Versões e certificados SSL

Subhashish Pradhan

T.C. Hollingsworth

Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão Frameworks 5.9 (09/04/2015)

Introdução

O KDE fornece uma lista com todos os certificados X.509 usados pelo sistema. Eles podem ser acessados a partir do módulo de Preferências do SSL nas Configurações do Sistema.

Este módulo fornece uma listagem categorizada de todas as versões e certificados SSL. Você pode ver os detalhes de cada um dos certificados, assim como adicioná-los, excluí-los, desativá-los ou ativá-los.

Os certificados estão classificados como Certificados do sistema e Certificados do usuário. Os Certificados do sistema são, por sua vez, agrupados pela organização que os emitiu.

O módulo de versões e certificados SSL

Exibir os detalhes de um certificado

Selecione um certificado de uma organização apresentada e clique em Exibir..., abaixo da lista, para ver os detalhes do certificado.

A janela de detalhes do certificado.

Habilitar ou desabilitar um certificado

Primeiro, selecione um certificado listado abaixo de uma organização. Depois, clique no botão Habilitar, para habilitar o certificado ou no botão Desabilitar para desabilitar um certificado previamente ativado.

Alternativamente, você pode habilitar ou desabilitar um certificado, selecionando ou desmarcando a caixa de opção antes do certificado.

Dica

Você pode habilitar ou desabilitar vários certificados selecionando-os enquanto pressiona a tecla Ctrl e depois clicando nos botões Habilitar ou Desabilitar abaixo da lista.

Adicionando um certificado

Primeiro, clique no botão Adicionar... abaixo da lista de certificados. Será aberta a janela de seleção de arquivos, que lhe permite localizar onde estão armazenados os arquivos de certificados. Depois de localizar o arquivo do certificado, selecione-o e clique no botão Abrir para adicioná-lo.

Nota

Os certificados devem estar em um dos seguintes formatos: DER, PEM ou certificados X.509 codificados pelo Netscape®.

Removendo um certificado

Selecione o certificado apresentado que você deseja remover e clique no botão Remover para removê-lo.

Importante

Os certificados do sistema não podem ser removidos.

Agradecimentos e reconhecimento

Agradecimentos ao participante do Google Code-In 2011, Subhashish Pradhan, por escrever este artigo.