacionadas com o formulário selecionado no momento:

A página de Propriedades

Contém uma lista das propriedades para o elemento atualmente selecionado.

A página da Fonte de Dados

Contém as propriedades relacionadas diretamente com a fonte de dados do item selecionado ou do formulário em si.

A página de Elementos

Contém uma hierarquia de todos os elementos do formulário. A lista simplifica a procura de elementos por nome e a navegação entre eles.

Informações sobre o nome e tipo de elemento atualmente selecionado são exibidas na primeira e segunda abas.

Barras de ferramentas adicionais estão também disponíveis:

  • A barra de Elementos é usada para inserir elementos gráficos no formulário. Selecione o Desenho do Formulário para mostrá-la.

Usar a página de Elementos

A página de elementos na área de Propriedades oferece uma lista com elementos do formulário e a sua hierarquia. Cada elemento é apresentado dentro da hierarquia, além dos outros elementos de mesmo nível (com o mesmo contentor-pai). Os elementos-filhos (dentro de contentores) são apresentados com nomes endentados.

Cada elemento exibe seu nome e tipo. O tipo possui também um ícone relacionado - o mesmo que é exibido na barra de ferramentas quando o desenho do formulário é executado.

Nota

  • A mudança da seleção atual na lista provoca uma seleção apropriada no formulário designado. Isto permite uma pesquisa mais simples dos elementos pelo nome, bem como uma navegação mais simples. Por exemplo, é possível selecionar um elemento pelo nome, mudando depois para a página de Propriedades, para mudar as propriedades do elemento.

  • Manter a tecla Ctrl pressionada enquanto um item na lista de elementos é selecionado permite que vários elementos sejam selecionados ao mesmo tempo. Manter a tecla Shift pressionada, permite selecionar listas inteiras de elementos.

A atribuição de nomes razoáveis poderá ser útil mas não obrigatória. Lembre-se que o nome de um elemento é uma propriedade que não é visível para o usuário do seu formulário. Os usuários só irão ver um texto do elemento, indicado pela propriedade Texto ou outra do gênero.

Inserir elementos - campos de texto

Vamos criar um formulário que fornece informações sobre as pessoas, isto é um formulário ligado à tabela Pessoas.

Se o formulário a ser desenhado deverá apresentar os dados obtidos do banco de dados, você terá que colocar campos apropriados nele. Para fazer isso, use os botões na barra de Elementos. Cada botão corresponde a um único tipo de item.

  1. Clique no botão Campo de texto da barra de Elementos.

  2. Clique na superfície do formulário com o botão esquerdo do mouse. Será colocado um novo campo de texto no ponto em que clicou. Antes de soltar, poderá arrastar o seu mouse para definir o tamanho desejado para o item.

  3. Se necessário, mova o elemento inserido usando o arrastar & soltar para a posição desejada. Você pode redimensionar o elemento posteriormente arrastando uma das pequenas caixas que aparecem próximas aos cantos. Note que as caixas só estarão visíveis quando o elemento estiver selecionado. Se você selecionar outro elemento ou a superfície do formulário, as caixas desaparecerão.

  4. Clique no botão Campo de texto de novo e clique na superfície do formulário para inserir outro elemento. Repita esta ação até que tenha mais três campos de texto no seu formulário. Por questões de simplificação, iremos limitar-nos a cinco campos de dados.

Nota

  • Existe um menu de contexto disponível no modo de desenho do formulário, ativado ao clicar com o botão direito do mouse sobre o elemento desejado ou na superfície do formulário. O menu oferece comandos como o Cortar, Copiar, Colar, Apagar ou outros mais complexos. Também estão disponíveis atalhos de teclado para esses comandos. Alguns dos comandos só estão disponíveis para certos tipos de elementos.

  • Os comandos Cortar, Copiar e Colar permitem mover ou copiar os itens entre formulários, mesmo entre projetos de bancos de dados separados.

  • Mantendo a tecla Ctrl pressionada enquanto clica um elemento permitirá selecionar vários elementos ao mesmo tempo.

  • Em vez de usar os comandos Copiar e Colar, para duplicar um elemento dentro do mesmo formulário, você poderá manter pressionada a tecla Ctrl enquanto move o elemento. Depois de soltar o botão do mouse, o item arrastado não será movido mas sim copiado para o novo local.

Atribuir fontes de dados

Os campos que inseriu não possuem fonte de dados atribuída ainda e, por isso, não serão capazes de mostrar informações do banco de dados. Para atribuir uma fonte de dados, use a aba (Fonte de Dados) da área do Editor de Propriedades.

O primeiro passo de todos é indicar a fonte de dados do formulário, isto é o local de onde os dados apresentados serão obtidos. Como descrito acima, irá usar a tabela Pessoas como fonte de dados para o seu novo formulário.

  1. Clique na superfície do formulário, de modo a alterar as suas propriedades.

  2. Mude para a página (Fonte de dados) e insira o nome da tabela Pessoas na lista da Fonte de dados do formulário. Alternativamente, você poderá selecionar este nome a partir da lista.

Você atribuiu a fonte de dados do formulário. Agora precisa indicar a fonte de dados do elemento.

  1. Clique no primeiro elemento de campo de texto no topo do formulário.

  2. Na aba (Fonte de Dados) da área de propriedades, insira o nome do campo nome na lista Fonte de dados do elemento. Em alternativa, poderá selecionar este nome na lista.

  3. Clique no campo de texto seguinte e insira o sobrenome como fonte de dados.

  4. Insira as fontes de dados para os campos de texto 'rua', 'numero' e 'cidade' de forma semelhante.

Você poderá agora salvar o desenho do formulário (isto não é obrigatório para testar o formulário em ação). Para salvar, clique no botão Salvar da barra de ferramentas. Depois de salvar, será solicitado para inserir o nome do formulário. Digite Pessoas como título e clique no botão OK. O nome do formulário será preenchido automaticamente.

Este é o momento certo para testar o seu formulário. Clique no botão Dados da barra de ferramentas. A menos que tenha cometido algum erro ao inserir as fontes de dados, deverá ver os campos do formulário preenchidos com os dados da tabela Pessoas.

Nota

  • Se você quiser remover a atribuição da fonte de dados para um elemento do formulário, poderá usar o botão do campo Fonte de dados do elemento.

  • Use o botão (Vá para a fonte de dados do formulário selecionada) para selecionar a tabela ou pesquisa apropriada no Navegador do Projeto, para que possa rapidamente abrir uma tabela ou pesquisa, sendo a fonte de dados do formulário.

Inserir legendas de texto

Para facilitar ao usuário do formulário a identificação do significado de cada elemento dos campos, estes deverão ter adicionadas legendas de texto com títulos apropriados. Para criar legendas de texto, é usado o elemento Legenda.

Insira três campos de texto no formulário, colocando-os do lado esquerdo dos campos de texto (ou do lado direito, se o seu sistema operacional usar uma escrita da direita-para-a-esquerda). Ao inserir uma nova legenda, aparece um cursor de texto no local em que poderá inserir o título desejado. Insira consecutivamente: Nome, Sobrenome, Rua, Número e Cidade. Além disso, no topo do formulário, indique outra legenda que mostra o nome do formulário, isto é Pessoas. Alargue o texto desta legenda e aumente o tamanho da letra com a Fonte da página de Propriedades.

Ações

Uma ação é uma única atividade isolada na aplicação, disponível para o usuário executar. Também poderá ser executada automaticamente como reação para um determinado evento (por exemplo, depois de abrir um formulário).

Atribuindo ações aos botões do formulário

A maioria das ações podem ser atribuídas aos botões do formulário. A ação atribuída é executada após o botão ser clicado.

Para atribuir uma ação:

  1. Mude para a visão de Desenho do formulário, caso ainda não o tenha feito.

  2. Selecione o elemento do botão existente, clicando nele, ou coloque um novo botão no formulário. Se inserir um novo botão, indique o seu título e pressione Enter.

  3. Clique no elemento do botão, com o botão direito do mouse, para mostrar o menu de contexto.

  4. No menu de contexto, selecione o comando Atribuir uma ação....

  5. Irá aparecer uma janela de Atribuição de uma ação a um botão de comando, apresentando uma lista de ações disponíveis. Uma das ações fica selecionada se o elemento já tiver uma ação atribuída. Caso contrário, a lista da Categoria de ação terá o item Sem ação selecionado.

  6. Na lista do Categoria de ação, selecione o item Ações da aplicação. Serão apresentadas as ações ao nível da aplicação.

  7. Selecione uma das ações da lista (por exemplo, Apagar o objeto selecionado).

Depois de mudar para a visão de dados do formulário, poderá tentar ver se a ação funciona.

Nota

  • Para remover a atribuição da ação, selecione o item Sem ação da lista Categoria da ação da janela Atribuir uma ação a um botão de comando.

  • As ações só funcionam na vista de dados do formulário. Nem todas as atribuições de ações são razoáveis. Por exemplo, a ação Fonte... estará disponível na visão de dados, mas só se tiver um elemento selecionado na visão de Desenho. Se tiver feito alterações aos tipos de fonte, as alterações são aplicadas ao texto desse elemento selecionado.

Layout dos elementos

Na maioria dos casos os elementos do formulário deverão ser convenientemente posicionados e alinhados. Posicionar, alinhar e redimensionar elementos manualmente não é fácil e estes parâmetros não serão ajustados quando o usuário redimensiona o formulário. De fato, a situação pode ser ainda pior porque você não pode considerar que um determinado formulário requer um determinado espaço uma vez que os usuários usam diferentes tamanhos de fonte e resoluções de tela.

Usar a ferramenta especial chamada layout de elementos pode ajudá-lo a dispor automaticamente os elementos do formulário. Layout de elementos é uma ação de grupar dois ou mais elementos de modo que eles estejam bem posicionados e possuam tamanhos apropriados.

Usar este layout em um formulário melhora o alinhamento. Além do mais, seu espaço é melhor aproveitado. Campos de texto estão próximos um do outro e o espaçamento é constante.

Política de tamanhos para elementos dentro de um layout

Em vez de definir um tipo de letra monoespaçada para os seus elementos, no Kexi você poderá optar entre várias políticas de tamanho dos elementos. Uma política de tamanho é uma estratégia flexível para controlar como é esticado (ou encolhido) um elemento, dependendo dos elementos vizinhos e do espaço disponível dentro do formulário.

Após colocar os elementos em uma linha eles serão redimensionados para conter o texto visível.

Para cada elemento inserido no formulário, existem definições para a política de tamanho disponíveis no Editor de Propriedades. As definições são apresentadas como um grupo de propriedades chamado Política de Tamanho.

Este grupo de propriedades contém:

Política de Tamanho Horizontal

definindo o tamanho horizontal do elemento,

Política de Tamanho Vertical

definindo o tamanho vertical do elemento,

Esticamento Horizontal

definir a força da atividade da Política de Tamanho Horizontal,

Esticamento Vertical

definir a força da atividade da Política de Tamanho Vertical

Valores para as políticas de tamanho

Estão disponíveis os seguintes valores na lista para a Política Horizontal e Política Vertical, visíveis no Editor de Propriedades:

Fixo

este valor significa que o elemento não pode ser automaticamente redimensionado; ele deve manter um tamanho constante definido durante o desenho (largura e altura),

Mínimo

este valor significa que o tamanho original do elemento é configurado como o mínimo permitido, ele é suficiente e não há necessidade de expandir o elemento, mas o elemento será expandido se necessário. Este tipo de política pode ser usada para forçar que o elemento seja expandido para a largura ou altura totais, especialmente se você configurar um valor de esticamento maior que 0.

Máximo

este valor significa que o tamanho original do elemento está configurado para o máximo permitido e que pode ser diminuído sem quebrar a usabilidade e legibilidade do elemento se outros elementos necessitarem de mais espaço,

Preferencial

este valor significa que o tamanho original do elemento é o mais adequado ou preferencial; no entanto, o elemento pode ser encolhido ou expandido e ele permanecerá legível,

Expansível

este valor significa que o tamanho original do elemento é razoável mas o elemento pode também ser encolhido; ele pode ser expandido também para tomar tanto espaço quanto possível,

Expansão Mínima

este valor significa que o tamanho original do elemento é permitido; ele pode ser expandido para tomar tanto espaço quanto possível,

Ignorado

este valor significa que o tamanho original do elemento é ignorado; o elemento pode ser expandido para tomar tanto espaço quanto possível mas outros elementos normalmente não permitirão isso

Tipos diferentes de elementos possuem políticas de tamanho padrão variadas; por exemplo, elementos de botão possuem a política de tamanho padrão configurada para Mínimo (em ambas direções), enquanto elementos de campo de texto possuem a política de tamanho vertical configurada para Fixo.

As políticas de tamanho mais frequentemente usadas são Preferencial, Mínimo e Máximo.

Esticamento horizontal e vertical

As propriedades de Esticamento Vert. e Esticamento Hor. aceitam valores inteiro maiores ou iguais a 0. Estas propriedades permitem um ajuste fino do comportamento das políticas de tamanho. O valor padrão para a maioria das propriedades é 0. Um valor maior de esticamento significa que o elemento será expandido mais do que os outros elementos que possuem um valor menor configurado.