Compartilhamentos Windows

Mike McBride

Jost Schenck

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Frameworks 5.29 (10/11/2016)

Compartilhamentos Windows

Introdução

Em muitas redes locais pequenas, o protocolo SMB é usado para oferecer serviços de rede. Nomes como Rede Windows®, Rede Windows® for Workgroups ou LanManager são frequentemente usados. Usando o SMB, você pode acessar os chamados compartilhamentos ou volumes (isto é, pastas disponibilizadas pelo servidor), bem como impressoras.

O KDE vem com suporte para o protocolo SMB embutido. Como o KDE é transparente à rede, significa que você pode acessar os volumes SMB de qualquer lugar que você possa acessar os seus arquivos locais, como, por exemplo, o gerenciador de arquivos do Konqueror e no diálogo de arquivo. Para fazer uso disto, você deve fornecer ao KDE informações sobre sua rede SMB. Não se preocupe pois isto é normalmente muito simples, uma vez que todos os clientes Windows em sua rede precisam da mesma informação.

Nota

Para o protocolo SMB funcionar é necessário ter o Samba instalado corretamente.

Uso

Embora existam muitas redes SMB inseguras que permitam acesso por qualquer um, a princípio você deve autenticar-se para acessar os serviços do servidor SMB. Por padrão, o KDE usará os dados digitados nos campos Usuário padrão e Senha padrão para autenticar-se em máquinas SMB. Se você deixar o campo Usuário padrão vazio, o KDE tentará acessar as máquinas SMB sem um nome de usuário, e se você deixar o campo de senha vazio, ele tentará acessar sem senha. Se o KDE não tiver sucesso ao acessar a máquina usando estas configurações, será pedido a você um nome de usuário e uma senha.

Importante

Se o KDE armazenar a senha do SMB torna as coisas mais confortáveis, isto pode se tornar também um problema de segurança. Se você estiver usando o SMB em um ambiente inseguro, você não deve armazenar sua senha aqui e, ao invés disso, deve digitá-la toda vez que precisar acessar uma máquina com SMB.