Obtenção do CDDB

Mike McBride

Jonathan Singer

David White

Desenvolvimento: Bernd Johannes Wuebben
Desenvolvimento: Dirk Forsterling
Desenvolvimento: Dirk Foersterling
Revisão: Lauri Watts
Tradução: José Pires
revisão KDE
4.12 (2013-12-05)

Obtenção do CDDB

A página de Consulta da CDDB está dividida nas páginas Pesquisar e Enviar.

A Página de Pesquisa

A página Procurar

A página Procurar configura as funções do CDDB no KDE.

Poderá seleccionar as opções Activar a pesquisa no MusicBrainz ou Activar a pesquisa no Freedb (por omissão).

A secção do Servidor de Freedb indica qual a réplica do sítio de CDDB que será usada pelo KDE para obter as informações do álbum. Poderá então indicar um nome de servidor, um número de porto e um protocolo, usando os campos de texto e as listas, ou carregar ainda no botão Mostrar a Lista de Réplicas. Se carregar neste botão, irá abrir uma janela nova com uma lista de servidores de CDDB e as suas localizações. Basta seleccionar o servidor que deseja na lista e carregar em OK.

A secção chamada Localizações da 'Cache' permite-lhe determinar onde o KDE grava a informação de CDDB no seu computador. Para adicionar uma pasta, indique a localização da pasta no campo de texto no topo da secção e carregue em Adicionar. Poderá também seleccionar uma pasta, carregando no ícone da pasta azul à direita do campo de texto. Para remover uma pasta, carregue no nome da pasta uma vez com o botão esquerdo do rato e carregue em Remover. Poderá alterar a ordem pela qual as pastas são pesquisadas, carregando no nome da pasta e depois nos botões Subir e Descer.

O botão Ajuda abre esta página do conteúdo da ajuda. O botão Predefinições repõe os valores por omissão de todos os itens desta janela. O botão OK grava as opções actuais e sai; o Aplicar grava as opções actuais sem sair.

A Página de Envio

A página Enviar configura a ligação a um servidor de e-mail para enviar os novos registos de CDDB. Isto é útil se você não tiver o seu próprio sistema como um servidor.

Se planear enviar um item de CDDB, indique o seu endereço de e-mail no primeiro campo de texto; depois é preciso decidir primeiro se deseja enviar via HTTP ou por e-mail (via SMTP).

Dica

É mais simples enviar os itens novos por HTTP. Algumas 'firewalls' bloqueiam este tráfego. Se a sua 'firewall' o impedir de enviar itens novos por HTTP, poderá usar o SMTP.

Tanto pode seleccionar primeiro o HTTP ou o SMTP (E-mail) para determinar o protocolo a usar.

Usar o HTTP para enviar as informações de CDDB

Poderá indicar um nome de servidor ou um número de porto nos campos de texto. Se quiser enviar esta informação para os servidores internacionais, não precisa de alterar nada.

Usar o SMTP (E-mail) para enviar as informações de CDDB

Para preparar o envio de informações por e-mail, indique o seu endereço de e-mail no campo de texto Endereço de resposta:, o seu servidor de e-mail no campo de texto Servidor de SMTP: e seleccione o número do porto na lista Porto:.

Se precisar de usar uma senha para enviar um e-mail para o servidor, assinale a opção O servidor necessita de autenticação e indique o seu utilizador no campo de texto Utilizador.