O Assistente de antivírus

Fundamentos

O KMail não tem uma solução de detecção de vírus incorporada: os desenvolvedores acreditam que o uso de ferramentas externas especializadas é a melhor abordagem. O KMail usa estas ferramentas através da sua arquitetura de filtros flexível. O assistente de antivírus ajuda-o na configuração inicial do filtro.

O que o assistente poderá fazer por você?

Ele fornece-lhe algumas opções sobre como deseja que a filtragem de vírus seja feita. Depois disso, irá criar automaticamente as regras de filtragem apropriadas.

Quais são as limitações do assistente?

Tudo o que ele pode fazer é configurar os filtros para você; ele fornecerá uma configuração padrão. Modificações manuais que foram aplicadas a filtros antivírus existentes não são reconhecidas. Em vez disso, esses filtros são sobrescritos pelo assistente.

Você pode ativar o assistente através de FerramentasAssistente antivírus.... Se esta opção não estiver disponível, clique em ConfiguraçõesConfigurar KMail...Plugins e marque a caixa ao lado de Antivírus. Você será solicitado a reiniciar o KMail; ao fazer isso, o assistente aparecerá no menu Ferramentas.

Avançado

O assistente de antivírus funciona exatamente como o Assistente anti-spam. O KMail pode usar diversas ferramentas externas para detectar mensagens que contenham vírus. Ele determinará quais dessas ferramentas estão instaladas no seu sistema e mostrará os resultados da pesquisa. Você pode marcar as ferramentas que deseja que o KMail use para detecção de vírus. Se quiser mais opções, basta fechar o assistente, instalar uma nova ferramenta e reiniciar o assistente.

Se você escolheu pelo menos uma ferramenta, será possível selecionar as ações a serem feitas no KMail, relacionadas às mensagens com vírus. Para que o KMail detecte as mensagens com vírus, você deverá assinalar a opção Verificar mensagens usando as ferramentas antivírus. Se quiser que as mensagens infectadas por um vírus sejam movidas para uma determinada pasta, selecione a pasta apropriada e assinale a opção Mover mensagens detectadas com vírus detectadas para a pasta selecionada. Se as mensagens detectadas com vírus deverão ser adicionalmente marcadas como lidas, então marque a opção Marcar adicionalmente as mensagens com vírus como lidas.

Selecionando pelo menos uma destas opções será possível finalizar a configuração do assistente de filtragem. O assistente não irá considerar nenhuma regra de filtragem existente, mas adicionará novas regras. Em qualquer caso, você pode verificar o resultado deste processo na Janela do filtro.

Detalhes

O assistente usa a informação gravada num arquivo de configuração especial chamado kmail.antivirusrc (gravado no diretório de configuração global e local do KDE). Se o arquivo de configuração local contiver uma entrada com um número de versão mais recente, os dados de configuração do arquivo local (para essa ferramenta) serão usados, permitindo que administradores e usuários atualizem a configuração do assistente.

A detecção local de mensagens com vírus é obtida com a criação de ações Enviar através, por ferramenta, dentro de um filtro especial. Outro filtro contém as regras para verificar as mensagens infectadas e as ações para marcá-las e (opcionalmente, dependendo da escolha no assistente) movê-las para uma pasta. Ambos os filtros são configurados para serem aplicados nas mensagens recebidas e na filtragem manual.