Programas de criação de Banco de Dados

Até agora, você ainda aprendeu as características gerais dos bancos de dados sem entrar em grandes pormenores sobre os aplicativos específicos que os desenharam.

Os primeiros bancos de dados foram criados em conjunto com os grandes servidores nos anos 60, por exemplo, o IBM System/360. Eles não estavam a altura dos PCs atuais, como tal, esses bancos de dados necessitavam de pessoal altamente especializado. Ainda que o 'hardware' dos computadores antigos fosse pouco confiável, extremamente mais lento e tivesse menos capacidade de armazenamento, um dos recursos de banco de dados ainda continua atraente: o acesso aos dados por vários usuários através de uma rede.

Nos anos 70, os cientistas formaram a teoria dos bancos de dados relacionais (termos como: tabela, registro, coluna (campo) e relação, entre outros). Na base desta teoria, os bancos de dados IBM DB2 e Oracle foram criados, sendo desenvolvidos e usados até hoje. Na final dos anos 70, foram construídos os primeiros PCs. Os seus usuários poderiam (gradualmente) usar vários tipos de aplicativos, incluindo os usados para a construção de bancos de dados.

Quando chegaram os grandes bancos de dados nas empresas, a situação não mudou: eles continuam a pedir computadores poderosos ou complexos de computadores chamados clusters. Isto vai, porém, além do escopo deste manual.

Na área de bancos de dados acessíveis, com interfaces gráficas para PCs, você poderá escolher o seguinte:

  • DBase - uma ferramenta para operar bancos de dados para DOS, popular nos anos 80. Os arquivos no formato do DBase ainda hoje são usados em alguns casos específicos, devido à sua simplicidade.

  • FoxPro - um aplicativo semelhante ao DBase (início dos anos 90). Após ter sido adquirido pela Microsoft, as interfaces gráficas foram introduzidas e, como tal, é usada para criar bancos de dados nos PCs. Este produto ainda é oferecido, ainda que esteja um pouco obsoleto.

  • Microsoft Access - um aplicativo para bancos de dados (dados e desenho gráfico da interface) com muitas simplificações, o que o torna adequado para principiantes; foi desenhada no fim dos anos 80, baseada na arquitetura de 16 bits. Os produtos oferecidos ainda são largamente usados nos dias de hoje, especialmente nas empresas pequenas, onde a eficiência e os requisitos multi-usuário não são muito importantes.

  • FileMaker - um aplicativo conhecido e semelhante ao MS Access em simplicidade, operando em plataformas Windows e Macintosh, que é oferecido desde 1985.

  • Kexi - um aplicativo multi-plataforma (UNIX®/Linux®, Windows, Mac® OS X), desenhado em 2003, desenvolvido com base nos princípios do OpenSource, parte da comunidade KDE, que dentre outras coisas fornece um ambiente gráfico para os sistemas UNIX®/Linux®. Um contribuinte importante para o desenvolvimento do Kexi foi a companhia OpenOffice da Polônia.