Capítulo 1. Introdução

O KMenuEdit permite a edição dos lançadores de aplicações do KDE.

O KMenuEdit pode ser iniciado carregando com o botão direito do rato no botão de lançamento de aplicações no painel e escolhendo Editar as Aplicações... ou se escrever kmenuedit da linha de comandos do KRunner.

O KMenuEdit permite-lhe:

  • Ver e editar o menu usado pelo lançador de aplicações actual

  • Cortar, Copiar e Colar itens e submenus do menu

  • Criar e remover sub-menus e itens

  • Alterar a ordem dos submenus e itens

  • Esconder os itens e adicionar submenus e itens novos

Por omissão, todas as aplicações instaladas no computador aparecem no menu de lançadores de aplicações de todos os utilizadores. As aplicações poderão aparecer mais que uma vez em vários menus diferentes. As categorias de submenus vazias que estiverem definidas na especificação do menu irão também aparecer, mas não estão visíveis nos lançadores de aplicações, a menos que instale as aplicações que pertencem a essas categorias.

A árvore tem dois tipos diferentes de elementos:

  • Submenu: Só os campos Nome, Comentário e Descrição, bem como o botão para seleccionar um ícone, é que estão activos; a página Avançado está desactivada. Qualquer submenu poderá conter vários submenus e/ou itens adicionais.

  • Itens: Use este elemento para introduzir os dados da aplicação que deseja adicionar. Para informações mais detalhadas, veja como Usar o KMenuEdit.

O KMenuEdit tem dois modos de visualização da árvore - normal e com os itens escondidos. Para ver os últimos, assinale a opção Mostrar os itens escondidos da janela de configuração da página de Opções gerais.

Diversos itens adicionais aparecerão no modo de visualização escondida na árvore. Alguns dos itens escondidos parecem ser simplesmente duplicados para têm opções do comando diferentes. Normalmente não deverá alterar nunca estes itens escondidos, caso contrário arriscar-se-á a perder alguma funcionalidade do sistema.

No modo escondido, irá ter um submenu especial .hidden [Hidden] (escondido) como item de topo na árvore. Este submenu especial não pode ser editado. Neste submenu todos os itens apagados serão apresentados no próximo arranque do KMenuEdit.

Não é possível apagar os itens com a GUI neste submenu especial. Eles irão aparecer de novo no próximo arranque do KMenuEdit.

Casos de Uso

Adaptar o Menu para um Utilizador

Reordenar os Itens

Isto deverá ser feito no modo de visualização escondida, onde só os submenus e itens visíveis no menu de lançamento de aplicações é que aparecem.

Por omissão, o menu aparece ordenado alfabeticamente pelos nomes ou descrições em Inglês. Se usar outra língua que não o Inglês, então alguns submenus e itens irão aparecer assim desordenados.

Use as opções em EditarOrdenar para ordenar pelo nome ou pela descrição. Se usar o lançador de aplicações clássico, terá de escolher o Formato correspondente na janela de configuração. No lançador Kickoff, assinale a opção Mostrar as aplicações pelo nome se as ordenar pelo nome aqui.

Se agrupar os seus submenus ou itens usados com maior frequência em conjunto isto é no topo do menu, torna a sua selecção mais simples. Para alterar a ordem dos itens individuais ou submenus na árvore, use os botões Subir ou Descer na barra de ferramentas ou estas acções no menu.

Todos os lançadores de aplicações irão usar a ordem dos submenus definida no KMenuEdit.

Remover os Itens da Área do Menu

Ter todas as aplicações instaladas num computador poderá ser confuso para alguns utilizadores, pelo que poderá querer esconder alguns dos itens ou submenus menos usados. Existem duas formas diferentes de o fazer:

Mude para o modo de visualização normal sem itens escondidos. Se apagar os itens, estes serão movidos para o submenu .hidden [Hidden] (escondido). Podê-los-á repor na árvore, caso os queira recuperar.

Se apagar um submenu, o mesmo será realmente apagado, bem como todos os seus submenus e itens. Para os voltar a criar de novo, poderá usar a opção EditarRepor no Menu do Sistema, mas isto irá remover todos os seus submenus e itens personalizados, bem como os seus ficheiros .desktop correspondentes. Esta acção não pode ser anulada.

A forma preferida de remover os submenus e itens no menu de um lançador de aplicações é assinalar a opção Item escondido na página Geral e mudar para o modo de visualização escondida. Neste modo é fácil voltar atrás nas alterações, sem destruir a estrutura do menu. A única desvantagem é que terá de esconder todos os itens de um submenu para remover o submenu inteiro da árvore.

Adicionar Itens Personalizados

Para adicionar itens personalizados (submenus ou itens), use as acções no menu ou na barra de ferramentas. Os itens precisam de um nome e um comando; sem a definição do comando, o item não será gravado e a sua adição perder-se-á.

Se adicionar um item, este será introduzido como sub-item na posição actual da árvore. Mova um item, arrastando-o para tal com o rato ou usando o botão Descer para o fundo da árvore para o tornar um item de topo.

Transferir as definições do lançador de aplicações

Não existe forma de transferir as definições do menu com a GUI; terá de o fazer manualmente e copiar os seguintes ficheiros para o utilizador de destino:

O KMenuEdit grava a hierarquia de menus em $(qtpaths --paths GenericConfigLocation), no ficheiro menus/applications-kmenuedit.menu e a pasta $(qtpaths --paths GenericDataLocation) desktop-directories contém os ficheiros 'desktop' para os submenus que criou. Em $(qtpaths --paths GenericDataLocation), na sub-pasta applications, irá encontrar os ficheiros 'desktop' para os itens personalizados que criou.

Os atalhos de cada aplicação são guardados em kglobalshortcutsrc, na pasta $(qtpaths --paths GenericConfigLocation),, mas a exportação/importação não funciona porque os UUID's dos atalhos não correspondem entre sistemas, mesmo que os ficheiros .desktop sejam os mesmos. Terá de atribuir manualmente todos os atalhos de novo.