- Inserir a assinatura automaticamente
Se estiver assinalado, a sua assinatura, tal como está definida na página de identidade, é automaticamente adicionada ao fim de todas as mensagens que criar (isto é mensagens novas, respostas, etc.).
- Usar citação inteligente
Se estiver assinalada esta opção, irá repartir as linhas compridas mas irá tentar manter a citação correta (por exemplo o “> ” irá aparecer sempre no início da linha).
- Citar somente o texto selecionado ao responder mensagens
Se estiver assinalado, o KMail irá citar apenas o texto selecionado na janela da mensagem, em vez da mensagem completa, ao responder. Com isto, é possível gerar rapidamente respostas que citem apenas o parágrafo relevante para o qual está respondendo de fato, omitindo os outros parágrafos que não são relevantes para o contexto.
- Remover a assinatura ao responder
Se estiver assinalado, o KMail irá remover a assinatura do texto citado ao responder a uma mensagem. Isto é útil, uma vez que reduz a quantidade de texto citado, o facilita a leitura da resposta.
- Pedir automaticamente as notificações de entrega das mensagens
Se estiver assinalada esta opção, o → ficará por padrão ativo. Assinale esta opção apenas se souber o que está fazendo. Os MDNs são considerados incômodos (ou são simplesmente ignorados) por muitas pessoas. É melhor optar por pedir confirmações mensagem-a-mensagem.
- Quebrar linhas na coluna
Permite-lhe ativar ou desativar a mudança de linha na janela do compositor e permite-lhe escolher a coluna em que as linhas passarão a ser quebradas (você não deverá provavelmente necessitar de mudar o valor padrão, que é igual a
78).- Intervalo de salvamento automático
Poderá ser criada uma cópia de segurança do texto no compositor regularmente. Esta opção permite-lhe indicar o intervalo usado para criar a cópia de segurança. Você poderá desativar a gravação automática se configurar este valor como
0.
Aqui você pode adicionar, editar e excluir modelos de mensagem personalizados para usar quando você compõe uma mensagem de resposta ou encaminhamento.
Modelos de mensagem suportam comando de substituição. Basta digitá-los ou selecioná-los a partir do menu .
Estes são os modelos globais (padrão). Eles podem ser substituídos tanto pelos modelos por identidade como pelos modelos por pastas, se forem especificados.
Aqui você pode adicionar, editar e excluir modelos de mensagem personalizados para usar quando você compõe uma mensagem de resposta ou encaminhamento. Crie o modelo personalizando digitando o nome na caixa de entrada e pressionando o botão +. Você pode atribuir uma combinação de teclas para o modelo para operação mais rápida.
Modelos de mensagem suportam comando de substituição. Basta digitá-los ou selecioná-los a partir do menu .
Existem quatro tipos de modelos: usado para Responder, Responder a todos, Encaminhar e Universal que podem ser usados para todos os tipos de operações. Você não pode atribuir atalhos de teclado aos modelos do tipo Universal.
Esta seção contém uma lista dos prefixos de “Resposta” e “Reencaminhamento”. Se você receber mensagens que usam prefixos diferentes dos normais, você poderá adicioná-los aqui para que o KMail os reconheça. Desta forma, o KMail poderá ignorá-los para ordenar as mensagens e ao definir o assunto de uma resposta, substituindo-os opcionalmente por “Re:” ou “Fwd:”, respectivamente.
Aqui, você poderá gerenciar as codificações padrão usadas para as suas próprias mensagens. Todas as mensagens que enviar serão analisadas para saber se estão escritas numa das codificações indicadas, começando pelo início da lista. Se estiver, será usada esta codificação. Se não estiver, irá aparecer uma janela que lhe dirá para escolher manualmente uma codificação com a opção → .
Se você selecionar a opção Se possível, manter a codificação de caracteres original nas respostas e encaminhamentos, será mantida a codificação original da mensagem, a menos que existam caracteres que não possam ser representados com essa codificação.
Assinale a opção Usar o sufixo Message-ID personalizado se quiser que o KMail gere Message-Id's com um sufixo personalizado. Indique o sufixo desejado no Sufixo personalizado do Message-ID. Por favor, garanta que o sufixo que indicar é único a nível mundial. A melhor coisa a fazer é usar o nome de um domínio que você possua. Se não assinalar o Usar o sufixo Message-ID personalizado, então o KMail irá gerar automaticamente o Message-Id completo. Se você não souber o que é isto, não assinale esta opção.
A lista Definir os cabeçalhos de MIME personalizados define os cabeçalhos que o KMail irá usar para as mensagens enviadas. Você poderá inventar campos novos ou sobrepor os existentes. Esta funcionalidade só é útil para os usuários avançados.
Se você tiver de enviar anexos com nomes de arquivos que tenham caracteres não-ingleses para usuários do Microsoft® Outlook ou do Microsoft® Outlook Express, então você deverá assinalar a opção Nomes de anexos compatíveis com o Outlook. O KMail irá então codificar os nomes dos anexos fora do padrão, mas que possa ser compreendido pelo Microsoft® Outlook.
Lembre-se que o KMail irá criar mensagens incompatíveis com o padrão, como tal é possível que as suas mensagens não sejam compreendidas pelos clientes de e-mail compatíveis com o padrão. Como tal, a menos que você não tenha outra escolha, você não deverá ativar esta opção.
Assinale a opção Ativar a detecção dos anexos faltando se quiser que o KMail o avise quando estiver prestes a enviar uma mensagem sem anexos, ainda que o texto da mensagem contenha certas palavras que indiquem que você deseja incluir um anexo. A lista de palavras-chave pode ser modificada.
Para ativar a funcionalidade, assinale a opção Ativar autocorreção. Na lista, escolha o idioma que deseja usar. Você pode importar as configurações do LibreOffice ou de outra instalação do KMail selecionando a opção apropriada na lista Importar. Se precisar salvar suas configurações para outra instalação ou aplicativo, selecione o botão .
Opções de autocorreção
- Autocorreção simples
Permite-lhe configurar o KMail para corrigir automaticamente várias correções simples. Assinale a opção de autocorreção que deseja ativar.
- Aspas personalizadas
Você pode substituir as aspas simples ou duplas por aspas tipográficas se assinalar a opção apropriada. Também poderá adicionar espaços inquebráveis antes de sinais de pontuação específicos nos textos em francês, selecionando a opção apropriada.
- Autocorreção avançada
Você pode introduzir a substituição automática de palavras personalizada, assinalando esta opção. Para indicar um texto personalizado a ser substituído automaticamente, informe a palavra a ser substituída no campo Localizar e a palavra de substituição no campo Substituir e então clique no botão . Para remover um texto de substituição personalizado, selecione o texto e clique em .
- Exceções
Permite-lhe definir as excepções que deseja que o KMail ignore suas seleções de autocorreção no fim das frases e quando encontrar duas letras maiúsculas. Indique a exceção e clique no botão . Para remover a exceção, selecione o texto e clique no botão .
Assim que tiver feito todas as suas seleções de autocorreção, clique no botão .
Em algumas circunstâncias, você precisa que o KMail redimensione automaticamente os anexos de imagem ao enviar e-mails, por exemplo, devido aos limites impostos pelo servidor de e-mail. Para fazer isso, selecione a opção Redimensionar as imagens automaticamente. Existem várias opções de configuração para esta funcionalidade.
- Geral
Algumas opções gerais para redimensionamento automático de imagens são as seguintes: Se precisar que suas imagens mantenham as proporções de tamanho intactas, com por exemplo, em fotografias, selecione Manter proporções. O comportamento padrão é o KMail perguntar-lhe se deseja redimensionar antes de efetuar a operação. Caso queira que ele as redimensione sem perguntar, desmarque a opção Perguntar antes de redimensionar. O KMail irá salvar o arquivo em JPG, mas se preferir que ele grave as imagens no formato PNG, selecione-o na lista Gravar no formato.
- Imagem
Imagine que você tem um parente que só pode receber arquivos de imagem com um determinado tamanho, devido aos limites do provedor de e-mail dele. Você pode usar a opção Reduzir a imagem para a dimensão máxima: para selecionar um tamanho para o qual as imagens devem ser reduzidas e indicar o endereço de e-mail dele nos filtros da aba Destinatários. A aba de destinatários é explicada com mais detalhes no fim desta seção. Se precisar um tamanho personalizado, escolha a última opção Personalizado com os campos de largura e altura, indicando o número no campo de texto. Poderá também ampliar as imagens se selecionar a opção Aumentar a imagem para a dimensão mínima. A última opção permite-lhe ignorar as imagens com determinado tamanho de arquivo (isto irá verificar o tamanho da imagem apenas pela largura x altura).
- Nome do arquivo
- Filtro da origem
Se quiser que o redimensionamento seja feito com base no nome do arquivo, você deve selecionar aqui o filtro apropriado. por exemplo, se você precisar enviar diariamente ao seu chefe várias imagens e ele querer que elas tenham todas o mesmo tamanho. Você pode dar um nome semelhante a todas as suas imagens de trabalho (trabalho1, trabalho2, trabalho3, etc.), selecionando a opção Incluir todos os arquivos cujos nomes contenham um dos padrões e informar "trabalho" no campo Padrão:. Poderá também excluir arquivos da mesma forma, selecionando a opção Excluir todos os arquivos cujos nomes contenham um dos padrões. O comportamento padrão é sem filtragem.
- Formato da imagem
Selecione Redimensionar todas as imagens com um destes formatos para definir um formato específico para redimensionar a imagem.
Quando esta opção estiver ativa, você precisa selecionar o botão e indicar um formato na caixa de diálogo.
- Redimensionar nome do arquivo
Selecione Renomear as imagens com o seguinte padrão se quiser que as suas imagens redimensionadas sejam renomeadas de acordo com o padrão indicado no campo de texto. Você pode usar:
%t para a hora atual %d para a data atual %n para o nome do arquivo original %e para a extensão original %x para a nova extensão
- Destinatários
Esta aba você poderá definir destinatários que precisam ter as imagens redimensionadas: por exemplo, avo@familia.net; chefe@trabalho.com. Você precisa decidir se precisa de várias ou apenas uma e indicar os endereços de e-mail no campo de texto, usando “;” como separador quando tiver vários. Também poderá indicar se não quiser que as imagens de certos destinatários sejam redimensionadas. Por padrão, não há filtragem.
- Usar editor externo em vez do compositor
Esta seleção permite-lhe usar um editor diferente. Lembre-se de que a janela do Compositor ainda irá abrir e o editor externo abrirá no topo da janela do Compositor. Quando terminar, salve o texto e saia do editor. O texto irá então aparecer na janela do compositor, para que possa enviá-lo. Observe que o seu editor pode não retornar imediatamente e você pode ter que usar, por exemplo,
gvimpara o gvim.-f%f