No caso de uma migração do KMail 1 para o KMail 2 falhar, ou se você tiver problemas esquisitos logo após, é possível tentar fazer uma importação limpa dos seus dados, em vez de migrar a configuração existente. Lembre-se de que isso necessita de mais configurações manuais, então, somente faça isso se realmente estiver confiante com a configuração das suas contas do KMail, porque isto pode gerar uma enorme quantidade de tráfego de rede para os recursos IMAP.
Pare o Akonadi e os aplicativos relacionados
saia do KMail/Kontact/KOrganizer, e execute este comando:
akonadictl stopCertifique-se de que nenhum processo do Akonadi ou do MySQL esteja em execução:
ps ux | grep mysqlps ux | grep akonadiOs comandos não deverão mostrar nada além do processo grep em si.
Remova o banco de dados antigo e a configuração do Akonadi
Exclua as seguintes pastas
~/.local/share/akonadi~/.config/akonadi
Exclua também os arquivos que começam por akonadi da pasta
~/.kde4/share/configReinicie o servidor do Akonadi
akonadictl startAdicione as contas novamente
Agora é momento de adicionar novamente a sua conta. Você pode usar o KMail (Kontact) para isto, ou então pode usar a ferramenta akonadiconsole.
No KMail: → → e use o Adicionar.
Se usar o IMAP, adicione um novo . Se quiser o modo desconectado (para que possa ler os e-mails sem estar conectado), ative-o na aba Avançado. Certifique-se de verificar se você está inscrito em todas as suas pastas importantes.
Você já pode ver um recurso de Pasta local. Este aponta para uma pasta maildir local. É possível modificar isto para apontar para as suas pastas existentes ou poderá adicionar um novo recurso para os e-mails locais.
Ao adicionar um recurso de maildir, você pode selecionar entre Pasta de correio do KMail ou Maildir. A menos que tenha uma pasta contendo ambos tipos de pasta (maildir e mbox), você deve selecionar Maildir. Para arquivos mbox independentes, como os existentes em
/var/spool/mail, você pode configurar uma nova pasta MBox.Adicione também as contas POP3. Se possuir várias pastas locais configuradas, selecione na aba Avançado a pasta de destino para onde as novas mensagens serão colocadas.
Para todas as contas, configurar o intervalo de verificação de mensagens. Para as pastas locais, desative o intervalo de verificação e também desative a opção Incluir nas verificações manuais de e-mails nas Opções de recuperação.
Adicionar as contas de envio (SMTP).
Corrigir seus filtros, identidades e pastas favoritas
Se você tiver filtragem no lado cliente (comum com mensagens POP3), vá para → e corrija a pasta de destino para os filtros. Elas provavelmente estarão erradas. Caso contrário, as mensagens irão para pastas que você não espera.
O filtro de spam (pelo menos na versão 4.7.3 e anteriores) não funciona como esperado e a regra criada pelo assistente não envia o spam para a pasta que você definiu.
A correção para isto é alterar os filtros “spam” e o “spam unsure” (se o seu filtro de spam tiver suporte) para que ao invés de procurarem nos campos de status do cabeçalho por
X-Spam-Statusprocurem por X-seu filtro de spam-Classification: “SPAM or unsure”. Procure nos filtros que o assistente cria e copie a parte “contém”. Exemplo para o Spambayes: “X-Spambayes-Classification: spam” and “X-Spambayes-Classification: unsure”.Você também precisa verificar as configurações de identidade para definir as pastas para mensagens enviadas, rascunhos e modelos corretamente. Para fazer isto, vá para → → , modifique a identidade, vá para a aba Avançado e modifique as configurações de pasta mencionadas acima.
Verifique também se suas Pastas favoritas são as que você escolheu anteriormente.
Inicie uma verificação de correio
Inicie uma verificação em suas contas. Sugere-se fazer isto conta à conta.
Primeiro tente com o IMAP, se você tiver.
A seguir, verifique (importe) suas mensagens locais. Uma solução é realizar uma verificação completa em → e selecione a conta local. Outra solução é clicar as pastas uma a uma, o que deve iniciar a verificação para aquela pasta (alternativamente, clique com o botão direito na pasta e selecione Atualizar a pasta).
A importação inicial pode ser lenta e pode usar muita memória, especialmente se você possuir pastas com uma grande quantidade de mensagens. Neste caso, a verificação por pasta é preferível. Se a verificação (completa ou pasta a pasta) tenha terminado e o uso de memória permanece alto, você pode iniciar o servidor Akonadi — como mostrado acima — ou apenas o agente de correio, se você usar o
akonadiconsole. Não se preocupe, este uso grande de memória é somente para a importação inicial.Inicie a verificação de correio nos recursos POP3.
Esperamos que após estes passos você tenha uma experiência muito melhor com o KMail.