Verificar validade

O Calligra Sheets pode automaticamente verificar a validade de dados inseridos baseado num determinado critério, e exibir uma caixa de mensagem se o dado é inválido.

Para ativar esta funcionalidade, selecione as células a serem monitoradas e escolha DadosValidação.... Isto mostrará a janela Validação do Calligra Sheets, que possui três páginas.

Na página Critério selecione que tipo de dados serão considerados válidos a partir da lista de caixa combinada Permitir: e então define um intervalo de valores escolhendo uma das opções na caixa combinada Dados: e inserindo valor(es) apropriado(2) em uma ou ambas caixa(s) de edição.

Quando você tiver feito esta mudança para a aba Alerta de erro. Aqui você pode escolher o tipo de caixa de mensagem (Pare, Alerta ou Informação) que aparecerá quando um valor inválido for inserido, e definir o título da caixa de mensagem e o texto de mensagem.

Note que esta característica somente verifica dados que você inserir na célula, para um modo de verificar os resultados de fórmulas de célula veja a seção Atributos Condicionais de Célula deste Livro de Mão.