Desenhar as tabelas do banco de dados

Primeiro, irão existir duas tabelas adicionadas ao seu banco de dados: a Pessoas e a Telefones. Estas são exatamente as mesmas tabelas que estão descritas no capítulo Banco de dados e planilhas. Você poderá encontrar um layout para Pessoas na seção de Integridade e validade dos dados nesse capítulo.

  1. Selecione a opção Tabela da barra e ferramentas ou a opção Criar um objeto: tabela do menu de contexto do item Tabelas do Navegador do Projeto.

  2. A janela de Desenho da Tabela irá aparecer. Se olhar para o topo da janela de desenho, irá reparar que o Kexi lhe propôs um nome genérico do tipo Tabela1 para a nova tabela. O desenho da tabela ainda não está salvo, logo será capaz de lhe atribuir um nome mais indicado posteriormente. Além disso, pela mesma razão, o nome da tabela ainda não está visível no Navegador do Projeto.

A janela do Desenhador de Tabelas

A janela do Desenhador de Tabelas consiste nas seguintes colunas:

  • - Informações adicionais sobre o campo.

  • Nome do Título do Campo - o título do campo que será exibido durante a entrada de dados.

  • Tipo de Dados - uma lista com os tipos de dados que permite atribuir uma regra principal para os dados inseridos num determinado campo. Por exemplo, quando um campo for do tipo de números inteiros, o usuário do banco de dados não poderá inserir letras neste campo.

  • Comentários - você poderá introduzir aqui quaisquer informações úteis para compreender para que serve o campo indicado. Este texto adicional será salvo dentro do desenho das tabelas e só ficará visível no modo de desenho.

Na janela de desenho da tabela, cada linha corresponde a um único campo da tabela. Você poderá identificar se está no modo de desenho quando o botão Desenho estiver ativo dentro da barra da janela de desenho de tabelas.

Desenhar a tabela de Pessoas

Na primeira linha, clique na célula da coluna Título do Campo e insira Nome como título do campo. Preencher o campo Título do Campo automaticamente preenche o campo Nome como visto no painel do Editor de propriedades.

Notas sobre os nomes e títulos dos campos

  • Cada campo da tabela deverá ter um nome e um título, que não poderão estar vazios.

  • O nome do campo é uma palavra usada pelo banco de dados, que não estará normalmente visível para os usuários da aplicação. O nome não poderá conter caracteres especiais (nacionais) do tipo ±, ¶, Ü, ou espaços. O nome só poderá conter letras não acentuadas, números e o sublinhado _. Use o último em vez dos espaços ou hifens.

  • Os nomes dos campos deverão começar por uma letra ou sublinhado _, nunca com um número.

  • Não importa se você está usando letras maiúsculas ou minúsculas. Para o Kexi, o nome do banco de dados Pessoas é igual a pessoas.

  • O título do campo, por outro lado, permite-lhe inserir quaisquer letras ou caracteres especiais. Será apresentado para os usuários do aplicativo do banco de dados.

De forma semelhante, insira os seguintes campos no desenho da tabela:

  • sobrenome

  • rua

  • numero

  • cidade

Todos os campos acima, exceto o numero, são do tipo texto. Mude o tipo do campo numero para um número inteiro. Para fazer isso, clique numa célula da coluna Tipo de Dados, na linha numero e clique no botão da lista ou pressione F4. A lista de tipos de dados irá aparecer. Você poderá também usar as teclas de cursores Cima e Baixo para selecionar outro tipo. Selecione o tipo Número Inteiro.

Daqui em diante, o campo numero só aceita números.

O desenho da tabela de pessoas está pronto. Clique no botão Dados da barra de ferramentas para terminar o desenho e mudar para a Visão de Dados da tabela. Isto permite-lhe inserir dados na tabela.

Uma vez que o desenho ainda não está salvo no banco de dados, a janela Salvar objeto como irá aparecer. Você precisa indicar o nome da nova tabela.

O Kexi oferece um nome genérico do tipo Tabela1. Para mudar o nome insira Pessoas no campo Título e pressione a tecla Enter ou o botão OK. O campo Título será usado para mostrar a tabela aos usuários do banco de dados, por exemplo, como um formulário. Ao contrário do nome, o título poderá conter quaisquer espaços, incluindo os espaços e caracteres especiais.

Lembre-se de que o preenchimento do campo Título preenche automaticamente o campo Nome. Para sua conveniência, mantêm-se a regra de utilização de apenas letras, números e _. Você poderá alterar o conteúdo do campo Nome se desejar.

  1. Você será questionado se deseja automaticamente adicionar uma chave primária à tabela. Clique no botão Adicionar uma chave primária para continuar.

  2. A tabela Pessoas foi criada e aberta na Visão de Dados. O seu nome aparece na área do Navegador do Projeto.

  3. Crie a tabela Telefones, de forma semelhante à da tabela das Pessoas.

  4. Crie um campo pessoa do tipo Inteiro e um telefone do tipo Texto. Não use um tipo numérico, uma vez que os números de telefone poderão ter diferentes formatos e prefixos.

  5. Clique no botão Dados na barra de ferramentas e insira o título Telefones para a tabela. Como na sua tabela anterior, permita ao Kexi criar automaticamente uma chave primária.