Capítulo 2. Usando o Choqok

Começando

Na janela principal do Choqok existem algumas linhas do tempo que lhe permitem ver o que seus amigos publicam, as respostas para eles e as mensagens diretas enviadas e recebidas dos amigos. Você também poderá publicar uma mensagem nova.

Tudo isto estará disponível quando configurar pelo menos uma conta no Choqok.

Janela principal do Choqok

Você tem uma aba por conta. Na imagem você pode ver uma aba com o apelido Pump.io e outra com o apelido twitter.

No topo da aba você pode enviar uma mensagem direta para alguém inscrito na sua conta. Você pode enviar mensagens diretas para os outros usuários do mesmo serviço, desde que ambos estejam inscritos um ao outro. Se desmarcar a opção Mensagem direta para, a sua mensagem será publicada e todos os seus amigos irão lê-la. Se marcá-la, você poderá então escolher um nome da lista, para que a mensagem privada seja enviada apenas para essa pessoa.

O campo de texto permite-lhe publicar a sua mensagem, que deverá ter até 140 caracteres. O número de caracteres que falta é apresentado em verde, no canto inferior direito do campo de texto. A cor muda para laranja quando atingir um limite de 30 caracteres e para vermelho quando chegar a zero. Se a sua mensagem ultrapassar os 140 caracteres, será questionado se deseja publicá-la mesmo assim. Se concordar, serão publicados apenas os primeiros 140 caracteres.

A aba Início mostra a linha do tempo, que consiste em todas as mensagens que você e seus amigos escreveram. Uma mensagem no Pump.io chama-se postagem, enquanto no Twitter é chamada de tweet.

A aba Respostas exibe as mensagens que foram respondidas para você.

Todas as mensagens privadas que enviar serão exibidas na aba Caixa de saída, enquanto as recebidas serão mostradas na aba Caixa de entrada.