Capítulo 6. Apêndice A. Introdução aos Bancos de Dados

O Que é um Banco de Dados?

Você poderá definir um banco de dados com uma coleção de dados sobre um tópico. Ele está organizado de forma a permitir encontrar facilmente a informação, fazer alterações ou adicionar itens novos.

Veja este diagrama para um dos exemplos acima: uma agenda telefônica simples.

A imagem acima mostra um conjunto de dois contatos, sendo cada um deles apresentado em um cartão em separado. Parece que cada um dos cartões poderá constituir uma linha única numa tabela:

Tabela 6.1. Tabela de contatos

NomeNum. Tel.

João

699 23 43 12

Pedro

711 19 77 21


Termos e definições: Um dado simples que constitui uma parte de uma coleção maior poderá ser chamado de linha ou, de forma mais profissional, um registro. A coleção chama-se normalmente tabela. Além disso, o nome mais natural para a tabela é um que descreve os dados que oferece/armazena, que é Contatos. Depois disso, cada linha da tabela consiste de colunas, também chamadas de campos. Na tabela Contatos, existem duas colunas (campos): o Nome e o Num. Tel..

Para usos simples, uma única tabela poderá constituir um banco de dados. Muitas pessoas consideram estas duas coisas equivalentes. Como você poderá ver, para os bancos de dados reais, é necessário normalmente mais de uma tabela.

Para resumir, você já tem um banco de dados simples com uma tabela Contatos.