Localizadores

Os seguimentos permitem-lhe agregar algumas operações em conjunto num grupo, de modo que as possa encontrar mais de perto. Isto poderá ser útil para seguir as despesas nas quais espera um retorno, ou simplesmente saber quanto é que gastou nas suas férias das Bahamas.

Por exemplo, imagine que foi enviado para Itália pela sua empresa. Uma vez lá, você pagou o seu quarto de hotel: no Skrooge, poderá criar uma operação na categoria "Negócios > Viagens > Hotel" e atribuir um seguimento chamado "Viagem de Negócios em Itália". Poderá atribuir este seguimento a todas as despesas profissionais que fizer lá. Aí, se tudo correr bem, a sua companhia pagar-lhe-á de volta por todos estes itens, podendo criar uma operação de receita e afectando-a também ao seguimento "Viagem de Negócios em Itália".

Ao afectar os seguimentos às operações que deverão ser reembolsados, você poderá seguir a finalização do reembolso.

Isto, obviamente, também funciona no outro sentido: se alguém lhe emprestar algum dinheiro, poderá monitorizar quanto ainda terá de reembolsar.

Se fizer duplo-click num seguimento, na área respectiva, irá abrir uma página nova com todas as operações associadas a este seguimento.

Dica

Em alguns casos, gostaria de seguir o reembolso de um pagamento feito, antes de começar a usar o Skrooge. Como fazê-lo, dado que não é possível definir um montante inicial num seguimento?

Poderá criar uma operação dividida com:

  • montante=0 para evitar algum impacto nos relatórios.

  • uma parcela com o montante esperado associada ao seguimento.

  • a outra parcela com o montante oposto, não associada a nenhum seguimento.

Fechar o Seguimento

Quando não necessitar mais do seguimento - por exemplo, porque já foi reembolsado por completo -, podê-lo-á apagar simplesmente. Se o fizer, contudo, irá perder toda a informação introduzida por si, o que poderá ser interessante para referência futura.

Uma solução mais limpa é fechar o seguimento: quando este é fechado, poderá ser facilmente escondido na área de seguimentos, usando a opção dedicada.