Desenhar consultas do banco de dados

O objetivo principal de um banco de dados é guardar e ajudar a extrair a informação que procura. Ao contrário dos bancos de dados escritos em folhas de papel, o banco de dados Kexi permite-lhe definir mais critérios de pesquisa. Os resultados são devolvidos mais rápido, mesmo para grandes conjuntos de dados. Tudo isto é uma potencialidade dos bancos de dados; contudo, para ser possível realizar consultas efetivas no seu banco de dados, você precisa aprender a dizer ao banco de dados o que procura.

Com consultas ao banco de dados, você pode limitar os dados retornados de uma tabela para um conjunto predefinido de linhas e colunas, bem como juntar dinamicamente os dados originados de várias tabelas.

Para ver como funcionam as consultas na prática, você irá criar uma consulta de contatos que mescla os dados das duas tabelas: Pessoas e Telefones (desenhadas aqui e preenchidas com dados aqui).

  1. Crie uma nova consulta vazia, selecionando a opção Consulta da barra de ferramentas. A janela de desenho irá aparecer. A janela aparece dividida em duas áreas: os relacionamentos da consulta no topo e as colunas da consulta em baixo.

  2. Selecione a tabela Pessoas na lista Tabela:, localizada no topo da janela, e clique no botão Inserir. Irá aparecer uma representação gráfica da tabela na área de relações. Faça o mesmo para a tabela Telefones para inseri-la também.

  3. Adicione uma relação à pesquisa arrastando com o mouse (arrastar & soltar): clique no campo Id da tabela pessoas, arraste-o e solte-o no campo pessoa da tabela Telefones. Isto irá juntar ambos os campos, criando uma nova relação.

  4. Clique duas vezes sobre o campo nome na tabela Pessoas , para adicionar o campo como uma coluna da consulta. De forma semelhante, adicione o sobrenome, rua, numero, cidade da tabela Pessoas e o telefone da tabela Telefones.

  5. O desenho da consulta está agora pronto para testes. Clique no botão Dados da barra de ferramentas, para mudar do desenho para a visualização dos dados fornecidos como resultado da consulta.

  6. Salve o desenho da pesquisa para uso posterior, clicando no botão Salvar da barra de ferramentas. Uma vez que o desenho da consulta ainda não foi salvo, será pedida a indicação de um nome. Insira o texto Contatos no campo do título e clique no botão OK.