Capítulo 5. Reconhecimento de Caracteres

Tal como foi referido, o gocr precisa estar instalado. Digitalize uma previsão do seu documento em tons de cinza ou a cores. Você só poderá digitalizar no formato binário se tiver uma folha totalmente branca com uma impressão em preto puro. Em seguida, selecione o texto a ser reconhecido na janela de previsão. Finalmente, faça a sua digitalização final no modo binário com a opção Digitalizar.

Agora, clique no segundo ícone na barra de ferramentas, na opção OCR da seleção..., ou selecione este item no menu Digitalizar. Para a sua primeira tentativa, não altere a configuração padrão mostrada na janela de OCR que aparece. Estas são normalmente apropriadas e correspondem à maioria das necessidades. Depois clique em Iniciar OCR. Você verá agora uma janela que contém os resultados do OCR. A qualidade depende em grande medida do conteúdo do documento.

Depois de o reconhecimento de caracteres terminar, inicie uma verificação ortográfica do material reconhecido. Você poderá editar o conteúdo na janela OCR e exportá-lo como texto simples.

Depois da digitalização final, marque uma seleção na área da imagem à direita para carregar apenas uma parte do texto ou da imagem no OCR. Em seguida, na barra de ferramentas, clique no ícone ou clique na opção OCR da seleção do menu. A partir daqui, prossiga como foi descrito na seção anterior.