Capítulo 4. Importação de Código e Geração de Código

O Umbrello UML Modeller é uma ferramenta de modelagem UML, e como tal seu principal propósito é auxiliá-lo na análise e desenho de seus sistemas. No entanto, para fazer a transição entre seu desenho e sua implementação, o Umbrello UML Modeller permite gerar código-fonte numa linguagem de programação que você conheça. Se você quiser iniciar o uso do UML num projeto em C++ já iniciado, o Umbrello UML Modeller pode auxiliá-lo a criar um modelo de seu sistema a partir do código-fonte analisando seu código e importando as classes encontradas nele.

Geração de Código

O Umbrello UML Modeller pode gerar código-fonte a partir de várias linguagens de programação baseadas no seu Modelo UML para auxiliá-lo no início com a implementação do seu projeto. O código gerado consiste de declarações de classe, com seus métodos e atributos de modo que você possa preencher as lacunas fornecendo a funcionalidade das suas operações de classes.

O Umbrello UML Modeller 2 vem com suporte à geração de código para ActionScript, Ada, C++, C#, D, IDL, Java™, JavaScript, MySQL e Pascal.

Gerando Código

Para gerar código como o Umbrello UML Modeller, você primeiro precisa criar ou carregar um Modelo contendo pelo menos uma classe. Quando você estiver pronto para iniciar a escrita de algum código, selecione a entrada do Assistente de Geração de Código no menu Código para iniciar um Assistente que o guiará através do processo de geração de código.

O primeiro passo é selecionar as classes para quais você deseja gerar código fonte. Por padrão todas as classes de seu modelo serão selecionadas, e você pode remover as que não deseja que seja gerado código movendo-as para o lado esquerdo da lista.

O próximo passo do assistente lhe permite modificar os parâmetros que o Gerador de Código usa ao escrever seu código. As seguintes opções estão disponíveis:

Opções para a Geração de Código no Umbrello UML Modeller

Opções para a Geração de Código no Umbrello UML Modeller

Opções Gerais

Detalhes dos comentários

A opção Escrever cometários da documentação se vazios instrui o Gerador de Código a escrever comentários no estilo /** blah */ sempre que o bloco de comentários estiver vazio. Se você adicionar documentação a sua classe, métodos ou atributos em seu Modelo, o Gerador de Código escreverá estes comentários como documentação Doxygen a menos que você configure algo aqui, mas se você selecionar esta opção o Umbrello UML Modeller escreverá blocos de comentários para todas as classes, métodos e atributos se não houver nenhuma documentação no Modelo, caso contrário você deverá documentar suas classes posteriormente diretamente no código-fonte.

Escrever comentários para seções se seção estiver vazia faz com que o Umbrello UML Modeller escreva comentários no código-fonte para delimitar as diferentes seções de uma classe. Por exemplo métodos públicos ou Atributos antes das seções correspondentes. Se você selecionar esta opção o Umbrello UML Modeller escreverá comentários para todas as seções da classe se a seção estiver vazia. Por exemplo, ele escreverá um comentário métodos protegidos se existem métodos não protegidos em sua classe.

Pastas

Gravar todos os arquivos gerados para pasta. Aqui você pode selecionar a pasta onde deseja que o Umbrello UML Modeller coloque os fontes gerados.

A opção Incluir arquivos de cabeçalho da pasta permite-lhe inserir um cabeçalho no início de cada arquivo gerado. Arquivos de cabeçalho podem conter informações de direito de cópia ou licença e conter variáveis que serão avaliados no momento da geração. Você pode dar uma olhada nos arquivos modelos de cabeçalho fornecidos com o Umbrello UML Modeller para ver como usar estas variáveis para substituir seu nome ou a data atual no momento da geração.

Política de Sobrescrever

Esta opção diz ao Umbrello UML Modeller o que fazer se o arquivo que está sendo criado já existe na pasta destino. O Umbrello UML Modeller não pode modificar arquivos fonte existentes, logo você deve escolher entre sobrescrever o arquivo existente, pular a geração do arquivo em particular ou deixar o Umbrello UML Modeller escolher um nome de arquivo diferente. Se você escolher a opção de usar um nome diferente, o Umbrello UML Modeller adicionará um sufixo ao nome do arquivo.

Linguagem

O Umbrello UML Modeller irá gerar por padrão código na linguagem que você tiver selecionado como Linguagem Ativa, mas com o Assistente de Geração de Código você tem a opção de mudar isto para outra linguagem.

Geração do Assistente de Geração

O terceiro e último passo do assistente mostra o estado do processo de Geração de Código. Você precisa somente clicar no botão Gerar para ter suas classes escritas para você.

Observe que as Opções que você selecionou durante o assistente de Geração de Código são válidas somente para a geração atual. Na próxima vez que executar o Assistente você precisará re-selecionar todas as opções (sua pasta de cabeçalhos, política de sobrescrever, e assim por diante). Você pode configurar os padrões usados pelo Umbrello UML Modeller na seção Geração de Código das configurações do Umbrello UML Modeller disponível em ConfiguraçõesConfigurar o Umbrello UML Modeller...

Se você tiver configurado suas opções de Geração de Código para as configurações corretas e desejar gerar algum código da mesma maneira sem passar pelo assistente, você pode selecionar a entrada Gerar Todo Código no menu Código. Isto irá gerar código para todas as classes em seu Modelo usando suas configurações atuais (incluindo Pasta de Saída e Política de Sobrescrever, logo use com cuidado).