Capítulo 4. Gravar

Mais Sobre Gravar Imagens

O método para gravar uma imagem é ligeiramente diferente no Kooka face a muitas outras aplicações. Carregue na página Galeria para abrir um pequeno navegador de ficheiros. Esta é a pasta ~/Documents/KookaGallery Na parte inferior da janela é mostrada a sua subpasta actual da galeria. Aqui é onde todas as imagens digitalizadas serão gravadas em primeiro lugar como ficheiros. Ao iniciar o Kooka pela primeira vez, você só verá a KookaGallery. Crie as subpastas, carregando com o botão direito nesta pasta. A pasta seleccionada, identificada por um fundo azul, é a primeira localização das imagens digitalizadas. As digitalizações são identificadas em ordem numérica crescente, como por exemplo kscan_0001 e kscan_0002.

Para gravar permanentemente uma imagem, carregue com o botão esquerdo no seu nome. De seguida, dê um nome novo e a finalização apropriada para o formato da imagem escolhido enquanto digitaliza. Se você indicar uma extensão diferente, irá obter uma imagem que não corresponde ao formato digitalizado. Ainda que você possa gravar à mesma a imagem com este nome, ela permanecerá no seu formato original. De momento, a conversão na altura não é disponibilizada.

Se você não quiser este método para gerir as suas imagens em ~/.kde/share/apps/KookaGallery/, você pode, obviamente, gravá-las noutro sítio. Para o fazer, carregue com o botão direito no nome da imagem e seleccione Gravar. Escolha qualquer localização na janela que aparece. Para além disso, pode fechar ou apagar permanentemente as imagens aqui.

Para incorporar outras imagens na galeria, use a opção FicheiroImportar a Imagem ou então arrastá-las e largá-las. Abra o gestor de ficheiros na pasta que contém as imagens desejadas. De seguida, adicione-as à galeria do Kooka, arrastando-as e largando-as na galeria.