Capítulo 2. Uso

Uso geral

O principal caso de uso do Kronometer é, obviamente, a interação com o temporizador. Você pode iniciar/pausar/continuar o temporizador, clicando nas ações adequadas da barra de ferramentas ou no menu do Kronometer.

Ainda mais simples, você poderá usar o teclado em vez do mouse: poderá iniciar o temporizador com a tecla Espaço e também poderá também pausar o temporizador com o Espaço. Poderá encontrar esse comportamento em vários aplicativos para reprodução de mídias.

Ao pressionar a tecla Enter enquanto o cronômetro estiver em execução, esse tempo em particular será guardado e será criado um novo tempo de volta. Esses tempos ficarão visíveis na tabela à esquerda do aplicativo e podem ser ordenados clicando no cabeçalho da coluna Tempo da volta. Você também poderá adicionar uma anotação personalizada para cada volta, com um clique duplo nas células dentro da coluna Nota.

A barra de menus (oculta por padrão) fornece acesso a todos os comandos e opções de configuração. A barra de menus pode ser ativada/desativada com Mostrar barra de menu (Ctrl+M) a partir do menu Configurações ou do botão do menu na barra de ferramentas.

Salvar e restaurar sessões

Quando pausar um cronômetro em execução, irá criar uma sessão: um tempo do cronômetro e zero ou mais tempos de voltas. Poderá salvar uma sessão e recuperá-la mais tarde.

Salvar uma sessão

Pause um cronômetro em execução e, então, clique no botão Salvar como no menu Arquivo. Você pode escolher um nome para a sessão que esta salvando.

Restaurar uma sessão

Clique no botão Abrir na barra de ferramentas ou no menu Arquivo. Depois escolha uma sessão existente a ser carregada a partir da caixa de diálogo de sessões.

Atualizar uma sessão

Quando a sessão for restaurada, você poderá retomar o cronômetro e gravar novos tempos de voltas. Se quiser salvar a sessão atualizada, poderá simplesmente clicar no botão Salvar do menu Arquivo.

Editar uma sessão

Clique no botão Abrir na barra de ferramentas ou no menu Arquivo. Se escolher uma sessão existente a partir da caixa de diálogo de sessões, você poderá:

  • Renomear a sessão, com um clique duplo sobre o seu nome.

  • Excluir a sessão, pressionando a tecla Del.

  • Adicionar uma nota à sessão ou editá-la.