Capítulo 2. Introdução

Sobre o KBibTeX

O KBibTeX é um ambiente integrado para criação e editação de bibliografias no formato do BibTEX. O KBibTeX lhe fornece a capacidade de usar todas as funcionalidades do BibTEX em uma interface gráfica, dando-lhe acesso fácil, imediato e personalizado às bibliografias locais e online com a capacidade de completação dos itens, a compilação, a previsão e a pesquisa.

Sobre o BibTEX

BibTEX é um programa e um formato de arquivo projetado por Oren Patashnik e Leslie Lamport em 1985, para o sistema de preparação de documentos em LATEX [Lamport86].

Como o formato é totalmente baseado em caracteres, ele pode ser usado em qualquer programa (ainda que o conjunto de caracteres para acentos é o do TEX). Ele é baseado em campos (tag) e o programa BibTEX irá ignorar os campos desconhecidos, mas tem a possibilidade de expansão. É provavelmente o formato mais comum para bibliografias encontrado na Internet.

O programa BibTEX usa arquivos de estilo, uma lista de citações do LATEX e um banco de dados do BibTEX para criar um arquivo em LATEX relacionando as referências citadas. A ideia dos arquivos de estilo é que a cópia final em qualquer formato específico de jornal possa ser feita automaticamente.

Um exemplo de item do banco de dados do BibTEX:

@article{PAM_doi:10.1007/BF00048294,
        author = {Streitenberger, P. and Knott, John F.},
        doi = {10.1007/BF00048294},
        issn = {1573-2673},
        journal = {{International Journal of Fracture}},
        number = {3},
        pages = {R49},
        publisher = {Springer},
        title = {{The calculation of crack opening area and crack opening volume from stress intensity factors}},
        url = {https://dx.doi.org/10.1007/BF00048294},
        volume = {76},
        x-fetchedfrom = {SpringerLink},
        year = {1995}
}

O KBibTeX e os editores de LATEX

O código em LATEX pode ser editado com uma grande variedade de ferramentas, desde editores de texto simples e minimalistas, até editores visuais poderosos. Para uma comparação dos editores de LATEX, consulte esta página.

O KBibTeX oferece integração com o Kile e o LyX, ainda que possa ser usado com sucesso em qualquer tipo de editor de LATEX.