Atalhos da Web

Krishna Tateneni

Yves Arrouye

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Frameworks 5.29 (10/11/2016)

Atalhos da Web

Introdução

O Konqueror oferece algumas características para melhorar a sua navegação. Uma das características deste tipo são os Atalhos da Web.

Você já pode ter ouvido falar que o KDE é muito amigável em relação à Internet. Por exemplo, você pode clicar no item Executar no menu K ou pressionar as teclas de atalho (Alt+F2 ou Alt+Espaço, a menos que você tenha modificado estas teclas) e digitar uma URI. [1]

Atalhos da Web, por outro lado, permitem que você use novos pseudo-esquemas de URL, ou atalhos, que basicamente deixam que você crie parâmetros para URIs comumente usadas. Por exemplo, se você gosta do mecanismo de busca do Google, você pode configurar o KDE de modo que um pseudo-esquema de URL, como gg, irá executar uma busca no Google. Deste modo, digitando gg: minha busca irá procurar minha busca no Google.

Nota

Você pode ver porque estes esquemas são chamados de pseudo-esquemas de URL. Eles são usados de modo parecido ao da URL, mas a entrada não é propriamente uma URL codificada, pois você digita google:aplicativos kde, e não google:aplicativos+kde.

Você pode usar os atalhos da Web nos mesmos locais que usaria um URI. Os atalhos para vários mecanismos de busca já devem estar configurados em seu sistema, mas você pode adicionar novos atalhos, ou ainda modificar ou excluir entradas existentes neste módulo.

Atalhos da Web

Os nomes descritivos dos atalhos definidos são mostrados na caixa de listagem. Como em outras listas no KDE, você pode clicar no cabeçalho de uma das colunas para alternar a ordenação (ascendente/descendente), bem como redimensionar as colunas.

No fundo da lista, a opção Ativar os atalhos da Web deverá estar assinalada para ativar esta funcionalidade. Use os botões à direita para criar, modificar ou apagar os atalhos.

Se a opção Usar apenas os atalhos preferidos estiver selecionada, somente atalhos Web marcados como preferidos na terceira coluna da lista são usados nos locais onde somente poucos atalhos selecionados podem ser mostrados ao mesmo tempo.

Abaixo da lista, você irá encontrar duas opções adicionais:

Atalhos padrão da Web

Selecione o motor de busca a usar nos campos de texto que fornecem serviços de pesquisa, quando você inserir palavras e frases normais em vez de um URL. Para desativar esta funcionalidade, selecione Nenhum na lista.

Separador de palavras-chave

Escolha o separador que divide as palavras-chave e a frase ou palavra a procurar.

Com um clique duplo em um item específico da lista de mecanismos de busca ou com um clique no botão Alterar, os detalhes para aquele item serão mostrados em uma nova janela. Além disso, para o nome descritivo do item você também pode ver o URI que é usado, bem como os atalhos associados, que podem ser digitados em qualquer lugar no KDE (no local onde uma URI é esperada). Um mecanismo de busca pode ter múltiplos atalhos, separados por vírgulas.

As caixas de texto são usadas não somente para exibir a informação sobre um item da lista de atalhos, mas também para modificar ou adicionar novos itens.

Você pode modificar o conteúdo da caixa de texto URL do atalho ou da caixa de texto Atalhos. Clique em OK para salvar suas modificações ou em Cancelar para sair do janela sem modificações.

Se você examinar o conteúdo da caixa de texto URL de atalho, verá que a maioria, se não todas as entradas, possuem um \{@} contido nelas. Esta sequência de quatro caracteres age como um parâmetro, que diz que elas são substituídas pelo que você digitar depois do caractere de dois pontos, que está entre um atalho e seu parâmetro. Para adicionar este espaço de consulta para uma URL de atalho, clique no botão à direita do campo de texto. Vamos considerar alguns exemplos para esclarecer o uso de atalhos da Web.

Suponha que o URI é http://www.google.com/search?q=\{@}, e gg é o atalho para este URI. Então, digitar gg:alpha, equivale a digitar http://www.google.com/search?q=alpha. Você poderia digitar qualquer coisa depois do caractere :; o que você digitar simplesmente é substituído pelos caracteres \{@} e depois convertido para o conjunto de caracteres apropriado para o provedor de busca, e então, a URL é codificada corretamente. Somente a parte \{@} da busca do URI é tocada; o resto dos caracteres, supõe-se, já estão codificados como URL corretamente, e são deixados como estão.

Você também pode ter atalhos sem parâmetros. Suponha que a URI foi file:/home/me/mydocs/calligra/words e o atalho foi mywords. Então, digitar mywords: é o mesmo que digitar a URI completo. Note que não existe nada depois dos dois pontos quando se digita o atalho, mas os dois pontos ainda são necessários, a fim de que o atalho seja reconhecido.

A esta hora, você já deve ter compreendido que mesmo que estes atalhos sejam chamados de Atalhos da Web, eles realmente são atalhos de URIs, criados, que podem apontar não somente para sites Web como para mecanismos de busca, mas também para quaisquer outras coisas que possam ser apontadas por um URI. Atalhos da Web são características de navegação muito poderosas no KDE.



[1] URI - Identificador Uniforme do Recurso (Uniform Resource Identifier): um modo padronizado de se referir a recursos tais como seu computador, um endereço Web, um endereço de e-mail, etc....