Capítulo 3. Referência de Comandos

A janela principal do Trojitá

O Menu IMAP

IMAPCompor uma Mensagem...

Abre uma nova mensagem para a editar

IMAPEliminar a Caixa de Correio (Ctrl+E)

Remove do servidor todas as mensagens já marcadas para remoção na pasta de correio seleccionada.

Acesso à RedeDesligado

Se estiver seleccionado, o Trojitá não irá buscar nenhuns dados (mensagens) novos do seu servidor e tentará limitar-se às mensagens que transferiu anteriormente (ele permitirá à mesma a composição de mensagens novas, mesmo que não as consiga enviar).

Acesso à RedeLigação Dispendiosa

Use isto se estiver a usar o Trojitá num telemóvel ou noutro dispositivo, sempre que seja importar reduzir o tráfego de rede e ser eficiente.

Acesso à RedeAcesso Livre

Use isto se estiver num computador pessoal com acesso ilimitado à Internet em banda larga. Isto permite ao Trojitá pré-carregar os dados de forma mais agressiva. Isto é, em vez de obter apenas os cabeçalhos, por exemplo, irá logo em frente e tentará obter também uma cópia local das mensagens.

O Menu Ver

VerDisposição

Escolha Amplo para um visual moderno em três painéis, com a lista de mensagens ao centro e a mensagem em si à direita. Escolha o Compacto para o visual tradicional em três painéis, com a lista de mensagens no topo e a mensagem em si no fundo.

VerMostrar as Mensagens por Tópicos

Seleccione esta opção para mostrar as mensagens agrupadas por tópicos (conversas). Isto é útil para as listas de correio, por exemplo. Isto depende do seu servidor de IMAP suportar uma ou mais extensões voluntárias, dado que o Trojitá teria de efectuar mais trabalho para classificar devidamente as mensagens por tópicos.

VerEsconder as Mensagens Lidas

Escolha esta opção se quiser que apenas as mensagens novas apareçam na lista de mensagens.

VerMostrar Apenas as Pastas Inscritas

A sua caixa de correio poderá ter mais pastas do que as que necessita de facto de vigiar. Seleccione esta opção para limitar as pastas apresentadas apenas àquelas que se inscreveu de facto (isto não apaga as outras pastas, simplesmente esconde-as na lista de pastas).