Capítulo 5. Reconhecimento de Caracteres

Tal como foi referido, o gocr precisa estar instalado. Digitalize uma antevisão do seu documento em tons de cinzento ou a cores. Você só poderá digitalizar no formato binário se tiver uma folha totalmente branca com uma impressão em preto puro. De seguida, seleccione o texto a ser reconhecido na janela de antevisão. Finalmente, faça a sua digitalização final no modo binário com a opção Digitalizar.

Agora, carregue no segundo ícone à esquerda, , no painel do ícone, a opção OCR da Selecção, ou seleccione este item no menu Digitalizar. Para a sua primeira tentativa, não altere a configuração por omissão mostrada na janela de OCR que aparece. Estas são normalmente apropriadas e correspondem à maioria das necessidades. Depois carregue em Iniciar o reconhecimento de caracteres. Irá agora ver uma janela que contém os resultados do OCR. A qualidade depende em grande medida do conteúdo do documento.

Depois de terminar o reconhecimento de caracteres, é iniciada automaticamente uma verificação ortográfica para o material reconhecido. Poderá editar o conteúdo na janela de OCR e exportá-la como texto simples.

Depois da digitalização final, marque uma selecção na área da imagem à direita para correr apenas uma parte do texto ou da imagem no OCR. De seguida, na barra de ferramentas, carregue no ícone ou carregue na opção OCR da Selecção do menu. A partir daqui, prossiga como foi descrito na secção anterior.