Pesquisa & Processamento

Este 'plugin' permite-lhe criar consultas complexas para descobrir as operações, aplicando a nível opcional algumas transformações. Aqui está um caso de uso:

O João obtém alguns dados do seu banco. Esses dados vêm, obviamente, sem qualquer indicação da categoria. De facto, tudo é escrito no campo do comentário. O João gostaria de algum método automático para definir correctamente a categoria e outros atributos, baseando-se para tal no conteúdo do comentário.

Sendo assim, como é que isto funciona? Primeiro, tem de definir um critério de pesquisa, o qual lhe dará uma lista de operações. Depois, defina as transformações a aplicar a essas operações.

Nota

Poderá encontrar um caso de estudo real no apêndice, dando algumas dicas de exercício sobre o caso de uso descrito acima.

Definir os critérios de pesquisa

Aqui poderá definir a consulta para procurar as operações, usando uma combinação de parâmetros. Na imagem acima, poderá encontrar uma tabela com os atributos da operação para o cabeçalho. Ao editar uma linha, poderá criar mais um critério para a pesquisa. Cada coluna é combinada com as outras colunas, usando um "e" lógico :

(coluna1 e coluna2)

Se adicionar ma linha nova, irá criar outro critério, combinado com o primeiro, através de um "ou" lógico:

[linha1] ou [linha2].

Em resumo, a combinação das colunas e linhas poderá ser lida como:

(coluna1 e coluna3) ou (coluna2 e coluna3)

Obviamente, poderá ter tantas linhas e colunas quantas necessitar numa consulta de pesquisa.

Assim que estiver satisfeito com a definição de uma pesquisa, podê-la-á adicionar à lista de critérios de pesquisa existentes ou modificar uma existente.

Ver os resultados da pesquisa

Ao seleccionar uma consulta de pesquisa na área de consultas, é apresentado o número de operações encontradas por baixo da tabela:

Se fizer duplo-click numa linha desta tabela, irá abrir uma lista com todas as operações nesta categoria, numa página nova:

Definir o Processamento

Se necessitar de aplicar algum processamento sobre todas as operações encontradas, seleccione a consulta em questão e active o painel de definição do processamento:

Neste painel, poderá definir as transformações a efectuar sobre as operações. Lembre-se que é impossível, a título intencional, definir o montante ou a data de uma operação neste painel.

Definir o Alarme

Um tipo de utilização especial do 'plugin' de Pesquisa & Processamento é a capacidade de definir alarmes. Um alarme é basicamente o Skrooge a chamar-lhe a atenção para algum tipo de evento, como o atingir do limite do seu orçamento mensal para uma dada categoria.

Para definir um alarme, indique primeiro o critério de pesquisa, usando como base o conjunto de operações para as quais necessita de algum alerta. Por exemplo, todas as operações no mês actual e na categoria "Roupas". Depois, defina o montante para o qual o alerta deverá ser despoletado, por como exemplo 100€, e defina a mensagem de alarme que o Skrooge irá enviar para si, ao atingir esse montante.

Dica

As mensagens de alarme poderão ter parâmetros para o montante total (%1), o montante do alarme (%2) e a diferença (%3).